Não é segredo nenhum que a tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada em todas as áreas, e na área de geração de energética isso não é diferente. Através desses avanços são criadas ferramentas que podem agilizar e tornar processos, antes demorados, mais rápidos e eficientes, como a recuperação de clientes de energia solar.

Uma dessas ferramentas é o chatbot, um software criado para auxiliar e facilitar a comunicação entre clientes e empresas.

Com o uso de inteligência artificial o chatbot pode ser capaz de ajudar sua empresa no processo de recuperação de clientes que realizam o cancelamento de seus contratos. Esse processo pode ser agilizado pelo uso dessa ferramenta, que consegue oferecer soluções e resolver determinadas demandas, sem a necessidade de um intermediador. 

Nesse artigo iremos abordar de que forma o chatbot pode te ajudar no processo de recuperação de clientes e quais as vantagens em utilizá-lo na sua empresa.

O que é um chatbot?

Antes de explicarmos de que maneira você pode utilizar o chatbot para realizar a recuperação de clientes de energia solar, primeiro precisamos compreender o que é e como funciona essa ferramenta.

Um chatbot é um programa de computador que tem a capacidade de realizar conversas com seus clientes de energia solar de maneira automatizada, por meio de respostas pré-programadas ou utilizando de inteligência artificial para ser mais natural e assertivo.

Ilustração, chatbot conversando com cliente de energia solar.
O chatbot é uma ferramenta que pode ser utilizado na recuperação de clientes de energia solar.

Essas conversas podem ocorrer por vários meios de comunicação, como por exemplo, mensagens de texto dentro do seu site ou aplicativo, áudio ou vídeo, simulando uma interação humana e tornando a experiência de suporte mais prazerosa e assertiva para seu cliente.

Os chatbots utilizam uma base de dados com informações sobre a empresa, os produtos e serviços ofertados aos clientes. Essa base de dados é constantemente atualizada com informações e respostas novas, auxiliando na forma de se comunicar com seu cliente e garantindo que o chatbot ofereça um atendimento eficiente e ágil.

Alguns exemplos de chatbots voltados para o mercado de energia solar são:

  1. Drift: O Drift é um chatbot que ajuda as empresas a interagirem com seus clientes de maneira mais eficiente e personalizada. Ele usa inteligência artificial para fornecer respostas rápidas e precisas às perguntas dos clientes, o que pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente e melhorar as taxas de conversão. O Drift também oferece recursos como programação de reuniões, roteamento de leads e análise de conversas para ajudar as empresas a entenderem melhor seus clientes e melhorar suas estratégias de vendas.
  2. Leadster: O Leadster é um chatbot focado em geração de leads, que ajuda as empresas a capturarem informações de contato dos visitantes do site, respondendo a perguntas frequentes e oferecendo conteúdo relevante. Ele também pode ajudar a qualificar os leads por meio de perguntas pré-definidas e encaminhá-los para a equipe de vendas. O Leadster oferece integração com outras ferramentas de automação de marketing e CRM para uma melhor gestão de leads.
  3. Octadesk: O Octadesk é um chatbot de atendimento ao cliente que ajuda as empresas a fornecer um suporte mais rápido e eficiente aos seus clientes. Ele oferece recursos como autoatendimento, chat ao vivo e integração com outras ferramentas de suporte, como e-mail e telefone. O Octadesk também oferece recursos de análise e relatórios para ajudar as empresas a entenderem melhor o desempenho do chatbot e a melhorarem a experiência do cliente.

Esses são apenas alguns exemplos de chatbots no mercado, cada um com suas próprias características e funcionalidades. As empresas podem escolher o chatbot que melhor atenda às suas necessidades e objetivos de negócios.

Como o chatbot pode ser utilizado para a recuperação de clientes de energia solar?

O chatbot pode se tornar uma ferramenta poderosa, caso saiba extrair o máximo do seu potencial. Uma forma de utilizá-lo de maneira eficiente é oferecer suporte técnico aos cliente por meio do chatbot. Assim, ele pode ajudar os clientes a solucionar problemas com o sistema fotovoltaico e auxiliá-los na resolução de dúvidas sobre o funcionamento do sistema solar.

Por meio do chatbot, os clientes podem relatar os problemas que estão enfrentando e receber orientações sobre como solucioná-los. Em alguns casos, o chatbot pode até mesmo realizar ações remotas no sistema de energia solar, solucionando o problema sem que o cliente precise agendar uma visita técnica.

Tudo isso é feito de maneira segura, com a equipe de suporte podendo acompanhar o atendimento em tempo real.

Ferramentas de chatbot.
O Chatbot oferece várias fermentas que podem ajudar na recuperação dos seus clientes de energia solar, como o suporte técnico.

Através da utilização do chatbot para o suporte, você pode utilizá-lo para realizar a coleta de informações sobre as demandas e problemas mais comuns entre os seus clientes, podendo criar planos de contingências para evitar futuros problemas com novos clientes ou atualizar e otimizar, produtos e serviços, para que possa solucionar esses problemas por definitivo. 

Pode também realizar a coleta de feedback de clientes que eventualmente cancelaram o contrato de energia solar.

Por meio de perguntas objetivas e diretas, o chatbot pode identificar quais foram os motivos que levaram o cliente a escolher o cancelamento do contrato, os pontos que segundo os clientes precisam ser melhorados e quais foram as expectativas não atendidas por parte da empresa.

Com essas informações você pode realizar um planejamento estratégico a fim de tentar recuperar esses clientes.

Utilizando o chatbot, você pode apresentar ofertas personalizadas para incentivar o cliente a retomar o contrato cancelado. Seja por oferecer planos de pagamentos diferenciados, atualizações de serviços e produtos, ou replanejamento do sistema solar instalado, a fim de oferecer um sistema mais eficiente e condizente com as necessidades do cliente.

Quais as vantagens de utilizar o chatbot na recuperação de clientes de energia solar?

As ferramentas tecnológicas existem para agilizar processos que costumam ser repetitivos, de modo a melhorar a performance da equipe e os resultados da empresa. Assim, utilizar o chatbot na sua empresa pode resultar em ótimos benefícios de curto, médio e longo prazo. Abaixo listamos alguns dos principais benefícios que essa ferramenta pode trazer para você, confira: 

Atendimento eficiente e ágil

Com a utilização do chatbot, você consegue oferecer aos seus clientes um atendimento e suporte de forma rápida e eficiente.

Chatbot para atendimento ao cliente.
O chatbot permite que você ofereça um atendimento mais rápido e eficiente para os seus clientes.

De maneira autônoma, é possível informar sobre promoções, atualizações de programas do sistema, descontos ou informações úteis sobre a utilização e performance do sistema de energia solar, sem a necessidade do cliente aguardar o atendimento de um membro da equipe de suporte. 

Essa ferramenta melhora ainda mais a eficiência da sua equipe de suporte e atendimento, já que muitas dúvidas são solucionadas pelo próprio chatbot, a equipe consegue prestar um serviço mais adequado, de maneira mais eficiente com casos que realmente requerem uma atenção especial, já que o fluxo de atendimento é totalmente agilizado pela ferramenta. 

Redução de custos

A utilização do chatbot também pode trazer uma redução significativa nos custos da empresa com funcionários, já que é possível realizar atendimentos em larga escala sem a necessidade de contratar um grande número de funcionários.

Além disso, o chatbot pode realizar tarefas repetitivas e simples, liberando os colaboradores para atividades mais complexas e estratégicas, melhorando ainda mais a experiência de atendimento dos clientes.

Atendimento personalizado

Como o chatbot utiliza inteligência artificial para elaborar as respostas aos clientes, é possível oferecer um atendimento mais personalizado, adaptando as mensagens de acordo com as características e necessidades de cada cliente, tornando cada atendimento único.

Por conta do avanço da inteligência artificial, o chatbot pode oferecer um atendimento personalizado.
Por conta do avanço da inteligência artificial, o chatbot pode oferecer um atendimento personalizado.

Dessa forma, é possível aumentar a empatia e a fidelização de clientes, por oferecer um atendimento mais humanizado possível, aumentando ainda mais as chances de recuperação dos clientes.

Coleta de dados

O chatbot é uma excelente ferramenta para a coleta de dados em tempo real, enquanto realiza o atendimento com os clientes. Esses dados e informações são úteis para que você consiga compreender melhor as necessidades e preferências dos seus clientes. 

Assim, você consegue oferecer soluções mais precisas, eficientes e de forma personalizada, aumentando a satisfação dos clientes com seus serviços e produtos e podendo otimizar cada vez mais suas estratégias de recuperação de contratos.

Disponibilidade

Uma grande vantagem da utilização do chatbot no seu suporte, é que ele pode operar e ficar disponível para seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, fazendo com que seus cliente possam ter acesso ao suporte técnico e informações a qualquer momento.

Chatbot garante o atendimento ao cliente 24 horas por dia.
Uma das grandes vantagens do chatbot é que ele pode oferecer um atendimento todos os dias da semana, sem precisar de descanso.

Isso fará com que seus clientes se sintam mais satisfeitos com o serviço prestado por sua empresa, além de poder aumentar as chances de recuperação de clientes, visto que a qualquer momento eles podem entrar em contato com o atendimento.

Como realizar a implementação de um chatbot para a recuperação de clientes de energia solar?

Para realizar uma implementação de chatbot de sucesso, é necessário seguir alguns passos importantes, que juntos irão te proporcionar um sistema eficiente e adequado às suas necessidades.

  1. Defina os objetivos: Primeiramente é necessário ter bem claro quais são os objetivos que se espera alcançar com a ferramenta. Para a recuperação de clientes que realizaram o cancelamento do contrato de energia solar, é importante bem em ofertas de suporte técnico, promoções e descontos especiais, coletas sistemáticas de feedbacks e dados.
  2. Escolha a plataforma de chatbot: Existem inúmeras plataformas de chatbot disponíveis no mercado, visto que essa é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais espaço por conta de seus benefícios. Por isso é importante analisar com cuidado as opções disponíveis, visto que cada plataforma possui suas características e funcionalidades próprias. É preciso investir na ferramenta que melhor se encaixe no seu planejamento de recuperação de clientes e que ofereça recursos avançados de inteligência artificial, facilitando a comunicação personalizada com seus clientes.
  3. Desenvolva o conteúdo a ser utilizado: Esse passo consiste em desenvolver o conteúdo que será utilizado para dar “vida” ao chatbot. Incluindo as mensagens de boas-vindas, as respostas para as dúvidas mais presentes entre seus clientes, promoções e descontos que serão ofertados aos clientes que fizeram o cancelamento do contrato, entre outros conteúdos que achar pertinente. Lembre-se de desenvolver um material claro, objetivo e que seja personalizado para cada tipo de cliente e objetivo.
  4. Teste: Como toda ferramenta, é necessário realizar testes para garantir que o chatbot esteja funcionando corretamente. Nessa etapa é realizado os ajustes necessários, visando aprimorar cada vez mais as respostas e informações transmitidas aos clientes. 
  5. Integre o chatbot com outras ferramentas: Para maximizar os resultados e conseguir utilizar todo o potencial do chatbot, é importante verificar a disponibilidade e integrá-lo com outras ferramentas da empresa, como por exemplo, o CRM (Customer Relationship Management), o sistema de vendas e sistema de agendamento de visitas. Isso te permitirá realizar uma gestão mais eficiente dos clientes, obtendo dados para melhorar seus serviços e aumentando as chances de recuperação de clientes.
  6. Monitore e avalie: Como já falamos, o chatbot é uma ótima ferramenta para adquirir dados úteis dos clientes. Por isso, é importante que você monitore e avalie os resultados periodicamente, analisando as taxas de conversão, as principais dúvidas e demandas dos clientes, as objeções mais utilizadas, entre outros. Esses dados te darão o material necessário para ajustar e aperfeiçoar suas estratégias de recuperação de clientes, melhorar seu suporte e atendimento, e promover resultados cada vez mais satisfatórios.

Conclusão

Utilizar o chatbot no processo de recuperação de clientes que eventualmente cancelaram seus contratos de energia solar pode ser uma excelente estratégia, já que com essa ferramenta é possível oferecer um atendimento personalizado e eficiente, se adequando a cada cliente, graças à inteligência artificial de ponta, isso pode aumentar as chances de sucesso na recuperação.

O chatbot pode ser uma ferramenta estratégica para a recuperação dos seus clientes de energia solar.
O chatbot pode ser uma ferramenta estratégica para a recuperação dos seus clientes de energia solar.

Além disso, o chatbot pode trazer outros benefícios para a empresa, como redução dos custos, mais comodidade aos clientes que podem acessar e ter suporte 24 horas por dia, coleta de dados de forma sistemática e feedback instantâneo, o que te dará condições de melhorar seu atendimento e equipe. 

Porém é importante lembrar que o chatbot não deve ser visto como a única solução para a recuperação dos clientes, pelo contrário, é necessário utilizar essa ferramenta alinhada com outras, estabelecer um planejamento adequado e objetivo, utilizar ferramentas de CRM para otimizar seu processo e não se esquecer que o fator humano ainda é um diferencial para a maioria dos clientes.

Leia mais: 7 Melhores chatbots para WhatsApp

Essas iniciativas devem ser pensadas, e estarem alinhadas com o foco de treinamento e trabalho da sua equipe de suporte, atendimento e vendas. Dessa forma conseguirá garantir que seus clientes terão a ajuda necessária, informações e suporte, para assim suas taxas de conversão aumentarem cada vez mais. 

Com uma equipe bem treinada e preparada, um planejamento sólido, e ferramentas que atendam suas necessidades, você conseguirá tirar o máximo proveito do chatbot e fazer com que seu processo de recuperação de cliente tenha cada  vez mais sucesso.

Assim como a inteligência artificial do chatbot faz, procure melhorar a cada atendimento, realizando os ajustes e melhorias necessárias para que consiga alcançar seus objetivos e possa conquistar cada vez mais clientes, com produtos de qualidade e um serviço exemplar.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares