Galpão industrial. Em qualquer obra, o momento de escolher o tipo de telha é uma etapa fundamental, pois se uma decisão errada for tomada pode levar a uma série de complicações indesejadas, como infiltrações, goteiras, mofo, oxidação, etc.

Essas e diversas outras inconveniências podem comprometer a estrutura da edificação e tudo o que estiver armazenado nela, inclusive oferecendo riscos às pessoas presentes. 

Por isso, é fundamental fazer uma escolha acertada a respeito do modelo certo de telha, evitando, assim, dores de cabeça, ao mesmo tempo garantindo a segurança de todos e a otimização da produção. 

Neste artigo, você conhecerá quais são as telhas mais resistentes para galpão industrial e os principais cuidados que precisam ser tomados para tomar a decisão ideal a respeito da sua cobertura. Boa leitura! 

Como escolher o material ideal?

Na hora de definir qual será o material das telhas que irão compor a cobertura do seu galpão, é importante priorizar a qualidade. Aspectos como a durabilidade e a resistência do material devem ser considerados, pois garantem o melhor desempenho da obra por mais tempo.

Super dicas de como escolher o melhor material para seu galpão
Super dicas de como escolher o melhor material para seu galpão

A partir disso, escolha qual o modelo mais adequado para o seu projeto, observando as diversas opções disponíveis no mercado e verificando se atendem às necessidades da sua produção. Considere a dimensão do espaço que será coberto, pois isso também deve influenciar na sua escolha. 

Na dúvida entre telhas produzidas com matéria-prima de baixo custo (que naturalmente demandam mais manutenção e despesas constantes) e telhas que têm uma qualidade superior, opte pela segunda. Ainda que essa opção tenha custo mais elevado, vale mais a pena, pois diminui que você enfrente frustrações com a sua construção lá na frente. 

Considerando esses aspectos, as telhas metálicas oferecem mais vantagens que as demais quando o assunto é a cobertura de galpões industriais. Por isso, são comumente as mais sugeridas por profissionais e fornecedores do setor de construção civil. Confira mais detalhes sobre elas a seguir. 

Sobre as telhas metálicas

Um dos principais fatores que fazem das telhas metálicas uma das melhores opções para o telhado de galpões é a possibilidade de serem feitas sob medida, demandando uma quantidade menor de peças para completar a estrutura de um telhado. 

As telhas metálicas também são de fácil manuseio, transporte e instalação, e proporcionam variados tipos de curvaturas, podendo se adaptar a telhados mais baixos ou íngremes. 

Seu material também representa um grande ponto a favor, pois oferece maior resistência e durabilidade em comparação às outras opções no mercado. Podem ser galvanizadas, termoacústicas ou de galvalume. 

A telha do tipo galvalume possui um revestimento superior à galvanizada. Enquanto que esta utiliza apenas zinco em sua composição, a galvalume recebe uma blindagem composta em 55% por alumínio, 46,5% por zinco e 1,5% de silício.

Essa formulação faz com que essa telha seja quatro vezes mais resistente que a galvanizada. Por conta disso, é a escolha ideal para lugares nos quais há muita corrosão atmosférica, uma condição causada pela combinação de umidade, temperatura, chuva, ventos e substâncias poluentes.

As galvanizadas, por sua vez, são feitas de aço banhado em zinco fundido, formando esse sistema de galvanização que diminui os riscos de ferrugem e oxidação. Também apresentam boa resistência e durabilidade, e seu tempo de vida pode variar de acordo com as condições climáticas do local onde serão instaladas.

Além disso, por serem de aço, são inquebráveis, o que garante maior segurança na montagem e manutenção da estrutura. 

Outros tipos de telha para galpão

Além das telhas metálicas, há também as de concreto e fibrocimento, entre outras opções.

As de concreto são geralmente fabricadas a partir de fibras (de papel orgânico ou de vidro) impregnadas com asfalto e grânulos minerais. Têm um custo menor e demandam pouca manutenção, mas são muito pesadas para serem usadas na construção de galpões, e não tem uma boa durabilidade.

Veja exemplos dos tipos de telhas que podem ser usados nos telhados de galpão
Veja exemplos dos tipos de telhas que podem ser usados nos telhados de galpão

Tais aspectos fazem com que não seja uma das melhores opções na hora de compor a cobertura de espaços mais amplos. 

Produzidas com fibras sintéticas e cimento, as telhas de fibrocimento surgiram como uma substituição para as antigas telhas de amianto (muito usadas no passado mas que apresentavam risco à saúde).

Essa nova versão é leve e barata em comparação aos outros modelos existentes, mas o ponto negativo é que absorve calor com facilidade, e por isso deixa os ambientes muito quentes. Além disso, são peças mais frágeis, demandando manutenção frequente e substituição constante.

Além das infinitas opções de matérias-primas para fabricar as telhas, há também uma grande diversidade no que diz respeito aos seus modelos e formatos. Telhas onduladas, autoportantes e trapezoidais são algumas das variações possíveis. 

Como o próprio nome já sugere, as telhas onduladas possuem formato curvo, e algumas das mais utilizadas são as multidobras ou calandradas. São muito utilizadas para coberturas em arco, como o telhado de quadras esportivas, por exemplo.

Esse tipo de telhado requer um acabamento diferente, e as telhas onduladas são uma opção que garante durabilidade e resistência para a cobertura desse tipo de edificação. 

Já as telhas autoportantes são as mais indicadas para espaços amplos com grandes vãos, como geralmente é o caso de empreendimentos industriais e prédios comerciais, por exemplo.

Fabricadas com bobinas contínuas de aço galvanizado, galvalume ou alumínio, podem ter o tamanho especificado pelo cliente, e assim não há desperdício de material já que atendem às características de cada projeto.

São inteiriças e por isso é comum que sejam feitas no local da obra, apesar de serem fáceis de instalar. Uma vez unidas e fixadas umas às outras, conferem unidade, rigidez e um fechamento perfeito do telhado, demandando pouca manutenção. 

As telhas com formato trapezoidal são utilizadas principalmente em coberturas com plano de água reto, configurando boas opções para o telhado de galpões industriais e obras comerciais. São responsáveis pelas coberturas com maior largura útil do mercado, e assim garantem um telhado com menos cortes e emendas.

O isolamento termoacústico é importante para seu galpão?

Por fim, antes de investir nas telhas que irão compor o telhado do seu galpão, é importante decidir sobre a necessidade de isolamento termoacústico na estrutura.

Entenda a importância do isolamento termo acústico em galpão industrial
Entenda a importância do isolamento termo acústico

Esse aspecto pode ser necessário de acordo com o tipo de material que será armazenado no galpão, por exemplo, ou simplesmente como uma forma de garantir maior conforto e bem-estar aos trabalhadores que irão atuar nessa edificação no dia a dia. 

É possível investir em telhas termoacústicas, que também são chamadas de telhas sanduíche. São feitas com lâminas de aço e preenchidas com espuma de poliuretano ou poliestireno expandido.

Assim, esse tipo de telha tem condições de oferecer o isolamento térmico e acústico ideal. Por outro lado, também pode representar um custo maior para sua obra, principalmente se tratando de grandes espaços como geralmente são os galpões.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de diversas dicas sobre o assunto. 

Posts Similares

Estórias Solares