Desvendando indicadores comerciais na energia solar

Acompanhar indicadores comerciais é o melhor caminho para evitar ser pego de surpresa com uma baixa nas vendas do seu negócio

Com o mercado tão competitivo, garantir um bom desempenho comercial está relacionado à capacidade de planejar e executar estratégias assertivas

Com o mercado tão competitivo, garantir um bom desempenho comercial está relacionado à capacidade de planejar e executar estratégias assertivas

O que são indicadores comerciais?

Os indicadores são como pistas ou sinais que medem um aspecto relacionado ao desempenho de uma empresa

mostrando o quanto ela está próxima de atingir os resultados desejados.

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Por meio dos indicadores comerciais, é possível monitorar e avaliar resultados em relação ao que foi previsto e definido como objetivo a ser alcançado.

Ao monitorar os indicadores, você pode observar evidências da evolução e crescimento das vendas

Quais são os principais indicadores comerciais?

Há diversos tipos e opções de indicadores comerciais que você pode escolher monitorar.

Cada negócio possui sua própria realidade e exige o acompanhamento do seu próprio conjunto de indicadores comerciais

O primeiro aspecto a considerar nessa escolha é que os indicadores trabalhados sejam viáveis e fáceis de mensurar.

também é importante que tenham relevância para os objetivos estratégicos traçados pela empresa

Há alguns indicadores que são muito utilizados por equipes de vendas modernas e de alta performance, de diferentes segmentos comerciais.

Indicadores de:

resultado: Volume de Vendas / Faturamento eficiência: Taxa de Conversão em Vendas recorrência: Taxa de Recompra / MRR (Monthly Recurring Revenue);

rentabilidade: Margem / Ticket Médio Outros indicadores importantes: CAC (Custo de Aquisição por Cliente) / Ciclo de Vendas / Upsell, Cross-sell e Itens por Cupom.

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Se tratando da atuação como integrador solar, os principais indicadores a serem observados são a taxa de conversão em vendas e o ticket médio.

Taxa de conversão de vendas

Seu cálculo é realizado de acordo com o nível de gestão ou a compreensão da taxa de conversão de cada empresa.

Algumas empresas medem essa taxa de acordo com a emissão de propostas e vendas efetivadas

enquanto que outras preferem relacionar com um nível de prospecção mais estruturado

Por isso, é preciso monitorar a taxa de conversão levando em conta a estrutura da empresa.

Você provavelmente sabe em que momento do pipeline é mais comum que os interessados em energia solar fiquem mais hesitantes em dar prosseguimento com a contratação do serviço

Uma das maneiras de calcular a taxa de conversão de vendas é em relação aos leads. 

A fórmula para chegar a este indicador é: Taxa de conversão de vendas = (número de vendas / número de leads qualificados) x 100

Ticket Médio

Esse indicador também deve ser considerado em um negócio de energia solar fotovoltaica

O ticket médio serve para avaliar a receita média de vendas de uma empresa. Pode ser feito de maneira mais específica

e assim identificar qual é o perfil de cliente que cada vendedor costuma atender, e com quais obtêm mais sucesso.

O mais indicado é que você monte seu próprio conjunto de indicadores, de acordo com o que considera mais importante monitorar e aperfeiçoar.