Você sabe como está a situação da sua empresa de energia solar? Será que dá para ficar confiante sobre essa resposta sem monitorar os principais indicadores no que diz respeito ao desempenho financeiro dela? 

Isso definitivamente não é possível, já que esses indicadores-chave são fundamentais para avaliar o desempenho e a saúde financeira de qualquer negócio, independente do porte ou setor de atuação. E sem a avaliação de desempenho financeiro, fica inviável elaborar planejamentos visando o desenvolvimento da empresa a longo prazo. 

A coleta desse tipo de número é, portanto, determinante para a tomada de decisões estratégicas e precisas. Confira no artigo a seguir o que é a avaliação de desempenho financeiro, qual a sua importância e os principais indicadores-chave para te ajudar nesse processo. Boa leitura! 

O que é uma avaliação de desempenho financeiro?

A avaliação de desempenho financeiro é um processo essencial para analisar e medir a saúde financeira e o sucesso de uma empresa. Ela envolve uma análise detalhada de diversos indicadores e métricas financeiras.

Esse é o caminho para avaliar como a empresa está gerenciando seus recursos, tomando decisões e alcançando seus objetivos financeiros. Por meio dele, é possível se informar sobre a qualidade do serviço e o balanço econômico das atividades realizadas. 

É, portanto, um processo fundamental para fornecer insights sobre a eficiência operacional, a rentabilidade, a solidez financeira e a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras. 

Velocimetro escrito performance
Entenda o conceito de uma avaliação de desempenhon financeiro de uma empresa de energia solar

Através da avaliação de desempenho financeiro, os gestores e investidores podem tomar decisões bem fundamentadas, identificar áreas de melhoria e elaborar estratégias para impulsionar o crescimento sustentável.

Os relatórios e estudos provenientes dessa avaliação ajudam a identificar tendências, pontos fortes e fracos, riscos financeiros e oportunidades de melhoria. Com base nessas informações, você poderá traçar novas estratégias mais eficientes de acordo com o que a empresa precisa.

Além disso, quando essa análise é feita de maneira adequada, ajuda a verificar a saúde financeira da empresa em comparação com suas concorrentes.

Tem interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto? Continue a leitura para saber mais sobre a importância da avaliação de desempenho financeiro.

Por que é imprescindível realizar essa avaliação?

Há uma série de motivos que reafirmam a importância da avaliação de desempenho financeiro e acompanhamento de indicadores-chave para uma empresa de energia solar. Confira a seguir alguns dos principais.

Contribui na tomada de decisões

A avaliação de desempenho financeiro fornece informações objetivas e quantitativas sobre a situação financeira da empresa. Assim, permite que os gestores tomem decisões estratégicas mais fundamentadas e direcionadas, seja em relação a investimentos, expansões, aquisições, redução de custos ou outras iniciativas importantes.

Ajuda a identificar problemas e oportunidades

Ao analisar indicadores financeiros, sua empresa de energia solar terá mais facilidade para identificar áreas problemáticas que precisam ser corrigidas, assim como oportunidades de crescimento e melhoria.

Rascunho oportunidade.
Essa prática identifica oportunidades preciosas para o crescimento e sustentabilidae de uma empresa

Desse modo, tem a chance de antecipar desafios e capitalizar sobre áreas com maior potencial de sucesso.

Auxilia na gestão de riscos

Uma avaliação de desempenho financeiro eficaz é determinante para a identificação e mitigação de riscos financeiros, como endividamento excessivo, baixa liquidez ou dependência excessiva de determinados clientes ou fornecedores. Esse processo é fundamental para que a empresa tome medidas proativas, evitando situações adversas.

Favorece o desenvolvimento de planejamentos financeiros

Com base na análise financeira, é possível desenvolver planos estratégicos mais realistas e bem embasados. Isso inclui a alocação eficiente de recursos, a definição de metas financeiras alcançáveis ​​e a criação de estratégias assertivas para atingir essas metas.

Simplifica a avaliação de investimentos

Sua empresa de energia solar também pode usar a avaliação de desempenho financeiro para avaliar o retorno sobre investimentos realizados, e para analisar a viabilidade de futuros projetos de investimento. Essa é uma forma de garantir que os investimentos se alinhem aos objetivos financeiros e estratégicos do seu negócio.

Oferece mais transparência para investidores e credores

Se você conta com o apoio de investidores e/ou credores, então já sabe que eles frequentemente solicitam informações detalhadas sobre a saúde financeira da empresa.

A avaliação de desempenho financeiro também ajuda em relação a isso, ao proporcionar uma visão clara e objetiva da capacidade organizacional de cumprir obrigações financeiras e gerar lucros, aumentando a confiança dos stakeholders.

Melhora a eficiência operacional

Não é raro que gargalos operacionais afetem negativamente a rentabilidade de uma empresa. A boa notícia é que a realização da avaliação de desempenho financeiro também pode contribuir com isso, identificando falhas e pontos de vulnerabilidade que estejam causando impactos negativos. 

Fortalece a comunicação interna e externa

Por fim, outra grande vantagem da avaliação de desempenho financeiro é que esse processo ajuda a empresa a comunicar seus resultados financeiros de maneira clara e objetiva, tanto para a equipe interna quanto para parceiros, clientes e outras partes interessadas.

Fortalece e deixa mais fluida a comunicação entre os colaboradores da empresa, e da empresa com o cliente
Fortalece e deixa mais fluida a comunicação entre os colaboradores da empresa, e da empresa com o cliente

Já deu para concluir que o acompanhamento de indicadores-chave de desempenho financeiro é algo imprescindível para qualquer negócio que deseja crescer e expandir suas operações, certo? Agora que você já está familiarizado com os maiores benefícios que essa avaliação oferece, confira a seguir alguns dos principais indicadores que pode implementar em sua empresa. 

Os principais indicadores-chave para você usar na sua empresa

Também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), os indicadores-chave de desempenho financeiro são ferramentas que ajudam a medir os resultados de um negócio por um período de tempo determinado. 

Esses indicadores são aplicados com a finalidade de identificar atividades ou operações que não estejam dando os resultados desejados. A partir disso, é possível implementar adaptações de modo a aperfeiçoar a realização dessas atividades.

Sendo assim, quando o assunto são indicadores financeiros, fatores como capital, rendimento e patrimônio, entre outros, devem ser considerados. Confira a seguir alguns dos principais indicadores financeiros que podem ser implementados na avaliação de desempenho da sua empresa.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o indicador que serve para demonstrar as operações financeiras da empresa em um determinado período de tempo. Sendo assim, o controle do fluxo de caixa ajuda a monitorar entradas e saídas e garantir um bom gerenciamento de recursos. 

Por conta disso, é um dos indicadores financeiros mais utilizados. O cálculo do Fluxo de Caixa Operacional (FCO) pode ser feito da seguinte forma: 

FCO = Receitas Operacionais – Despesas Operacionais

Saco de dinheiro.
Essa gestão e avaliação do desempenho financeiro da empresa, ajuda na construção de um fluxo de caixa saudável

Os principais tipos de fluxo de caixa são: 

  • Fluxo de caixa operacional: realiza somente o levantamento das entradas e saídas em determinado prazo;
  • Fluxo de caixa projetado: serve para projetar entradas e saídas futuras;
  • Fluxo de caixa direto: além das receitas e despesas, envolve também investimentos, capital de giro, tributos, entre outros;
  • Fluxo de caixa indireto: leva em conta lucros e prejuízos do período em questão;
  • Fluxo de caixa investimentos: trata-se do valor de financiamentos que sobram após a realização de investimentos;
  • Fluxo de caixa livre: analisa se a empresa tem as condições necessárias para gerar capital e arcar com suas obrigações em um curto ou médio prazo.

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para a gestão financeira sólida e bem-sucedida de uma empresa. Uma empresa que entende e gerencia seu fluxo de caixa de forma eficaz está em uma posição favorável para enfrentar os desafios financeiros e capitalizar as oportunidades em um ambiente de negócios dinâmico.

Retorno sobre investimentos (ROI)

O ROI (sigla para Return On Investment) demonstra os ganhos que a empresa obtém a partir de um investimento. Nada mais é que um cálculo realizado para determinar o retorno sobre capital investido.

Esse indicador é muito útil para investidores entenderem a efetividade das suas aplicações. É, portanto, essencial para avaliar o impacto financeiro de suas atividades e tomar decisões estratégicas embasadas em dados concretos.

Seu cálculo pode ser feito a partir da seguinte fórmula: 

ROI = (ganho obtido – investimento inicial ) / investimento inicial

Caso prefira saber o percentual, basta multiplicar o resultado por cem. Como esse cálculo fornece uma visão clara e quantificável do valor gerado por cada investimento, permite identificar quais projetos, campanhas de marketing, iniciativas de desenvolvimento de produtos ou outras atividades estão realmente contribuindo para o crescimento e para o lucro. 

Ao entender quais investimentos são mais eficazes, a empresa pode alocar seus recursos de maneira mais inteligente, direcionando-os para áreas que oferecem o maior retorno, ou seja, o maior ROI.

Ticket médio

O ticket médio representa o valor médio gasto por cada cliente em uma transação, sendo uma métrica valiosa para entender o comportamento de compra dos consumidores e otimizar as estratégias de vendas e marketing.

Outro reflexo positivo é o aumento do ticket médio da empresa, uma ve que os recursos sõ melhores admnistrados
Outro reflexo positivo é o aumento do ticket médio da empresa, uma ve que os recursos sõ melhores admnistrados

Ao entender o valor médio gasto por cliente, a empresa pode desenvolver estratégias para aumentar esse valor. Isso pode incluir táticas como upselling, cross-selling e pacotes combinados, que incentivam os clientes a gastarem mais durante cada transação.

O aumento do ticket médio contribui diretamente para o aumento das receitas e, consequentemente, para o crescimento financeiro da empresa. Para calculá-lo, basta dividir o valor total das vendas pelo número de transações. A fórmula para o ticket médio mensal é a seguinte:

TM = faturamento do mês / quantidade de clientes no mês

Esse indicador é uma ferramenta estratégica para compreender o comportamento do cliente, aumentar a receita, definir metas de vendas e melhorar a gestão financeira. Com um acompanhamento ao longo do tempo, ajuda a aumentar a lucratividade e impulsionar o crescimento da empresa.

Rentabilidade

Esse é um dos indicadores-chave de desempenho financeiro mais comuns na gestão financeira de uma empresa. A rentabilidade é definida pela capacidade de um ativo, empresa ou bem de produzir rendimento. 

Há diferentes tipos de rentabilidade, como:

  • Rentabilidade nominal: valor bruto gerado durante um período específico, sem dedução de taxas e impostos;
  • Rentabilidade líquida: rendimento considerando os descontos das taxas e impostos;
  • Rentabilidade real: rendimento considerando a variação da inflação. Caso maior do que o índice do período, a rentabilidade é considerada boa;

Para calcular a rentabilidade é preciso dividir o lucro da empresa em um determinado período pelo valor investido inicialmente ou o valor atual do negócio. A fórmula fica assim:

Lucratividade = lucro / valor investido

Para obter o valor em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100. O resultado em percentual representará a rentabilidade do seu empreendimento no período correspondente.

Lucratividade

A lucratividade é, provavelmente, o principal indicador do desempenho financeiro de uma empresa. Ela representa a capacidade da empresa de gerar lucro a partir de suas operações e é um reflexo direto da eficiência, competitividade e saúde financeira do negócio. A fórmula é a seguinte:

A lucraatividade é um dos principais indicadores a serem analisados para que se tenha um desempenho satisfatório
A lucraatividade é um dos principais indicadores a serem analisados para que se tenha um desempenho satisfatório

Lucratividade = (Lucro Líquido ÷ Receita Total) x 100

Lembrando que lucro líquido é a diferença entre a receita total da empresa e seus custos totais. 

Além desses, há diversos outros indicadores-chave que podem ser utilizados em uma avaliação sobre o desempenho financeiro de uma empresa. Com tantas opções, é comum que os gestores fiquem com dúvidas a respeito de quais indicadores escolher. Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar em relação a isso.

Desempenho financeiro: Quais indicadores utilizar? 

A escolha de indicadores de desempenho financeiro adequados depende do tipo de negócio, dos objetivos da empresa, do setor em que opera e das metas financeiras estabelecidas. 

É preciso avaliar a realidade da sua empresa de energia solar para descobrir os referenciais que mais fazem sentido acompanhar. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar em relação a isso.

Considere os objetivos estratégicos e metas financeiras

O primeiro passo para fazer escolhas assertivas é identificar os principais objetivos estratégicos da empresa e as metas financeiras que deseja alcançar. Alguns exemplos mais comuns são aumentar a lucratividade, melhorar a eficiência, reduzir custos, expandir para novos mercados etc.

Identifique indicadores relevantes

Com base nos objetivos estratégicos, liste os indicadores financeiros que podem medir o progresso em direção a esses objetivos. Por exemplo, se a lucratividade é uma meta, indicadores como margens de lucro, retorno sobre investimento (ROI) e lucro líquido podem ser relevantes.

Priorize a relevância dos indicadores 

Apesar de haver uma infinidade de indicadores que podem ser úteis para o seu caso, evite a tentação de acompanhar um grande número deles. Escolha os que forem mais relevantes para o seu negócio e que possam de fato fornecer insights significativos.

Cada indicador tem uma relevância, obedeca esta escala para aproveitar ao máximo sua avaliação de desempenho
Cada indicador tem uma relevância, obedeca esta escala para aproveitar ao máximo sua avaliação de desempenho

Manter um conjunto menor de indicadores tornará mais fácil a análise e a tomada de decisões.

Acompanhe ao longo do tempo

Escolha indicadores que possam ser medidos consistentemente ao longo do tempo. Isso permitirá que você acompanhe as tendências e faça comparações para avaliar o progresso.

Lembre-se de que os indicadores de desempenho financeiro devem ser flexíveis e podem ser ajustados conforme necessário e à medida que a empresa evolui. É importante revisar periodicamente os indicadores escolhidos para garantir que eles continuem a ser relevantes e alinhados aos objetivos da empresa.

Conte com a tecnologia

Como pode ser necessário acompanhar alguns tipos diferentes de indicadores para fazer uma avaliação assertiva, vale a pena investir em ferramentas de análise financeira e softwares de gerenciamento. Esses recursos certamente vão ajudar a monitorar e apresentar os indicadores de forma clara e eficaz.

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com as demais pessoas da sua equipe de trabalho! Essa é uma forma de garantir que todos estejam alinhados a respeito da importância de realizar a avaliação de desempenho financeiro da sua empresa, e quais os indicadores ideais para que isso seja feito com mais precisão.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares