Em determinadas ocasiões, uma empresa de energia solar pode precisar terceirizar a mão de obra, como quando é necessário delegar tarefas secundárias a outros profissionais, de modo que sua equipe possa focar naquilo que é considerado mais importante.
A terceirização trata-se da contratação de prestadoras de serviço para executar atividades-meio (ou seja, funções que não têm correlação com a sua produção final, mas são necessárias para a empresa) e, mais recentemente, também atividades-fim (a finalidade do negócio em si, ou seja, seu objetivo registrado em seu contrato social).
Como algumas dificuldades podem surgir no meio desse processo de terceirização, selecionamos 5 dicas importantes para que você possa aproveitar todos os benefícios que esse tipo de contratação oferece. Confira a seguir.
1 – Escolha a empresa ou prestador de serviços com cuidado
Uma das dicas mais valiosas para quem deseja fazer um bom controle da mão de obra terceirizada e evitar maiores preocupações é escolher o prestador de serviços (ou a empresa especializada) com cautela e critério.
Isso é fundamental para assegurar que todas as obrigações sejam realizadas corretamente e seguindo a qualidade que a sua empresa preza. Uma contratação feita sem respeitar os critérios que você prioriza pode colocar o controle de mão de obra terceirizada a perder.
Portanto, lembre-se de verificar alguns aspectos essenciais.
A empresa tem experiência no mercado? Em que segmentos atua? Quais os clientes que já atendeu? É possível ter acesso à opinião desses clientes de alguma forma? Ela oferece toda a documentação necessária para que a contratação seja regularizada?
Informe-se sobre todos esses detalhes antes de fechar o contrato, para evitar imprevistos, ruídos na comunicação e situações desagradáveis.
2 – Elabore contratos claros para terceirizar a mão de obra
A satisfação com a mão de obra terceirizada e a garantia de ter um serviço de qualidade e que atenda suas expectativas também dependem da elaboração de um bom contrato entre as partes envolvidas.
É no contrato que devem constar as principais regras a respeito da terceirização, com todas as questões objetiva, normativas e legais. Se sua empresa de energia solar deseja garantir uma parceria de sucesso com a prestadora de serviços, elaborar um contrato transparente e assertivo é essencial.
Um contrato de terceirização completo e adequado deve conter:
- Detalhamento de todos os direitos e deveres das partes envolvidas;
- Apontamento sobre o objeto do contrato, com as respectivas funções a serem exercidas pelo funcionário contratado;
- Aplicação de penalidades em caso de descumprimento do contrato por ambas as partes;
- Cláusulas facultativas, como o pagamento de bônus ao funcionário terceirizado em determinados casos;
- Cláusulas que abordem aumento ou adequação nas demandas, e outras variáveis;
- Cláusulas sobre pagamento (forma, prazo etc.).
3 – Acompanhe de perto os colaboradores terceirizados
A maior responsabilidade pela qualidade e cumprimento dos serviços terceirizados é da empresa contratada.
No entanto, também é dever e interesse da sua empresa fiscalizar o cumprimento das obrigações por parte dela, assegurando que seja efetivado o que foi combinado e está previsto no contrato.
Esse acompanhamento também pode envolver a verificação das regularidades das obrigações trabalhistas e previdenciárias.
Verificando de perto se os procedimentos realizados estão de acordo com o contrato e cumpridos corretamente, é possível estabelecer um diálogo mais qualificado e coerente com a empresa prestadora em caso de falha na execução.
4 – Estipule metas e prazos ao terceirizar a mão de obra
Para assegurar o controle de qualidade e a produtividade dos funcionários terceirizados, é importante estabelecer metas e prazos, assim como você provavelmente já está habituado a fazer em relação a membros fixos da sua equipe que trabalha com energia solar.
Sendo assim, ao contratar mão de obra terceirizada, estipule metas e prazos que façam sentido segundo o serviço estipulado.
Isso também ajuda a engajar os profissionais terceirizados em sincronia com as obrigações da empresa, para que de fato abracem o projeto e os valores que ela prega.
Para acompanhar essas metas, pode ser necessário determinar alguns indicadores de terceirização, que são essenciais para controlar o nível de entrega dos prestadores de serviço, avaliar os resultados e discutir ações de melhoria, se necessário.
5 – Preze pela comunicação interna
Priorizar uma comunicação de qualidade entre todos os membros que compõem a empresa (seja internamente ou por meio da terceirização) é essencial para garantir o bom clima organizacional e a produtividade.
O diálogo transparente e eficiente é a base para que os serviços sejam corretamente executados, e o caminho para isso é compartilhar informações, ter as prioridades bem definidas e manter um canal de troca de ideias e sugestões para possibilitar que os processos estejam em constante aprimoramento.
A responsabilidade maior continua sendo, é claro, da empresa prestadora de serviços, e cabe a ela manter um diálogo franco e objetivo com você a respeito da execução do trabalho.
No entanto, o profissional terceirizado acaba, de uma forma ou de outra, fazendo parte do cotidiano de trabalho do seu negócio.
Sendo assim, também é de seu interesse manter a comunicação fluindo da melhor forma por meio de um diálogo direto, até mesmo para poder acompanhar os resultados e escutar suas demandas.
Bônus: Atenção ao que diz a legislação
A legislação a respeito da terceirização da mão de obra sofreu algumas mudanças de alguns anos para cá.
Antes da Lei nº 13.429 de 2017, a terceirização só era permitida para realização de atividades-meio. Por conta disso, as principais prestadoras de serviço até então eram as empresas de serviços de limpeza, segurança ou contabilidade.
Não havia uma legislação no Brasil que fosse específica à mão de obra terceirizada até então. Mas com a aprovação da lei em 2017, terceirizar no Brasil se tornou mais fácil e prático.
A principal mudança está relacionada à exclusividade da terceirização para atividades-meio. Atualmente, é possível contratar uma prestadora de serviços para desempenhar sua atividade-fim. Ou seja, agora a terceirização é permitida para qualquer atividade e em todos os setores.
Outra mudança importante implementada pela nova lei diz respeito ao tempo de trabalho. Os terceirizados somente poderão prestar serviços em condições de trabalho temporário, com tempo máximo de 6 meses, prorrogáveis por mais 90 dias.
Ainda que não exista vínculo empregatício entre a contratante e os colaboradores contratados, é responsabilidade da empresa garantir as condições de segurança, higiene e salubridade, quando o trabalho for realizado em suas dependências ou em local por ela designado.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.