Os vendedores de energia solar enfrentam diversos desafios ao abordar potenciais clientes interessados em investir nesse tipo de tecnologia. Um dos obstáculos mais comuns é a falta de informações do cliente, como o desconhecimento a respeito da média de consumo mensal de energia. 

Isso gera uma lacuna importante, já que a instalação de energia solar fotovoltaica acontece de maneira personalizada. Sendo assim, as informações são necessárias para que o profissional possa desenvolver um projeto fotovoltaico adequado de acordo com as necessidades e expectativas do cliente. 

Quem trabalha com energia solar depende de informações precisas para entender as necessidades energéticas do cliente, determinar a viabilidade de um sistema solar no imóvel em questão e fornecer uma proposta personalizada. 

Para lidar com esse desafio, os vendedores precisam adotar uma abordagem educativa e informativa. Confira a seguir algumas dicas essenciais para lidar com a falta de informações do cliente de energia solar.

Comunique-se de forma clara

Desde o primeiro contato, é de suma importância estabelecer uma comunicação clara e aberta com o cliente. Sendo assim, pode ser necessário explicar ao cliente a importância de obter informações específicas para que você tenha condições de fornecer um serviço ou produto adequado.

As habilidades de comunicação são essenciais para o sucesso de qualquer vendedor. Seja educado e empático ao solicitar os detalhes que estão faltando, para que o cliente se sinta à vontade para compartilhar as informações necessárias.

Comunicação clara com o cliente.

Evite jargões ou terminologias complexas que possam confundir o cliente, preferindo expressar suas ideias de forma simples e direta e sempre usando uma linguagem compreensível. 

Como você deve saber, uma boa comunicação não é apenas sobre saber como transmitir informações, mas também sobre ouvir o cliente. Demonstre interesse genuíno em suas preocupações e necessidades, prestando atenção ao que ele diz. 

Para muitos clientes, a energia solar ainda não faz parte do seu cotidiano. Sendo assim, ao explicar conceitos ou produtos, pode ser necessário recorrer a exemplos e ilustrações para tornar as informações mais tangíveis e fáceis de entender.

Essa tática serve para ajudar o cliente a visualizar melhor os benefícios ou características do que você está oferecendo.

Estabelecendo uma comunicação clara desde o início, fica mais fácil manter esse ritmo durante toda a interação e negociação com o cliente, de modo a obter todas as informações necessárias para oferecer a melhor solução possível.

Faça perguntas diretas

As perguntas fazem parte dos primeiros contatos entre vendedor e cliente, mas é importante fazê-las de maneira clara e objetiva, para que sejam fáceis de serem respondidas.

Nesse sentido, o que pode ajudar é evitar perguntas muito amplas que possam confundir o cliente. Concentre-se nos pontos cruciais que precisam ser esclarecidos, como o consumo de energia no local onde será instalado o sistema fotovoltaico e a área disponível para acomodar os equipamentos. 

Através das perguntas certas, é possível obter informações valiosas sobre os clientes, suas necessidades, desejos e expectativas. Podem até mesmo servir para revelar oportunidades de venda que talvez não tenham sido óbvias inicialmente.

Fazendo pergunta para cliente de energia solar.

Fazer perguntas diretas também demonstra interesse genuíno pelo cliente e suas necessidades. Ouça atentamente as respostas para estabelecer confiança e construir um relacionamento sólido com o cliente, criando uma base para futuras interações comerciais.

Se tiver dúvidas de quais perguntas deve fazer. Veja o nosso artigo completo sobre as 30 perguntas-chave para entender seu cliente e fechar mais vendas de energia solar. 

Ofereça opções pré-definidas

Se o cliente estiver tendo dificuldade em fornecer informações específicas, uma abordagem possível é oferecer opções pré-definidas para que ele escolha. Dessa forma, você orienta a discussão e fornece uma direção clara para obter as informações necessárias. 

Você pode, por exemplo, apresentar um case de sucesso que seja semelhante à realidade vivenciada pelo cliente. Assim, fica mais fácil demonstrar a ele o tipo de informação que você precisa e como esses dados são determinantes para garantir um bom desempenho do sistema fotovoltaico. 

As opções pré-definidas também estimulam o diálogo entre o vendedor e o cliente. À medida que ele explora as opções oferecidas, pode fornecer feedback e fazer perguntas, o que gera uma discussão mais aprofundada.

Essa interação ajuda o vendedor a obter informações adicionais e a se adaptar às preferências do cliente de maneira mais precisa.

Utilize recursos tecnológicos

Investir em tecnologia é algo indispensável para quem trabalha com vendas hoje em dia, sobretudo se tratando do setor de energia solar.

Atualmente, há muitas opções que facilitam a coleta de informações, como formulários online, questionários ou sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

A tecnologia desempenha um papel fundamental no cenário de vendas de energia solar, e os vendedores podem se beneficiar muito disso para obter mais informações sobre seus clientes.

O CRM é um ótimo exemplo de tecnologia que nos auxilia em vendas de energia solar

Com o avanço das ferramentas e soluções digitais, os vendedores têm acesso a dados e informações valiosas que podem ser usados para entender melhor as necessidades dos clientes e oferecer soluções personalizadas. 

Esses insights viabilizam uma melhor compreensão sobre as necessidades de energia do cliente, para que seja possível identificar áreas de melhoria e oferecer soluções que sejam adequadas.

A tecnologia também pode ajudar os vendedores a automatizar processos (como a coleta de dados e a geração de propostas), fazer dimensionamentos precisos e desenvolver simulações e visualizações em 3D para que os clientes compreendam melhor o funcionamento do sistema e o seu impacto estético.

Seja proativo

Como nem sempre o cliente conseguirá fornecer todas as informações necessárias, é importante tomar a iniciativa e fazer pesquisas adicionais ou buscar informações em outras fontes relevantes. Mostre ao consumidor que você está disposto a ir além para atendê-lo da melhor forma possível.

Além do mais, nem sempre os clientes têm todas as informações prontamente disponíveis, ou podem até mesmo estar indecisos sobre suas preferências.

Demonstre paciência, ofereça suporte e esteja disposto a ajustar o seu processo para acomodar a falta de informações do cliente. Isso ajudará a construir um relacionamento de confiança com seu público.

Ao adotar uma postura proativa, o vendedor demonstra comprometimento, habilidades de comunicação e disposição para ir além para atender às necessidades do cliente em potencial.

Essa abordagem proativa gera confiança e demonstra ao cliente que o vendedor está genuinamente interessado em ajudá-lo. Além disso, também permite que o vendedor identifique oportunidades de negócios que podem não estar imediatamente evidentes.

Independente da situação, a falta de informações do cliente não deve impedir o vendedor de fazer perguntas e buscar ativamente os detalhes necessários para oferecer a melhor solução para cada cliente.

Com as dicas que você viu nesse post, é possível lidar de maneira mais eficiente com essas ocasiões e tirar o melhor proveito delas.

Gostou do que viu por aqui? Aqui no nosso blog, você sempre encontra conteúdos relevantes para te ajudar a melhorar seus resultados em vendas. Continue nos acompanhando para ter acesso a muito mais! 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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