O Reels é um dos recursos do Instagram que mais estimula a criatividade, já que oferece diversos recursos diferenciados para serem explorados. Ele foi apresentado ao público em 2020 como uma forma de concorrer com o TikTok, e tem feito muito sucesso desde então, principalmente entre os seguidores de energia solar.
Embora seu uso não seja particularmente difícil, uma dúvida muito comum é como utilizar essa ferramenta para criar conteúdos legais e atrair novos seguidores. Separamos algumas especiais que vão te ajudar a fazer Reels criativos e aumentar o engajamento em suas redes. Confira a seguir.
Se planeje e faça ajustes antes de gravar
A preparação começa antes mesmo de fazer o seu Reels. Antes de gravar o vídeo, é importante ter um tema e até mesmo o tempo de duração estabelecidos. Vale a pena investir um tempinho para fazer um planejamento.
Assim, quando você for gravar, já terá em mente exatamente o resultado que deseja e o que precisa fazer para alcançá-lo.
Para definir algumas configurações, acesse o menu lateral esquerdo e ajuste a velocidade de gravação, escolha entre os efeitos disponíveis e configure o temporizador, caso opte por gravar sem usar as mãos. Há cinco velocidades disponíveis (.3x, .5x, 1x, 2x e 3x) que deixam o vídeo mais lento ou mais rápido.
Explore os filtros
Os filtros são recursos que já existem nos Stories há algum tempo, e que também desempenham um papel importante no Reels.
Engana-se quem pensa que os filtros servem apenas para deixar um vídeo mais bonitinho ou engraçado. Eles funcionam como verdadeiros efeitos especiais da sua mini-história.
Além disso, também aumentam as chances dos algoritmos da plataforma priorizarem o seu conteúdo, já que o Instagram tende a favorecer usuários que exploram seus recursos.
Crie conteúdo informativo
Clientes e seguidores de energia solar sempre buscam conteúdos que satisfaçam suas necessidades e sanem suas dúvidas. Por isso, empresas e marcas de maior valor são aquelas que oferecem conteúdo relevante e informativo.
É importante ter esse tipo de estratégia como prioridade e estendê-la aos Reels. Ao fornecer conteúdo informativo, você se destaca em relação à concorrência, atrai as pessoas interessadas em saber mais sobre energia solar, e ainda se posiciona como uma referência no setor.
Nesse sentido, o que funciona muito bem nos Reels são conteúdos com dicas, macete, tutoriais e truques. Além de atrair a atenção e a curiosidade de quem te segue no Instagram, agregam valor ao seu perfil e mostram aos seguidores as muitas vantagens e utilidades de seguir sua empresa nas redes.
Capriche na escolha da capa
Escolher um frame do vídeo para ser a capa do Reels é a opção mais prática, mas não a única. Para tornar seu vídeo ainda mais atrativo, você pode criar uma imagem mais elaborada e criativa para servir de capa.
Aplicativos como o Canva, VSCO, Adobe Lightroom e Snapseed são algumas das ferramentas que podem te ajudar com isso. Após criar ou editar sua capa, basta adicioná-la ao Reels no final do processo de edição do vídeo no próprio app do Instagram.
Uma capa bem elaborada pode fazer toda a diferença, já que é mais provável que as pessoas cliquem (ou não) para assistir o vídeo por causa dela. Com uma capa chamativa, mais pessoas tendem a clicar no seu vídeo e, consequentemente, o Instagram vai exibi-lo para ainda mais gente.
Invista em conteúdos autênticos e originais
Os usuários das redes sociais estão cada vez mais em busca de conteúdos espontâneos. Isso porque o que é muito planejado gera a impressão de que a empresa está forçando um pouco a barra.
Essa não é uma boa estratégia, porque pode gerar um distanciamento entre a empresa e seus potenciais consumidores.
Sendo assim, é importante se dedicar à criação de conteúdos mais autênticos, aproveitando a oportunidade de humanizar sua empresa e aproximá-la das pessoas que te seguem nas redes sociais.
A ideia do Reels é justamente facilitar na criação de conteúdos espontâneos, pois os desenvolvedores da plataforma identificaram que é o tipo de material que faz sucesso.
Além disso, é fundamental criar conteúdos originais. Ou seja: nada de reciclar materiais utilizados nas redes sociais vizinhas! O algoritmo do Instagram consegue identificar quando isso acontece, e pode penalizar as contas que fazem isso ao diminuir seu alcance e a relevância do conteúdo.
Aproveite o potencial dos áudios
O próprio Instagram orienta os usuários a usarem as músicas disponíveis na biblioteca da rede ou os áudios mais populares para criar Reels. Essa prática favorece a descoberta de conteúdo, e o seu vídeo terá mais chances de aparecer na aba Explorar da plataforma.
Dê preferência pelas músicas mais tocadas do momento: a rede social vai entender que seu conteúdo é relevante e há mais chances de indicá-lo aos espectadores.
Outra dica interessante é usar áudios originais como trilha sonora. Com a ajuda de alguns aplicativos especializados, é possível editar os áudios mais utilizados no Reels e conferir um toque pessoal, que faça sentido com a comunicação e identidade da sua empresa.
Identifique as tendências
Estar por dentro dos conteúdos mais consumidos nas redes sociais é mais uma dica para fazer com que seus Reels tenham melhor desempenho e atraiam novos seguidores ao perfil da sua empresa.
Observe se há alguma música em especial que está sendo muito utilizada, uma coreografia ou um efeito que viralizou recentemente. Salve esses recursos e planeje formas de implementar isso em seu conteúdo.
Isso mostra aos seus seguidores que sua empresa é antenada e dinâmica, e consegue acompanhar as principais tendências do momento. Assim, há mais chances de que fiquem de olho e dêem mais importância ao que você produz.
Coloque legendas nos vídeos
Uma das iniciativas mais importantes em relação à criação de Reels é o uso de legendas. Isso possibilita que as pessoas com deficiência auditiva possam consumir o conteúdo, e contempla também usuários impossibilitados de reproduzir som na hora que estão vendo o vídeo.
Assim, também fica mais fácil entender a proposta do conteúdo, e há mais chances de que a pessoa continue assistindo para se informar sobre um assunto que desperte seu interesse.
As legendas podem ser inseridas manualmente usando o próprio editor do Instagram, ou com o auxílio de aplicativos, como o CapCut, por exemplo, que além de criar legendas automáticas (você só precisará revisar a ortografia), oferece diversos outros recursos interessantes para edição de vídeo.
Também vale a pena atentar para o posicionamento do seu texto no vídeo, pois se a legenda for colocada em local de difícil leitura, isso pode impactar a relevância do seu conteúdo.
Sempre posicione a legenda dentro da proporção 4:5, o que possibilita que as pessoas possam ler mesmo se estiverem rolando o Feed.
Use hashtags relevantes
Um erro muito comum no Instagram diz respeito ao uso das hashtags. Muita gente coloca diversas # aleatórias, que nem sempre ajudam seus conteúdos a desempenharem melhor.
O conhecimento a respeito do seu público e seu nicho é especialmente importante nesse momento: é preciso usar hashtags que sejam relevantes para as pessoas que possam estar interessadas no seu conteúdo.
Usar entre 3 e 5 hashtags é o suficiente para que o algoritmo do Instagram entenda sobre o que é seu conteúdo, e indicá-lo para as pessoas que possam gostar dele. Lembre-se de usar hashtags que não sejam muito amplas, nem muito específicas. Tente encontrar um meio-termo adequado.
Publique o conteúdo no Feed
Postar um Reels bem planejado, legendado e com conteúdo autêntico e original certamente pode aumentar bastante seu engajamento, mas lembre-se também de habilitar a opção para publicar no Feed.
Dessa forma, seus seguidores poderão vê-lo quando for postado e também encontrarão mais facilmente quando visitar seu perfil, e isso aumenta as chances do vídeo se tornar relevante em outras abas da rede social.
Sempre compartilhe também nos Stories, usando figurinhas que incentivem seu seguidor a clicar no vídeo para conferir o conteúdo completo.
Recorra aos Insights para entender o que funciona
A aba Insights do Instagram deve ter um papel de destaque como ferramenta aliada à sua estratégia de conteúdo.
Por meio dela, é possível criar conteúdos cada vez melhores, já que você tem acesso ao que mais funciona e o tipo de conteúdo ou formato que não tem um desempenho tão bom.
Neste recurso, você pode verificar quantas contas foram alcançadas, quantidade de reproduções, curtidas, comentários, compartilhamentos e quantidade de perfis que salvaram o post. Com isso, você pode implementar melhorias constantes na produção do seu conteúdo.
O Reels é um recurso extremamente valioso oferecido pelo Instagram. Ignorá-lo ou não reconhecer sua importância pode ser um grande erro e colocar toda a sua estratégia de conteúdo em risco.
Mas colocando nossas dicas em prática, você poderá tirar melhor proveito dessa ferramenta e usá-la a seu favor.
Vale lembrar que nem sempre o que surte efeito com um público vai necessariamente ter os mesmos resultados em outros tipos de aplicações.
Para garantir sempre os melhores resultados, também é preciso arriscar e fazer testes contínuos para descobrir o que dá mais certo para a sua empresa de energia solar em específico.
Você já aplicou alguma de nossas sugestões na criação de seus Reels? Compartilhe conosco nos comentários o que você acha que mais funciona para você.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.