Mais leve, mais flexível e adaptável, a Solar TAP desenvolve soluções inovadoras para aplicações fotovoltaicas. O objetivo é tornar as superfícies já utilizadas na agricultura, no setor da construção e nos transportes cada vez mais utilizáveis. Assim, ajudando para a expansão da energia solar com células solares impressas.
Essa é mais uma prova de que a tecnologia ainda pode avançar para tornar o setor solar cada vez mais acessível e potente. Caso os estudos e testes continuem positivos, essa descoberta pode revolucionar o mercado de energia solar.
Possibilidades para células solares impressas
As energias renováveis são essenciais para o sucesso da transição energética e a desejada independência de combustíveis fósseis. Sua expansão deve, portanto, ser impulsionada de forma acelerada e massiva.
A energia fotovoltaica é um pilar importante a este respeito. De todas as energias renováveis, a fotovoltaica tem a menor pegada ambiental. Ou seja, gera significativamente mais energia do que a necessária para sua produção.
Contudo, essa expansão não significa automaticamente a construção de novos parques solares de grande escala. Há diversas possibilidades de uso das células solares impressas, que trazem maior flexibilidade de uso para novos projetos.
Um exemplo disso são os testes feitos com essa tecnologia na Alemanha com o setor agropecuário.
O potencial para isso é grande: as terras agrícolas são grandes campos com espaço para os painéis solares. Bem como, cada vez mais está comprovado o benefício do uso dos sistemas fotovoltaicos nas fazendas agrícolas. Os benefícios não são apenas na diminuição de contas de eletricidade, mas também em um melhor habitat para plantas e polinizadores.
Outro exemplo de onde as células solares impressas podem ser utilizadas são em carros elétricos. Com uma impressão em formato preciso, é possível fazer diferentes modelos de carros, independente de seu design.
O futuro do mercado de energia solar
A energia fotovoltaica requer área de superfície para produzir eletricidade. Além disso, os sistemas fotovoltaicos não podem “apenas” gerar energia verde, mas também podem oferecer outras vantagens em determinadas aplicações. Assim, gera-se múltiplos benefícios para a respectiva aplicação.
Células solares impressas baseadas em tecnologias fotovoltaicas inovadoras são particularmente adequadas para este “multibenefícios”. São facilmente moldáveis, leves e flexíveis, podendo ser personalizados em termos de cor e transparência.
Os módulos também podem ser projetados em muitas formas e designs diferentes, dependendo dos requisitos da aplicação.
As células solares impressas podem ser aplicadas em materiais como plástico, vidro ou metal, conferindo-lhes funcionalidade adicional. Isso cria um novo potencial para a expansão da energia fotovoltaica na agricultura ou no setor de construção, por exemplo, mas também pode abrir novas oportunidades no setor de transporte.
A energia solar torna-se assim utilizável em muitos lugares e pode ser integrada em estruturas existentes.
Fonte: Mirage News
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.