O mercado de energia solar nunca esteve tão competitivo: a concorrência está cada dia mais acirrada, os consumidores estão sempre bem informados e em busca das soluções mais inovadoras, e há novidades surgindo a todo momento. Esse cenário torna ainda mais complexo o esforço de satisfazer e fidelizar clientes de energia solar, não é?
Mas será que isso é tão importante assim? Conquistar novos clientes custa entre cinco a sete vezes mais do que manter um que já faz parte da sua carteira. É o que afirma Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing contemporâneo.
Essa informação reforça a importância da fidelização, e deixa claro a necessidade de inserir os clientes que já compraram com você nas suas estratégias de campanhas.
Junto com uma boa tática de atração e conversão de leads, sua empresa também deve pensar em maneiras de manter os clientes, tornando-os fiéis e promotores da sua marca.
O investimento em CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução para o português) pode ser uma boa saída para isso.
Engana-se quem pensa que esse recurso é uma simples lista de contatos: é, na verdade, uma ferramenta valiosa, que permite que empresas construam um relacionamento duradouro com clientes.
O uso do CRM tem influência direta nas estratégias de marketing, vendas, suporte e vários outros setores de um negócio. Afinal, todos os aspectos do processo de vendas são (ou, pelo menos, deveriam ser) impactados pela relação que uma empresa tem com seus clientes.
Neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre a importância de fidelizar seus clientes de energia solar e como a implementação do CRM pode fazer toda a diferença para alcançar esse objetivo. Boa leitura!
O que é fidelização de clientes?
Fidelizar clientes envolve um conjunto de práticas e estratégias destinadas a criar uma relação mais longa e duradoura entre a sua empresa e as pessoas que já compraram com ela.
É o processo de estabelecer uma conexão emocional que faz com que os clientes se sintam valorizados e satisfeitos com os produtos e serviços da empresa.
Esse processo se estrutura a partir de uma série de ações com o objetivo de ajustar positivamente a percepção do cliente em relação a uma empresa e sua atuação no mercado.
Para alcançar esse objetivo, a empresa deve criar mecanismos que incentivem os clientes a continuarem comprando seus produtos e serviços. Uma das principais formas de fazer isso é oferecer descontos e promoções, ou seja, oferecer benefícios aos clientes em troca de sua lealdade.
Além disso, as empresas também podem (e devem!) usar as redes sociais, e-mails e campanhas de marketing para manter contato direto com as pessoas interessadas em seu trabalho.
Além de otimizar a experiência dos consumidores, a fidelização também tem como objetivo transformá-los em promotores da sua marca.
Isso significa que eles terão sua empresa como uma referência relevante para se manterem informados sobre energia solar, vão te dar prioridade antes de buscarem outras empresas que ofereçam soluções semelhantes e ainda podem recomendar seus serviços e produtos para outros potenciais clientes.
Ou seja, fidelizar clientes tem tudo a ver com conquistar e manter a sua preferência. O intuito é melhorar cada vez mais a sua experiência e satisfação, o que passa, inevitavelmente, pela personalização do atendimento.
Para fidelizar clientes, é importante colocá-los no centro das iniciativas da sua empresa. E não dá para fazer isso sem uma boa gestão de relacionamento com os clientes, que é justamente o papel do CRM. Confira a seguir como a ferramenta pode te ajudar com isso.
Como o CRM pode ajudar a fidelizar clientes de energia solar?
O CRM é uma ferramenta que reúne metodologias e tecnologias para estreitar o relacionamento com um consumidor que já realizou algum tipo de compra com a sua empresa em algum momento.
A importância dessa ferramenta se dá pela possibilidade de acompanhar toda a jornada de compra do cliente, viabilizando a coleta e armazenamento de uma série de informações relevantes, que podem ser exploradas para fortalecer o relacionamento.
Para saber exatamente quem é o público que você deseja conquistar, é necessário reunir informações precisas que possam se transformar em algum tipo de estratégia.
Dados que indiquem as preferências e o padrão de consumo do cliente favorecem o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva por meio da automação de marketing.
Quanto mais dados coletados sobre os clientes, melhor amparada fica a empresa para definir estratégias que terão impacto positivo no futuro.
Com o uso do CRM, as informações de todo cliente (e até mesmo clientes em potencial, que demonstraram interesse nas soluções da sua empresa mas ainda não realizaram uma compra) podem ser armazenadas automaticamente no banco de dados.
Sua empresa pode obter essas referências por meio dos cadastros realizados no momento da compra, ou até mesmo em ações de marketing.
Assim, sua equipe de vendas terá acesso a todos os detalhes que precisa saber a respeito de cada cliente e a históricos de compra, negociação e interação.
Tudo isso pode ajudar na hora de estabelecer contato e definir qual a melhor abordagem a ser adotada, já que fornece maior compreensão aos vendedores sobre o perfil dos clientes.
Para usufruir de todos os benefícios que uma plataforma de CRM pode oferecer para a sua empresa, é importante definir algumas iniciativas referentes ao modo de usá-la. Veja a seguir algumas das mais importantes.
1 – Mantenha sua base de dados sempre atualizada
Um erro muito comum nos setores de vendas das empresas é deixar para cadastrar seus contatos apenas quando eles se tornam clientes.
Esse tipo de postura leva ao desperdício de muitas informações importantes, como dúvidas, preocupações, necessidades, expectativas, conhecimento acerca da concorrência, entre outros.
É fundamental manter atualizado o cadastro de todos os contatos que estão no seu CRM, sejam eles prospects (potenciais clientes), leads (pessoas que demonstraram interesse em determinado produto ou serviço) ou clientes que já fecharam negócio com você antes.
Além disso, também é importante manter o registro das interações realizadas com o cliente e as informações que já foram passadas para ele, para evitar uma comunicação repetitiva ou até mesmo um desencontro de informações.
2 – Organize o seu pipeline
Em marketing, o pipeline é o termo utilizado para descrever o fluxo de trabalho das equipes para converter leads em clientes. É geralmente dividido em etapas sucessivas, que vão desde o reconhecimento de um lead até a aquisição de um cliente.
Cada etapa geralmente inclui um conjunto de atividades e ações, como criação de conteúdo, segmentação de lista, campanhas de e-mail, análise de dados, etc.
É importante que todos os setores de uma empresa (sobretudo os de venda e de marketing) tenham condições de consultar em que etapa do processo de vendas um cliente está. Assim, conseguem determinar o próximo assunto que faz sentido ser abordado.
Para que esse fluxo funcione, é essencial manter o pipeline organizado, com todas as informações registradas e etapas de vendas atualizadas. Desta forma, o CRM funciona como um guia do processo de vendas, deixando claro onde cada cliente está e quais os próximos passos a serem realizados.
3 – Busque formas de manter contato com seus clientes
O pós-venda ainda é pouco valorizado pelas organizações brasileiras, mas é de suma importância manter o relacionamento com o cliente após a venda ser fechada.
Peça o feedback de clientes e pergunte se há alguma dúvida sobre o sistema fotovoltaico, assim você transforma a opinião do seu público em uma parte relevante do seu processo de vendas, para buscar aprimoramento constante nas soluções oferecidas.
Se colocar à disposição e manter uma relação próxima com seus clientes faz toda a diferença na hora de fidelizá-los. Isso fará com que eles se sintam valorizados e tenham uma percepção positiva sobre a sua empresa, enxergando-a como uma referência em energia solar.
4 – Invista em personalização
Todo mundo gosta de se sentir especial, e com seus clientes não seria diferente. A personalização do atendimento e da experiência do cliente ajuda muito com isso, e o CRM tem papel fundamental nisso.
Para oferecer produtos, serviços e promoções que façam sentido para cada cliente, é preciso monitorar seus interesses e hábitos de consumo. Assim, você mostra ao cliente que se interessa por ele e está atento às suas preferências.
5 – Não desista das oportunidades
É comum que objeções apareçam no meio do caminho, ou que o cliente não dê o retorno esperado para direcioná-lo para a próxima etapa. Isso não é motivo para desistir dele.
Crie etapas de contato ou de nutrição de leads para reaquecer o processo e chamar a atenção daquele consumidor que se perdeu durante a jornada de compra.
Para isso, conte com sua ferramenta de CRM! Utilize as informações registradas em seu banco de dados para enviar conteúdo relevante, notificar sobre um lançamento ou uma produção.
Esse tipo de iniciativa ajuda na fidelização pois é uma forma de valorizar o cliente, e provar que você não se esqueceu dele. Além disso, também ajuda a mostrar que sua empresa ainda tem valor para oferecer a ele.
Agora que você já sabe a importância de fidelizar clientes e como o CRM pode ser útil nesse sentido, não perca tempo: escolha a plataforma que mais faz sentido para a realidade da sua empresa e comece a usufruir dos benefícios e possibilidades que ela oferece.
Em pouco tempo você verá que a sua base de clientes vai virar uma base de fãs!
Para continuar por dentro de dicas de marketing para implementar em sua empresa e obter sucesso com seus clientes, continue acompanhando a Solfácil aqui pelo blog e também pelas redes sociais.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.