Dentro da estratégia de marketing de uma empresa, o posicionamento de mercado é definitivamente um dos principais elementos a serem pensados. Ele está relacionado à forma como os consumidores percebem sua empresa em relação às concorrentes. É devido a um posicionamento estratégico que uma empresa é tida como um referencial pelo público consumidor.
Sendo assim, é esse posicionamento que define como sua empresa vai competir no mercado com os demais negócios voltados para a energia solar. Nesse sentido, é fundamental fazer uma análise de mercado para compreender o cenário no qual você está inserido.
Esse pode ser o seu grande diferencial competitivo, o que justifica a importância de dar uma atenção especial a esse aspecto. Neste artigo, você vai entender como um posicionamento estratégico é fundamental para o crescimento do seu negócio e como você deve desenvolvê-lo na prática. Boa leitura!
O que é posicionamento estratégico?
O posicionamento de uma empresa é a forma como ela se diferencia da concorrência. Ele impacta no desenvolvimento de todas as suas atividades cotidianas, desde a produção de material informativo até o atendimento ao cliente e o pós-venda.
Para implementar um posicionamento estratégico, é preciso escolher determinadas áreas da sua empresa para manter o foco. Você pode escolher, por exemplo, investir no atendimento ao cliente como um diferencial para a sua empresa.
Isso vale a pena porque é muito difícil que uma empresa consiga priorizar diversos aspectos ao mesmo tempo, como preço, prazo, variedade, inovação e também o atendimento.
É provável que todos esses pontos desempenhem um papel importante na atuação da sua empresa de energia solar, mas o posicionamento estratégico diz respeito ao foco principal, ou seja, naquele aspecto que sua empresa tem maior potencial para se destacar.
Garantir um posicionamento da sua empresa no mercado significa buscar meios para se diferenciar da concorrência e ganhar um lugar especial e privilegiado na mente do consumidor. Para entender melhor a importância disso, confira o próximo tópico.
Qual a importância do posicionamento estratégico de mercado?
Ter um posicionamento ajuda as empresas a encontrar um direcionamento para suas estratégias. Sem isso, fica difícil definir ações e processos de forma ordenada, que possam ajudar a alcançar as metas e objetivos estabelecidos.
Afinal, como sua empresa pode evoluir se seus gestores e colaboradores não souberem onde querem chegar?
Vale lembrar que a concorrência no setor de energia solar está cada dia mais intensa, já que essa forma de geração de energia limpa se tornou uma alternativa interessante para diversos tipos de consumidores.
Isso significa que a atenção do consumidor é um recurso valioso a ser conquistado – e um posicionamento estratégico claro e bem definido pode fazer toda a diferença em relação a isso.
Afinal, é por meio dele que sua equipe terá condições de traçar estratégias de comunicação para divulgar os diferenciais da marca e conquistar um processo comercial coerente e consistente, desde o momento em que consegue atrair a atenção do cliente até o pós-venda.
São muitos os benefícios que o posicionamento de mercado pode oferecer. Para começar, a diferenciação que ele garante à empresa, possibilitando que ela se diferencie das demais empresas de energia solar que atuam com o mesmo direcionamento que a sua.
Outra vantagem importante é a segmentação, já que um bom posicionamento de mercado está relacionado com a capacidade de uma empresa de delimitar de maneira assertiva o público que deseja atingir. Isso é importante para garantir que suas soluções de energia solar cheguem aos consumidores certos.
Tem também a questão da construção da marca, já que o posicionamento está relacionado à estratégia de branding, envolvendo todos os pontos de contato entre seus clientes e sua empresa.
Como o posicionamento faz sua empresa se diferenciar da concorrência, ajuda a justificar preços mais elevados. Essa é uma forma de oferecer não apenas produtos e serviços, mas valor agregado e uma experiência de consumo excepcional.
Ao focar nas melhores competências da sua empresa, é possível conquistar mais competitividade e a fidelização dos clientes, o que está diretamente ligado com a capacidade de fazer o público enxergar as vantagens de optar pela sua empresa em vez da concorrência.
Em decorrência disso, esse aspecto também favorece o marketing boca a boca, já que clientes fidelizados ajudam a divulgar sua empresa para outras pessoas que possam estar interessadas em investir em energia solar.
Com tantos benefícios que essa iniciativa pode oferecer, você provavelmente está se perguntando qual a maneira mais prática de implementá-la em seu negócio, não é mesmo? Continue a leitura para descobrir!
Como definir o posicionamento estratégico?
Assim como qualquer outra mudança realizada em sua empresa, o posicionamento estratégico também demanda prioridades, análises e monitoramento. Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a desenvolvê-lo e colocá-lo em prática.
Escolha um único atributo
O primeiro passo para escolher um posicionamento pode ser desafiador, já que é difícil eleger um único aspecto como prioritário. Mas isso é importante para garantir que suas estratégias tenham um norte, ou seja, um direcionamento específico.
Definir um posicionamento claro e de acordo com o que sua empresa é capaz de entregar ao consumidor é o que vai fazer com que ela se destaque no mercado de energia solar.
Nem sempre é possível entregar excelência em todos os aspectos valorizados pelo público, mas sua empresa pode se tornar referência em um deles.
Qual aspecto pode ajudar você a se diferenciar dos concorrentes? Reflita sobre isso para buscar uma resposta. Se muitas outras empresas já se posicionam de determinada forma (como ao oferecer preços mais competitivos, por exemplo), pode ser interessante seguir por outro caminho, como soluções inovadoras, tecnologia de ponta ou profissionais mais capacitados.
Escolha apenas um aspecto e direcione seus recursos para engrandecê-lo e destacá-lo em relação aos demais.
Faça pesquisas de mercado
A análise de mercado está intimamente ligada ao posicionamento estratégico, já que, sem ela, pode ser muito difícil definir o melhor caminho a ser seguido pela sua empresa.
As pesquisas de mercado são excelentes ferramentas na hora de criar um posicionamento. Dê preferência por aquelas com formato qualitativo, que permitem maior aprofundamento e ajudam a entender melhor o que o consumidor pensa.
Em geral, as grandes empresas realizam essas pesquisas com os consumidores mais ávidos em relação ao aspecto que foi definido como prioritário.
Se a ideia é se posicionar como uma empresa que investe nas maiores inovações do mercado de energia solar, vale à pena consultar consumidores que estão sempre antenados às novidades tecnológicas, por exemplo.
Pessoas que correspondam a esse perfil bem definido são as que irão entregar as respostas mais valiosas para sua análise de mercado, ajudando na compreensão do que o consumidor realmente procura e valoriza.
Os resultados da pesquisa podem contribuir com insights valiosos para o posicionamento estratégico da sua empresa, de modo que você consiga criar um posicionamento único e assertivo.
Associe o posicionamento à comunicação da marca
Para finalizar, é hora de conectar o posicionamento que foi definido à comunicação da sua empresa.
Todos os aspectos que dizem respeito a isso devem ser adaptados para comunicar esse posicionamento, desde o slogan e a identidade visual até a cultura da empresa e o discurso que será adotado pelos colaboradores.
Todos esses detalhes precisam estar alinhados ao posicionamento estratégico e dialogando entre si. É nesse momento que sua empresa precisará desenvolver um trabalho de branding, ou seja, o processo de criação e gestão da sua marca.
Esse trabalho é realizado para transmitir a essência e os atributos da marca, influenciando a forma como os consumidores a percebem, lembram e se relacionam com ela.
O branding não se limita apenas à criação da identidade visual, mas também engloba aspectos como a estratégia de marketing, a comunicação, a experiência do cliente, a reputação da marca e a forma como ela é posicionada no mercado.
Um branding bem-sucedido pode levar ao reconhecimento instantâneo da marca, ao aumento do valor percebido pelos consumidores e à conquista de uma posição de destaque no mercado.
Seguir essas três etapas é a forma mais prática e simples de criar uma proposta de valor única e significativa para a sua empresa, que dificilmente será copiada pela concorrência.
Gostou das nossas dicas? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com as demais pessoas da sua equipe de trabalho para propagar os benefícios de fazer uma análise de mercado e ter um posicionamento estratégico para sua empresa de energia solar.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.