Saber como agregar valor a uma empresa ou ao serviço prestado por ela é o caminho para construir um negócio competitivo no segmento em que você atua. Para isso, é preciso pensar em estratégias para desenvolver uma marca humanizada, sem deixar de lado a conversão de vendas.
Ao fazer isso, agimos sobre a percepção dos consumidores a respeito de como se sentem em relação a uma marca ou empresa, o que pode contribuir para a sua fidelização.
As estratégias para agregar valor à empresa constituem boa parte da gestão de marcas como Microsoft, Google e Apple. Confira a seguir como agregar valor ao seu serviço assim como elas.
Faça pesquisas de mercado
Ter conhecimento a respeito de como o mercado de energia solar atua é o primeiro passo. A partir disso, você terá condições de compreender como a sua empresa deve se posicionar mediante a concorrência e o que o público procura.
Para isso, é preciso conhecer a fundo o serviço prestado e os benefícios que ele oferece, assim como ter entendimento acerca da concorrência e suas particularidades.
Esse tipo de conhecimento é valioso pois possibilita que você identifique seus pontos fortes e fracos, e trabalhe neles de forma a aprimorá-los.
Entender o diferencial que o seu serviço pode oferecer em relação aos da concorrência vai te ajudar a se posicionar da melhor forma, garantindo maior valor agregado à sua marca.
Conheça o seu público
Assim como entender o mercado é fundamental para agregar valor ao seu serviço, saber quem é o seu público também é.
O valor agregado a um serviço depende da percepção do cliente a respeito dele, das experiências vividas com a empresa e, claro, de como as características do público são utilizadas para possibilitar essa aproximação.
Procure compreender o que seu público procura e o que ele mais valoriza em um atendimento ou serviço. Saber as respostas para essas perguntas é essencial, até mesmo para evitar o risco de estabelecer uma comunicação equivocada.
Portanto, fazer uma pesquisa com os consumidores pode ser uma boa maneira de agregar valor ao seu serviço.
Por meio dessas pesquisas, é possível coletar informações que poderão determinar toda a comunicação da empresa, que deve ser baseada em uma linguagem com a qual o público se identifique.
Conhecer as dores e desejos de potenciais clientes é um passo fundamental para direcionar suas estratégias de construção de marca, personalizar sua identidade, a forma como se comunica com o público e o relacionamento que será construído com ele.
Ofereça conteúdos relevantes
Agora que você já conhece como o mercado funciona, o que seus concorrentes oferecem e as preferências de potenciais clientes, é hora de reunir todas essas informações e usá-las ao seu favor, de modo a oferecer conteúdos realmente relevantes segundo o que o público procura.
Ajudar os consumidores a estarem bem informados, conectados e certos do que procuram em uma experiência de compra aumenta as chances de priorizarem o seu serviço para fechar um negócio.
É importante usar as redes sociais a seu favor e disponibilizar conteúdo relevante para seus seguidores. Procure responder as principais dúvidas sobre energia solar, e lembre-se de sempre destacar as vantagens em optar por essa forma de geração de energia.
Ao reunir esses conhecimentos, você também pode criar campanhas personalizadas que estejam de acordo com a identidade da empresa.
Ações estratégicas de marketing podem afetar diretamente a percepção do cliente sobre a empresa, incentivando a comprar novamente ou indicá-la a outras pessoas. Isso ajuda a agregar valor ao serviço prestado e ajuda no fortalecimento da marca.
Ouça o feedback dos seus clientes
Ao ouvir o que os seus clientes tem a dizer, é possível melhorar o serviço que você oferece e agregar ainda mais valor a ele. Os feedbacks são uma maneira de obter informações valiosas que podem te ajudar a aprimorar ainda mais seu trabalho.
Com eles, você pode oferecer benefícios adicionais em cada serviço prestado ou utilizá-los para minimizar a ocorrência de certos problemas. Se você não sabe como tirar vantagem dos feedbacks recebidos, olhe para outros segmentos de mercado para se inspirar.
Recentemente, o grupo Meta determinou que o WhatsApp passaria por uma atualização para que pudesse ser acessado sem a necessidade de internet no celular.
Essa novidade na verdade foi uma maneira de acatar os pedidos dos usuários, que já vinham solicitando a disponibilização dessa facilidade há algum tempo.
Inspire-se em outras empresas e busque sempre formas de usar o feedback dos seus clientes para criar uma nova funcionalidade e agregar valor ao produto.
Mantenha contato regular com os clientes
Um erro muito comum entre profissionais e empresas de diversos setores do mercado é entrar em contato com o cliente apenas com o intuito de vender algo. Isso compromete a relação com o cliente, que precisa ter a confiança como uma de suas bases principais.
O ideal é manter um contato regular com seus clientes, indo além de uma simples relação de compra e venda.
Após uma venda, por exemplo, é importante compreender se o produto ou serviço em questão atende às necessidades do cliente, se ele ficou satisfeito com o negócio, se há alguma outra forma de ajudar, se precisa de algum tipo de suporte, etc.
Além disso, verifique se os serviços estão sendo prestados de forma adequada, ofereça informações relevantes (como por meio das redes sociais, blog e newsletter, por exemplo) e sugira soluções que podem ajudar o cliente, sem esperar nada em troca.
Com isso, você conseguirá construir uma forte relação com o cliente, de modo que ele sempre se lembre de você quando precisar de algum produto ou serviço relacionado à energia solar.
E quando os clientes se sentem felizes com a sua prestação de serviços, é muito provável que eles indiquem para outras pessoas e façam ampliar a sua popularidade.
Seja responsável em relação às solicitações de seus clientes
Durante uma negociação, pode acontecer de o cliente solicitar informações ou soluções que estão fora do seu alcance enquanto integrador solar. É seu papel buscar formas de atender às demandas que surgem, mas nem sempre isso é possível de resolver no tempo que o cliente exige.
Quando isso acontecer, é importante manter um diálogo assertivo e sincero. Se não for possível obter as informações que o cliente procura ou solucionar suas queixas imediatamente, ao menos mantenha-o informado a respeito da situação da solicitação.
Deixe claro que está fazendo o possível para solucionar o problema o quanto antes, que ainda não obteve o que queria mas que está buscando outras formas para isso.
Esse tipo de comunicação ajuda a proteger a relação com o cliente quando os problemas fogem do controle, já que você se coloca disponível e acessível e, muitas vezes, isso pode ser o suficiente para tranquilizar o cliente a respeito dos seus esforços.
Aposte em tecnologia e inovação
Manter-se atualizado em sua área de atuação é tão importante quanto qualquer outro item dessa lista, pois também interfere diretamente no seu relacionamento com o cliente.
Apostar em tecnologia e inovação é fundamental para integradores de energia solar que desejam agregar valor ao seu produto ou serviço.
Esteja sempre por dentro das últimas novidades e lançamentos, dos produtos mais eficientes e de equipamentos que estão para ingressar no mercado de energia solar.
Uma boa maneira de estar sempre atualizado e aumentar seus conhecimentos é fazer novos cursos, estudar novas técnicas e tecnologias e frequentar congressos e feiras de energia solar. A Intersolar South America e a Ecoenergy são alguns exemplos de eventos que têm muito a acrescentar para profissionais da área.
Automatizar algumas questões básicas com respostas eficientes padronizadas pode otimizar e muito a sua comunicação com seus clientes. Já que é para investir em tecnologia, use as funcionalidades do WhatsApp Business a seu favor. Clique aqui para saber como essa versão do app pode te ajudar.
Pense que cada canal de comunicação que você disponibilizar aos clientes vai te ajudar a construir essa relação de confiança e adicionar um alto valor agregado em sua prestação de serviços.
Invista no pós-venda
A experiência de um cliente com o seu trabalho não acaba quando ele adquire o serviço ou o produto comercializado. O pós-venda é outra etapa importante e que deve ser pensada com atenção, pois também faz parte da experiência do cliente com a sua marca.
Isso significa que a venda jamais deve ser vista como a linha de chegada. Mesmo depois que ela for finalizada, é fundamental manter o contato com o cliente, agradecer pela compra, oferecer suporte e mostrar-se à disposição para o que for preciso.
Esse tipo de postura demonstra o interesse por parte da empresa e faz com que os clientes se sintam mais valorizados.
Todas as dicas mencionadas neste artigo fazem parte dos esforços de gestão de marca. Ao colocar essas orientações em prática, você vai perceber como é possível alterar a percepção dos clientes, colaborar com o posicionamento da sua empresa e agregar valor aos seus serviços.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.