Poucas pessoas sabem disso, mas é possível compartilhar energia solar, ainda que seja preciso seguir algumas regras. A ideia, além de legal, é aprovada pela Aneel — Agência Nacional de Energia elétrica —, podendo facilitar a vida de inúmeros consumidores.

Em especial, essa é uma estratégia válida para o momento atual, em que as tarifas de eletricidade sobem cada vez mais. Mas, para aproveitar de seus benefícios, é preciso saber como tirar o plano do papel.

Para entender melhor todo esse conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá conferir não somente o funcionamento, mas também as regras e as vantagens de apostar em tal prática.

Compartilhar energia solar: o que é isso?

Ao ouvir a expressão pela primeira vez, pode soar estranho pensar em compartilhar energia solar. Mas, ao pesquisar um pouco, você perceberá que essa é uma ideia excelente e que torna acessível essa fonte renovável de eletricidade. A regra de compartilhamento foi criada pela própria Aneel em 2015 por meio da resolução normativa 687/2015.

créditos de energia fotovoltaica -  maos dadas

Na prática, o intuito da medida é possibilitar que diferentes imóveis usufruam de um mesmo sistema gerador de energia. A principal justificativa para isso está no excedente energético que os equipamentos fotovoltaicos produzem. Somente com isso, já possível abastecer mais uma residência e assim dividir os custos de todo o investimento.

Como compartilhar energia solar?

Como explicado acima, a resolução 687/2015 foi a medida que permitiu que aos consumidores compartilhar energia solar. Para isso, foram criadas três modalidades distintas, as quais têm como objetivo atender às diversas necessidades da população brasileira.  Dessa forma, é interessante compreender mais afundo cada uma delas para analisar qual se encaixa melhor em sua situação.

como compartilhar energia solar

Autoconsumo remoto

Provavelmente o modelo mais conhecido pelas pessoas é o autoconsumo remoto, no qual os dois imóveis pertencem ao mesmo dono. Independentemente de ser uma pessoa física ou jurídica, é possível utilizar de um sistema fotovoltaico em um local e compartilhar a energia solar para outro.

Assim, é uma estratégia inteligente para quem tem placas fotovoltaicas em casa e deseja utilizar os créditos em sua empresa. Outro exemplo pode ser de famílias que possuem uma casa de praia ou de campo.

Geração compartilhada

Se você não possui mais de um imóvel em seu nome, não significa que não pode se aproveitar da energia solar. Para isso, há a geração compartilhada, uma modalidade em que diversas pessoas se unem via consórcio ou cooperativa.

Aqui, essa união possibilita que todos possam dividir os custos da geração e se aproveitarem de seus benefícios. Normalmente a unidade geradora é separada dos imóveis, ocupando um terreno somente para gerar energia por meio da radiação solar.

Condomínio solar

Por fim, há uma outra possibilidade para quem deseja desfrutar das vantagens de compartilhar energia solar. Este é o condomínio solar, um empreendimento que abrange diversas unidades consumidores, sendo que cada uma representa uma fração da energia gerada. É uma técnica comum em condomínios de apartamentos e casas, já que beneficia a todos os moradores. Na prática, o sistema gera a energia solar, e cada unidade responde por sua parcela, inclusive as áreas comuns do condomínio.

Quais as regras para compartilhar energia solar?

Obviamente que todas essas possibilidades não viriam sem nenhuma contrapartida por parte da Aneel. Assim, é evidente que a agência criou algumas regras para que esse processo fosse realizado da maneira correta. Tais exigências podem variar de acordo com a modalidade escolhida, mas, em geral, pode-se colocar como as principais as que seguem.

regras para geração compartilhada - Livros sobre a mesa
  • Mesma titularidade de CPF ou CNPJ para o autoconsumo remoto;
  • Mesma concessionária e mesma área de cobertura;
  • Possibilidade de união entre 2 ou mais consumidores, pessoas físicas ou jurídicas;
  • Possuir unidade consumidora com microgeração distribuída para a geração compartilhada;
  • Ponto de geração distinto do local em que a energia excedente será utilizada.

Quais as vantagens de compartilhar energia solar?

Com todo o conhecimento adquirido nos parágrafos acima, chega a hora de entender os benefícios dessa estratégia. Obviamente, algumas das vantagens já são de conhecimento público, enquanto outras surpreendem os menos antenados. Assim, destacam-se como principais pontos positivos de aderir a esse compartilhamento os seguintes.

Sustentabilidade

Não há dúvida alguma que a geração de energia solar é muito mais sustentável que a que o Brasil utiliza atualmente. Além de uma fonte natural e renovável, ela traz menos impactos ao meio-ambiente. E é por conta deste fator que muitos consumidores estão optando por compartilhar energia solar, como uma forma de melhorar seus hábitos de vida. Em especial, os mais jovens apresentam um pensamento de maior preocupação com pontos relativos a este tópico.

sustentabilidade de compartilhar energia solar

Segurança

Quando se fala em segurança, há alguns fatores que devem ser destacados no que se refere às placas solares. Primeiramente, há uma previsibilidade na conta de luz, o que garante uma segurança financeira para não uma, mas diversas famílias.

Além disso, este é um sistema com alta durabilidade, já que as fabricantes tendem a oferecer garantia de até 25 anos, 40 se feita a manutenção correta. Por fim, deve-se considerar que, instalada junto a especialistas, este é um equipamento que tende a dar poucos problemas aos usuários.

Economia

Com certeza seria impossível falar de compartilhar energia solar e não citar a economia. Como dito acima, a previsibilidade dos gastos é um grande benefício, mas não o único dessa estratégia. É preciso considerar que este é um sistema com alto investimento, mas que se paga com o passar do tempo.

Dessa forma, em alguns anos você já terá recuperado seu dinheiro e passará a realmente economizar. E, especialmente em tempos de seca e tarifas elétricas mais altas, poderá ver o poder que o sol pode ter em sua conta bancária.

economia de dividir conta de luz - carteira com dinheiro

Aproveitamento

A economia citada acima estava mais focada em seu bolso, mas pode também ser atrelada aos recursos. Aqui, destacam-se pontos em que a energia solar favorece a sustentabilidade e reduz as perdas.

Isso porque a geração compartilhada garante um sistema de créditos energéticos, os quais podem reduzir as despesas da concessionária. Tanto em mão de obra quanto em equipamentos e monitoramento, há diversos pontos que são afetados por essa utilização comunitária.

Como investir no compartilhamento de energia solar?

Se você gostou de tudo o que leu até aqui, deve estar se perguntando sobre como compartilhar energia solar. Com tantos benefícios, afinal, investir na prática é vantajoso para você, seu bolso e a sociedade ao seu redor. Para isso, é preciso primeiramente entender qual das modalidades melhor se encaixa em sua situação.

como compartilhar energia solar

Além disso, você deve verificar quais as possibilidades para sua região, visto que nem todas as opções estão disponíveis em todo o país. Dessa forma se munir de informação é a melhor dica, de preferência junto a especialistas do setor. E, se precisar adquirir o equipamento, lembre-se de buscar por opções inteligentes de financiamento para o projeto.

Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

  • Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
  • Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
  • Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
  • Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
  • Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
  • Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.

Posts Similares