O setor rural é atualmente o terceiro com maior número de conexões e produção de energia solar no Brasil. São mais de 64 mil sistemas fotovoltaicos instalados no campo, totalizando mais de 1,2 gigawatt (GW) de potência instalada. 

Com a instabilidade no valor das contas de luz e os ganhos de rentabilidade dos sistemas fotovoltaicos, as expectativas em relação à energia solar no agronegócio para os próximos anos são bem altas.

Confira a seguir 10 vantagens que essa forma de geração de energia proporciona ao agronegócio. 

1 – Maior autonomia para o produtor 

As atividades do agronegócio fazem uso da energia elétrica para quase toda a sua produção. No entanto, como muitas propriedades se encontram afastadas dos centros urbanos, podem sofrer com a ineficácia do serviço local de distribuição de eletricidade. 

Com a instalação de um sistema fotovoltaico em sua fazenda, o produtor evita essa dor de cabeça, já que corre menos riscos de enfrentar apagões e falhas na distribuição de energia. Assim, terá eletricidade sempre disponível sem precisar se preocupar com o alto custo dos geradores a diesel.

Energia solar no agronegócio: Maior autonomia para o produtor
Energia solar no agronegócio: Maior autonomia para o produtor

Ao optar pelo investimento em energia solar, o produtor fica livre da dependência de outras fontes de energia. Como há diversos tipos de sistemas fotovoltaicos, é possível escolher entre a conversão de créditos energéticos a partir da energia excedente (sistemas on grid) e armazenamento de energia através do banco de baterias (sistemas off grid).

Dessa forma, o produtor tem garantia de fornecimento energético, mesmo durante períodos com falta de claridade.

Como a interrupção no abastecimento de energia pode gerar diversos prejuízos à produção do agronegócio, a autonomia promovida pela energia solar é uma das principais vantagens dessa tecnologia. 

2 – Economia nas contas de luz

Os altos valores nas faturas de energia se tornaram uma preocupação de muitos brasileiros, fazendo com que a procura por formas alternativas de geração de energia aumentasse bastante de uns anos para cá. 

A economia que a energia solar proporciona é sem dúvidas uma das suas vantagens mais atraentes, principalmente na área rural, onde os valores podem ultrapassar a inflação.

Com sua produção agrícola ou pecuária movida por um sistema fotovoltaico, suas despesas tendem a reduzir drasticamente, e a fatura de energia deve se manter com valores baixos e estáveis. 

No caso de sistemas on grid, você pode obter até 95% de economia, pagando apenas a taxa pela ligação com a distribuidora. Ao optar por um sistema off grid, a economia pode ser de até 100%. 

3 – Possibilidade de investir em outros setores

Com a economia obtida através da instalação de um sistema fotovoltaico, você pode aproveitar para fazer novos investimentos e aumentar sua competitividade no mercado rural. Essa é uma oportunidade para deixar o produtor motivado e investir em novos modelos sustentáveis.

Possibilidade de investir em outros setores
Possibilidade de investir em outros setores

Um bom exemplo é a agricultura de precisão,  cujo objetivo consiste em aumentar a produção com maior eficiência e sustentabilidade dos recursos econômicos e ambientais. Essa metodologia tem aproveitado os pontos positivos da energia solar e se fortalecido dentro do setor. 

Além disso, a energia solar permite também o investimento em sistemas de automação para monitoramento de dados, entre outras tecnologias. Isso torna o trabalho na agropecuária mais eficaz, além de facilitar a tomada de decisões.

4 – Facilidade na instalação e manutenção

Ao investir em inovações no setor do agronegócio, muitos produtores já imaginam grandes mudanças, diversos riscos e alguma dor de cabeça. Quer uma ótima notícia? Com a instalação de um sistema fotovoltaico, você pode ficar tranquilo, pois se trata de um processo rápido, simples e muito prático. 

A montagem dos painéis solares e dos quadros elétricos não prejudica a produção. Tudo isso pode ser realizado em questão de poucos dias, dependendo do tamanho do projeto fotovoltaico em questão.

Além disso, há pouca necessidade de manutenção, que pode ser realizada a cada seis meses para remover o acúmulo de dejetos e poeira, mantendo o bom desempenho do sistema fotovoltaico. 

5 – Alta durabilidade dos equipamentos

O alto investimento envolvido na compra e instalação de um sistema fotovoltaico pode ser uma de suas principais limitações. No entanto, ao calcular o custo-benefício, rapidamente se verifica como vale a pena.

Alta durabilidade dos equipamentos
Alta durabilidade dos equipamentos

Os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico tem uma garantia padrão de eficiência de pelo menos 25 anos, funcionando com 80% do seu desempenho original. Sendo assim, investir em energia solar significa ter eletricidade praticamente de graça por cerca de duas décadas. Nada mal, não é?!

6 – Diversas possibilidades na instalação

Outra grande vantagem da energia solar referente à instalação no campo é a diversidade de possibilidades onde acomodar os painéis solares. Com a grande disposição de espaço nas propriedades rurais, os equipamentos podem ser instalados não apenas no telhado, mas também no solo ou até mesmo em lagoas. 

Para energia solar residencial e industrial, o mais comum é que os painéis sejam instalados nos telhados das edificações, pois a extensão da cobertura costuma ser suficiente para atender a demanda de energia do local. 

No caso das fazendas, no entanto, as coberturas disponíveis podem não suprir a grande demanda por eletricidade. Mas isso não chega a ser um problema, justamente pela possibilidade de que sejam instalados no solo ou, em alguns casos, até mesmo acima da água. Isso é uma ótima vantagem para o produtor, que dessa forma não precisa comprometer o espaço disponível para o pasto ou plantio.

7 – Variedade de aplicações

A  energia solar pode ser utilizada de diversas formas no agronegócio, todas elas garantindo economia nas contas de luz e geração de energia limpa e renovável, sem poluir o meio ambiente.   

Uma das principais atividades que demanda energia no campo é o bombeamento de água, que geralmente é utilizada para abastecer a sede da fazenda, a instalação dos animais, projetos de irrigação, entre outros. Com a energia solar, o grande diferencial é que você pode mover o bombeamento da água para onde quiser, desde que tenha uma fonte de água limpa por perto.

Variedade de aplicações
Variedade de aplicações

Se na sua propriedade há criação de gado ou outros animais, então você já sabe da importância das cercas elétricas. Utilizando energia solar, o eletrificador que compõe a cerca converte a carga recebida em pequenos pulsos de duração e alta voltagem. Assim, quando um animal encosta na divisória, o choque não o machuca gravemente.

A irrigação também é extremamente importante, tanto para o plantio quanto para a criação de animais. Isso significa que tanto agricultores quanto pecuaristas podem fazer bom uso da energia solar. Essa é uma alternativa mais barata e sustentável para irrigar todo o espaço necessário.

Não vamos esquecer das tarefas mais banais e cotidianas, como o uso de aparelhos domésticos, portões eletrônicos, alarmes, ar-condicionado e a iluminação propriamente dita. Ter uma boa distribuição de iluminação interna e externa na fazenda é fundamental.

Com a energia solar, você pode até mesmo ampliar os pontos de luz sem aumentar os gastos de energia.

8 – Linhas de financiamento exclusivos

Um dos principais atrativos da energia solar para o agronegócio são as facilidades através de linhas de financiamento exclusivas, que diversos bancos atualmente oferecem para viabilizar o investimento. 

Essa é uma forma de incentivar a produção de energia limpa e renovável, proporcionando várias facilidades e benefícios para o produtor rural que fará uso dela. Muitos bancos oferecem linhas de crédito específicas para esse fim, visto que, sendo uma energia limpa, é um projeto que beneficia a todos.

9 – Retorno sobre o investimento realizado

Como dito anteriormente, quem põe no papel os custos envolvidos e a economia obtida com a energia solar facilmente observa como vale a pena. Isso tem a ver também com o retorno sobre o investimento, já que a tecnologia se paga, em média, em cerca de 5 a 8 anos

Retorno sobre o investimento realizado
Retorno sobre o investimento realizado

Assim, em pouco tempo é possível ver o retorno do valor investido. Além da economia na fatura de energia desde o primeiro mês após a instalação, seu negócio passa a lucrar com o sistema instalado. 

10 – Marketing verde

Cresce cada vez mais a preocupação das pessoas a respeito da procedência dos produtos e serviços que consomem. Isso envolve, principalmente, a consciência ecológica, já que o compromisso em preservar a natureza nunca antes esteve tão em alta. Empresas que investem em desenvolvimento sustentável acabam saindo na frente e ganhando vantagem competitiva no mercado. 

Por conta disso, a energia solar no agronegócio é uma ótima forma de atrair novos clientes e investidores, e representa uma excelente escolha para os agricultores que desejam expandir suas marcas. Investir nesse tipo de tecnologia é uma forma de modernizar seu negócio e se comunicar com os mais diversos clientes. 

São infinitas as formas de se beneficiar com a energia solar. Investir em energia sustentável é mais uma maneira de apostar no futuro do seu negócio. 

Energia Solar em Propriedades Rurais com a Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar na sua propriedade rual e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares