Arquétipos são padrões universais de comportamento humano que surgem da nossa experiência comum e estão presentes em todas as culturas. O conceito foi criado pelo psicanalista suíço Carl Jung, que argumentava que os arquétipos influenciam nossas percepções, emoções e comportamentos.
Sendo assim, podem ser usados para ajudar a compreender e se conectar com o público-alvo em campanhas de marketing e vendas, dando personalidade não apenas para a empresa, mas também para seus vendedores.
Ao adotar um ou mais arquétipos, sua equipe declara também um posicionamento, o que pode atrair o público-alvo para o processo.
Ao usar arquétipos em suas campanhas de marketing e vendas, as empresas têm a oportunidade de criar uma conexão emocional com seus clientes, melhorando a eficácia das suas mensagens e a probabilidade de conversão.
No artigo a seguir, reunimos 12 arquétipos que podem ser usados para atrair clientes de energia solar. Confira!
1 – O Inocente
O primeiro arquétipo que vamos tratar aqui é O Inocente, que recebe esse nome por enxergar bondade em tudo e em todos, projetando esse otimismo tanto em relação a si próprio quanto em terceiros. Por isso, acredita que o mundo pode ser um lugar melhor.
Como seu próprio nome já sugere, o Inocente vê o mundo com pureza e inocência. Ele é simples e capaz de identificar felicidade nas pequenas coisas, acreditando que a vida pode ser leve.
Enquanto outros arquétipos optam por soluções fora do óbvio, o inocente acredita verdadeiramente que é preciso enxergar a vida de maneira descomplicada para encontrar a melhor saída.
Um integrador solar que se adequa a esse arquétipo deve ser extremamente autêntico em sua abordagem, ganhando a confiança de seus clientes com base na sinceridade.
Suas negociações devem ser tratadas de maneira acessível e transparente, com propostas que levem ideias positivas e esperançosas às pessoas.
Algumas empresas famosas que se encaixam nesse arquétipo são a Coca-Cola, a Johnson’s e a Disney.
2 – O Sábio
Outro arquétipo muito interessante de ser utilizado por equipes de vendas é O Sábio, que está em constante busca por conhecimento e por isso está sempre aprendendo e estimulando o ato de pensar.
Ele avalia, pensa e mensura, é confiável e inteligente, e vê no conhecimento o caminho para se manter atualizado sobre tudo e chegar a vários lugares. Dessa forma, usa de seus aprendizados para controlar e validar informações, e odeia ser enganado. Preza pela verdade em primeiro lugar.
Um vendedor correspondente ao arquétipo do Sábio está sempre querendo melhorar, e acredita que ampliar seus conhecimentos é a melhor maneira para aprimorar seu desempenho.
Por isso, está constantemente atrás de cursos de vendas e eventos com o intuito de aumentar sua bagagem de conhecimento.
Ele se preocupa em oferecer conteúdos e materiais para seus clientes, promovendo essa ampliação do conhecimento em questões relacionadas às soluções com as quais ele trabalha.
Por essas razões, é mais um arquétipo que faz muito sentido para o trabalho do integrador solar. O vendedor com esse perfil é comumente visto como um consultor, já que é repleto de conhecimentos sobre o assunto.
Também por conta disso, os clientes tendem a confiar em suas considerações e decisões.
Esse arquétipo é incorporado principalmente por marcas que instigam a criatividade e aptidões intelectuais. Alguns exemplos de empresas com esse arquétipo são o Discovery Channel, CNN, Google e TED.
3 – O Herói
Se por um lado o arquétipo do Heroi é sonhador, por outro também é focado, e trabalha sempre em busca dos seus objetivos. É corajoso, disciplinado e conhecido por superar desafios, mesmo nos períodos de dificuldades.
Seu desejo e ambição de vencer todo o mal ganham destaque, mesmo em momentos nos quais é preciso tomar decisões mais ousadas.
Vendedores com esse perfil raramente demonstram fragilidade, pois não se abalam facilmente com problemas e objeções enfrentadas durante a negociação. São também muito produtivos, focados em grandes feitos e nos melhores resultados.
A resiliência, a dedicação e a admiração pela sua função também fazem parte desse tipo de vendedor. As principais empresas que trabalham com o arquétipo de Heroi são a Nike, Hummer, FedEx, entre outras.
4 – O Rebelde
Também conhecido como o arquétipo “fora da lei”, o Rebelde deseja mudar o mundo e alterar o status quo.
Por isso, empresas que trabalham com esse arquétipo vendem a imagem de que estão sempre remando contra a maré, pois não aceitam as normas impostas, querem ir além e conquistar o que parece improvável.
Alguns vendedores podem optar pelo caminho mais seguro, mas não aquele que adota o arquétipo de Rebelde em sua função. Ele não consegue aderir a esses processos e recorrentemente está transformando seus caminhos, pois gosta de fazer parte de algo inovador.
Sendo assim, é um arquétipo que não se adequa a funções carregadas de processos e burocracias, e pode acabar propondo reformulações nesse sentido, buscando novas formas de fazer o seu trabalho.
É um perfil mais inquieto, que gosta de chamar atenção, quebrar regras e apostar no que é incomum. Tradições definitivamente não o intimidam. Apple, MTV e Harley-Davidson são alguns bons exemplos de marcas que exploram bem o arquétipo do Rebelde.
5 – O Explorador
Mais um importante arquétipo explorado pelas equipes de vendas de muitas empresas é O Explorador, que odeia seguir regras e rotina e quer conhecer o mundo.
É extrovertido, aspira por liberdade e está sempre em movimento, aspectos que o fazem ser constantemente associado ao público jovem.
Como é de se imaginar, é um perfil extremamente corajoso, aventureiro e extrovertido, sempre disposto a desbravar novos lugares e possibilidades.
Em vendas, o Explorador é o perfil que se comporta de maneira mais ousada para conquistar novos clientes. Como seu ímpeto é de explorar, pode acabar explorando caminhos diferentes dos demais vendedores.
Empresas que exploram esse arquétipo buscam incentivar seus consumidores a descobrir novos mundos e a experimentar o novo, o que também tem muito a ver com o investimento em energia solar fotovoltaica e a autonomia que esse perfil geralmente procura.
É também um grande entusiasta das inovações tecnológicas, o que faz dessa uma opção ainda mais interessante para o mercado de energia solar.
Marcas que investem nesse arquétipo são o que não faltam, sendo Jeep, Levis e Starbucks as principais.
6 – O Mago
Como seu nome já sugere, esse arquétipo personifica a sabedoria mágica, que recorre à ciência, religião e tecnologia para compreender os mecanismos que gerem as pessoas e as coisas no universo.
É, portanto, um perfil motivado pelo desejo de transformação, já que ele é, propriamente dito, um catalisador de mudança.
É explorado principalmente por produtos ou serviços que curam ou que, por sua capacidade altamente tecnológica de transformação, são surpreendentemente inovadores. São empresas geralmente relacionadas à racionalidade e ao bem-estar.
O arquétipo do Mago não se deixa levar pelo óbvio. Ele está sempre em busca do que não pode ser explicado, e busca maneiras criativas de resolver suas dificuldades e problemas. Foge do senso-comum e entrega propostas que são realmente inovadoras e interessantes.
Em vendas, o Mago é representado pelo vendedor que busca meios incomuns de oferecer soluções aos seus clientes, sempre na tentativa de surpreender e superar as expectativas. É corajoso, intuitivo, carismático e gosta de improvisar.
Sem dúvidas, a empresa que melhor conseguiu trabalhar esse arquétipo até hoje é a RedBull, mas há também outras opções nas quais se inspirar, como Absolut Vodka e Mastercard.
7 – Pessoa Comum
Em meio a muitos arquétipos inovadores, surpreendentes e que gostam de fugir do óbvio, temos um que talvez seja um pouco inesperado: o arquétipo da Pessoa Comum. Pode ser descrito como um perfil que não gosta de chamar muita atenção para si, e tem uma imagem mais leve e assertiva.
Vendedores que correspondem a esse tipo de arquétipo são empáticos, democráticos e tem pouca vaidade, pois não querem se destacar. Estão preocupados em estabelecer uma conexão verdadeira com seus interlocutores, pois tem a pretensão de sentir que pertencem a um grupo.
São quase sempre associados a sentimentos tranquilos, não assumem riscos e se preocupam em implementar abordagens acessíveis, que possam gerar uma maior identificação com outras pessoas. Em geral, são pessoas mais reservadas, comprometidas e que gostam de rotinas estruturadas.
O vendedor desse arquétipo é aquele famoso “gente como a gente”, sabe? Para gerar essa impressão, usa uma linguagem acessível e gera identificação mais facilmente.
Algumas empresas que exploram esse arquétipo com maestria são Havaianas, Hering e Cerveja Brahma.
8 – O Amante
Grande apreciador da beleza, da sensualidade e da intimidade, o arquétipo do Amante é conhecido por valorizar as relações interpessoais.
Por conta disso, está sempre tentando se aproximar das pessoas e usando de suas qualidades para fazer com que elas tenham uma experiência única e intensa.
Vendedores que utilizam o arquétipo do amante são aqueles que tratam seus clientes com exclusividade, oferecendo um atendimento totalmente personalizado para construir uma relação mais íntima. São atrativos e confiantes, e passam essa confiança através da sua experiência de vendas.
A Dior e a Chanel são as principais exploradoras deste arquétipo.
9 – O Bobo da Corte
O bom humor é a chave do arquétipo do Bobo da Corte, que é caracterizado por ser engraçado, alegre e com uma aura leve. Ele diverte todos ao seu redor, e consegue transformar um ambiente em um lugar mais agradável.
O Bobo da Corte deseja ser bem aceito, o que é fácil devido a sua espontaneidade e jeito leve de encarar as situações. Ao encarar funções que envolvem processos complicados e tediosos, consegue, com inovação e informalidade, torná-los mais agradáveis de serem executados.
Vendedores que exploram esse arquétipo são despreocupados, e conseguem encantar os clientes facilmente devido a sua simpatia e bom humor. É o mais extrovertido arquétipo de vendas, no entanto, não é motivado pelos resultados.
É uma figura extremamente acessível, o que também é muito positivo para que as pessoas se sintam confortáveis em sua presença.
Fanta, Pepsi e Skol são alguns bons exemplos de empresas que brincam constantemente com a figura do Bobo da Corte para se aproximar mais de seus clientes.
10 – O Cuidador ou Prestativo
Esse arquétipo tem como princípio prover bem-estar e cuidados a terceiros. Diz respeito a pessoas que se sentem confortáveis em ajudar outras e resolver seus problemas, por isso, é comumente relacionado aos prestadores de serviço.
Suas principais características são a empatia e o cuidado, que fazem com que empresas que exploram esse arquétipo estejam focadas em fazer com que seus processos sejam personalizados e diferenciados.
Esse arquétipo representa o vendedor que oferece todo suporte e atenção para seus clientes, da forma mais humanizada possível. É altruísta, generoso e busca sanar as necessidades de todos. Por conta disso, gera uma experiência única para seus clientes.
Alguns exemplos de marcas que exploram o arquétipo do Prestativo são a Amazon, Buscapé, Porto Seguro, etc.
11 – O Criador
Temos aqui mais um arquétipo marcado pela criatividade, grandes ideias e imaginação: o Criador. É representado por pessoas com fortes traços artísticos, que vêem oportunidades em tudo. Ele está sempre em busca de novos projetos, algo que seja único e relevante.
Não há barreiras para os vendedores que correspondem a esse arquétipo. Eles estão sempre em busca de novas ideias e soluções para os problemas de seus clientes. São incansáveis.
As empresas que representam esse arquétipo com eficiência são Lego e Netflix.
12 – O Governante
Esse arquétipo é responsável e está sempre no controle, e por isso é considerado um líder nato. É persuasivo e consegue se expressar com muita facilidade. Não assume riscos desnecessários, e até mesmo um pouco previsível. Ainda assim, sua postura faz com que ele seja respeitado e temido.
É um perfil justo e sério, correspondendo a vendedores que sabem lidar com tranquilidade com objeções, sem perder o controle da negociação.
Eles sabem exatamente o que precisa ser feito para que seus clientes fechem negócio, sabem se portar bem nas mais diversas situações e conseguem influenciar pessoas com facilidade. Por conta disso, conseguem fechar negócios com mais rapidez.
É, portanto, uma inspiração a ser seguida no segmento de vendas, comumente utilizada pelos líderes, que se colocam à frente nas tomadas de decisão para conquistar poder, reconhecimento e status.
As empresas que conseguem tirar o melhor proveito do arquétipo de Governante são Microsoft, IBM e Mercedes-Benz.
Agora que você já conhece os principais arquétipos usados em vendas, é hora de analisar o melhor caminho a ser seguido.
Sua empresa não precisa adotar integralmente e apenas um arquétipo, mas recomenda-se usar no máximo três, sendo um deles com presença mais forte e marcante, e outros que sirvam para dar suporte à marca.
Com isso em vista, sua empresa já pode começar a traçar quais serão as estratégias de comunicação a serem implementadas de acordo com o arquétipo escolhido. A abordagem precisa ser adotada em todos os pontos de contato para fazer sentido e não deixar o consumidor confuso.
Conseguiu visualizar melhor a aplicação dos arquétipos para o segmento de vendas? Qual deles você acha que resume melhor sua empresa? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.