A geração de energia solar é uma novidade relativamente recente no Brasil, e por isso ainda tem muito espaço para crescimento e adesão de consumidores. Desde residências e comércios até grandes indústrias podem investir nessa tecnologia e usufruir das diversas vantagens oferecidas.
Por ser algo novo no Brasil, conseguir clientes no segmento pode ser considerado um desafio, mas colocando algumas estratégias em prática essa tarefa pode ficar mais simples. Confira a seguir!
Mantenha-se atualizado sobre as novidades do setor
O mercado da energia solar está em constante crescimento e, consequentemente, cada vez mais concorrido. Por isso, é fundamental estar em dia com as atualizações do ramo energético, garantindo uma vantagem competitiva em relação à concorrência.
Estudo e aprofundamento na área, nos lançamentos e nos melhores tipos de produtos disponíveis no mercado é indispensável para se sobressair e garantir o progresso de um negócio.
Estando por dentro de tudo, sua empresa se tornará uma referência no segmento, assim fica mais fácil bater metas e fomentar estratégias eficazes para aumentar as vendas e contratação de serviços em energia solar.
Manter-se atualizado sobre as inovações na área é uma forma de mostrar que tem domínio no assunto, passando segurança ao cliente e criando com ele uma relação de confiança para o consumo do seu produto.
Consumidores em geral sempre vão preferir fechar negócio com quem se mostra expert na área, pois assim têm mais segurança de que estão fazendo um bom acordo.
Para garantir que clientes em potencial desenvolvam essa percepção sobre você, é importante mostrar os diferenciais do seu trabalho. O que faz de você ou da sua empresa uma melhor opção em relação à concorrência? É preciso mostrar que você conhece os problemas dos seus clientes e tem a solução ideal para resolvê-los.
Para desenvolver ainda mais esse discurso, é interessante estar por dentro do que os concorrentes estão fazendo, as estratégias e abordagens que utilizam. Tudo isso vai servir de parâmetro para que você desenvolva suas vendas.
Identifique qual o tipo de cliente e a persona ideal para o nicho de energia solar
A definição do perfil de cliente ideal é uma das etapas de segmentação mais importantes para o marketing de uma empresa. Também conhecido como ICP (Ideal Costumer Profile), é uma metodologia que busca entender quem é o “melhor cliente” para a sua empresa, ou seja, quem possui o perfil que mais se encaixa com os serviços ou produtos oferecidos.
Através dessa estratégia, é possível definir quais tipos de clientes exigem menos esforço para concluir uma venda, gerando assim mais receita. São considerados clientes mais “fáceis” para fechar um bom negócio. Com as informações do seu cliente ideal, você pode desenvolver um funil de vendas mais elaborado e assertivo com o intuito de alcançar esses perfis.
A persona, por sua vez, é uma representação específica e fictícia do cliente ideal. Serve para conhecer o seu cliente de maneira mais profunda, pois é desenvolvido um perfil próximo da realidade, com definição de aspectos como comportamento, idade, cargo e hábitos.
Para entender sua persona, procure compreender quais suas necessidades, expectativas, limitações e preocupações, entre outros aspectos.
Tenha sempre em mente a importância de que a sua comunicação vá ao encontro do que o cliente procura. Com isso, há mais chances de realizar uma conexão real, que potencializa as chances de uma venda. Tudo isso ajuda seu negócio a ter um propósito bem definido, para que consiga de fato entregar algo de valor aos interessados em seu trabalho.
Atraia e convença com conteúdo de qualidade
Providenciar a presença digital da sua empresa nas redes sociais é algo indispensável hoje em dia. Afinal, grande parte dos consumidores busca na internet uma solução para os seus problemas.
Certifique-se de que sua empresa ofereça conteúdo de qualidade em suas plataformas, para atrair aqueles que procurarem por soluções em energia solar. Isso te ajuda a se posicionar como referência no segmento, mostrando a eficiência e o profissionalismo do seu trabalho.
Um conteúdo bem desenvolvido passa por toda a jornada de compra de um cliente, que faz parte dos fundamentos em marketing. É preciso ter em mente que o cliente passa por momentos específicos antes de realizar a compra de fato.
Primeiro, é importante atrair e ensinar o cliente sobre a solução que você oferece, disponibilizando explicações a respeito da instalação de painéis, custo-benefício e segurança, por exemplo.
Em seguida, é hora de ajudar o cliente a compreender que tem um problema. No segmento de energia solar, o problema muitas vezes tem a ver com o preço pago pela energia elétrica, a falta de autonomia energética, as falhas de distribuição da rede e a preocupação com o impacto causado no meio ambiente.
Posteriormente, ofereça uma solução condizente a essas questões através dos produtos e serviços que sua empresa oferece. Isso deve ajudar o cliente na tomada de decisão de compra.
Além das redes sociais, invista também em blogs corporativos para melhor desenvolver o conteúdo sobre os serviços oferecidos.
Antes de optar por um produto, a maioria dos consumidores faz pesquisas online para sanar as suas dúvidas, e ninguém melhor que você para responder essas perguntas através de materiais ricos e que possam conduzi-lo na decisão de compra.
Essas estratégias fazem parte do marketing de conteúdo, que cria valor nutrindo o público através de informações de qualidade, possibilitando o aumento das vendas e captação de novos clientes.
Priorize a qualidade do serviço de energia solar
Entre pagar um valor abaixo do mercado por um serviço que oferece apenas o básico e pagar um pouco a mais por um serviço completo, eficiente e que te passe mais confiança, qual você escolheria?
Boa parte dos consumidores tende a escolher a segunda opção, por acreditar que nem sempre vale a pena investir no mais barato, já que isso pode significar dores de cabeça no futuro.
O investimento em energia solar é algo de grande importância, com potencial para diminuir os gastos e transformar a forma de consumo em uma residência ou empresa. A vida útil de um sistema fotovoltaico de qualidade é de pelo menos 25 anos, por isso vale a pena ter um cuidado especial na hora de fechar um negócio com uma empresa do setor.
Sendo assim, saem na frente as empresas que se preocupam em oferecer um serviço de qualidade, com atendimento eficaz, assertivo e profissionais engajados em te orientar sempre que necessário. Isso vale também para o pós-venda, uma etapa tão importante quanto as anteriores.
Mesmo com todas as estratégias que o marketing oferece, um cliente satisfeito continua sendo a melhor propaganda, e pode ajudar a fechar ainda mais negócios.
Implementando as dicas deste artigo, você agrega mais valor a sua marca. Isso vai muito além do serviço, incluindo também a experiência do cliente e a relação de confiança desenvolvida durante o processo de compra.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos comentários desse post para te ajudarmos.