A geração solar em telhados, fachadas e terrenos pode deixar a conta de luz mais barata nos próximos anos segundo pesquisas recentes. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar vai trazer uma redução de até 5,6% nas tarifas de luz em dez anos e trará R$86,2 bilhões de investimentos para o setor.
O Brasil recentemente chegou a marca de um milhão de sistemas próprios de energia solar instalados e segundo a vice-presidente da Absolar, Bárbara Rubim, o avanço da energia fotovoltaica já contribuiu com o país durante a crise hídrica vivida no ano passado.
“Quando alguém gera a própria energia, ele ajuda a poupar o reservatório das hidrelétricas. Isso faz com que o país utilize menos termelétricas e, consequentemente, possa gerar menos gastos. O benefício que a geração própria traz nesse quesito e em um cenário de crise hídrica que tivemos nesses dois últimos anos custou efetivamente R$28 bilhões para o país”, comenta Bárbara.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil possui hoje 1.038.544 instalações de geração própria de energia solar, um registro 25,2% maior do que o contabilizado em 2021.
Atualmente, Minas Gerais é o estado brasileiro com a maior potência instalada de sistemas de geração própria de energia em telhados e terrenos. São Paulo e Rio Grande do Sul ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.