O marketing de conteúdo tem se destacado nos últimos anos como uma estratégia eficaz para atrair e fidelizar clientes. Cada vez mais empresas estão investindo nesse recurso, por verem nele uma ótima forma de se firmar no segmento em que atuam.
Quando aplicado ao mercado de energia solar, pode gerar resultados muito satisfatórios, já que o interesse em fontes de energia renovável vem crescendo e a busca por informações sobre o tema é cada vez maior.
Assim, produzir conteúdo relevante e informativo sobre energia solar pode ajudar a educar o público, esclarecer dúvidas e criar um relacionamento de confiança com potenciais clientes.
Neste sentido, o marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta essencial para vender energia solar e garantir a rentabilidade e sustentabilidade financeira da sua empresa.
Confira a seguir mais detalhes sobre o marketing de conteúdo, e como aplicá-lo na abordagem de vendas de energia solar.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo atrair, envolver e fidelizar clientes por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso.
Essa abordagem se diferencia do marketing tradicional, que foca principalmente na promoção de produtos e serviços, porque busca estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes, oferecendo informações úteis e que sejam do seu interesse.
O foco do marketing convencional é realizar vendas a curto prazo, enquanto que o marketing de conteúdo tem uma abordagem de médio e longo prazo.
Seu objetivo é conquistar a confiança do público até que ele entenda que determinada marca é capaz de entregar as soluções que ele realmente precisa ou procura.
A produção de conteúdo pode ser realizada em diversos formatos, como textos para blogs, vídeos, infográficos, podcasts, e-books, entre outros.
O importante é que o conteúdo seja útil para o público-alvo da empresa, com informações que possam ajudá-lo a resolver problemas, tomar decisões ou simplesmente se manter informado sobre um determinado assunto.
O conceito de marketing de conteúdo é relativamente novo. Passou a ser debatido apenas no século XXI, quando estudos, análises e experimentos sobre o assunto começaram a ser realizados.
Mas a verdade é que essa estratégia já era utilizada antes mesmo da era digital. Ou seja, era aplicada de maneira offline.
Em 1895, a John Deere (que é líder no segmento de máquinas agrícolas) passou a publicar uma revista intitulada “The Furrow”, que segue em circulação até hoje e por meio da qual a empresa compartilha conteúdos relacionados à agricultura.
Já nessa época a marca entendia que o segredo estava em focar no que os seus clientes precisavam, deixando seus produtos inicialmente de lado, se assim fosse preciso.
Nem todos os leitores da revista possuíam tratores da John Deere, mas, ao ler os conteúdos da revista, passaram a identificar problemas que, até então, não sabiam que tinham.
E o que isso significa? Caso esses leitores, no futuro, decidissem fazer uma compra, provavelmente dariam preferência para uma marca de confiança.
Nesse sentido, por que não optar justamente pela empresa que os manteve informados durante esse tempo todo e ajudou a identificar seus problemas?
Dessa forma, a revista da John Deere cumpre, desde as suas primeiras edições, o propósito de educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra.
A The Furrow foi uma das primeiras referências de marketing de conteúdo, e com base nos seus fundamentos muitas outras marcas passaram a fazer uso dessa prática.
Continue a leitura para saber mais sobre os benefícios que o marketing de conteúdo oferece.
Quais as vantagens de investir em marketing de conteúdo?
Cada vez mais e mais empresas estão implementando essa estratégia em suas abordagens e colhendo os frutos que ela oferece. Algumas das principais vantagens do marketing de conteúdo são:
Atrair novos leads com marketing de conteúdo
Por meio da criação de conteúdo de qualidade e relevante, você conseguirá atrair pessoas que estão buscando informações sobre energia solar e que ainda não conhecem a sua empresa.
Além de atrair pessoas interessadas em investir em energia solar, investir em marketing de conteúdo é também uma forma eficaz de gerar leads, que é atualmente o objetivo principal de 64,7% das empresas nacionais, segundo a Rock Content.
A plataforma, que é uma das principais referências brasileiras em marketing, também afirma que é possível conseguir 3,2 vezes mais leads fazendo marketing de conteúdo.
Fortalece a marca
A produção de conteúdo de qualidade e relevante possibilita que sua empresa fortaleça a sua marca como uma referência em seu segmento de atuação, criando autoridade e credibilidade no mercado.
A isso dá-se o nome de Brand Awareness, que é o quanto uma marca é reconhecida pelo público e associada aos seus valores e produtos/serviços.
O marketing de conteúdo ajuda a aumentar essa percepção: ao produzir conteúdo de valor, a empresa se torna mais presente na vida do consumidor, aumentando o reconhecimento e a associação com a marca.
Gera mais tráfego para o site
Se sua empresa precisa melhorar o tráfego do site, investir em marketing de conteúdo pode ser a solução.
Conteúdo relevante e bem produzido ajuda a aumentar o tráfego do site da empresa, já que, ao se deparar com informações interessantes, tendem a compartilhá-las e recomendá-las a outras pessoas.
Esse é o melhor caminho para posicionar seu site na primeira página do Google, o principal caminho para levar novos clientes até você. Empresas que utilizam Marketing de Conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais visitas em seu site, segundo a Content Trends.
Educa o mercado
Como mencionado anteriormente, muitas pessoas ainda não estão por dentro das vantagens da energia solar ou de como ela funciona. Nesse contexto, o marketing de conteúdo pode ser de grande utilidade, servindo para educar o mercado a esse respeito e esclarecendo dúvidas sobre o assunto.
Ao criar conteúdos de qualidade, você conseguirá contornar objeções e aumentar a satisfação dos clientes, possibilitando que eles tomem uma decisão de compra com total consciência a respeito do seu produto ou serviço.
Aumenta as vendas com marketing de conteúdo
Ao fornecer informações úteis e relevantes sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa, você cria relacionamentos de confiança com seus clientes e, consequentemente, aumenta as vendas.
Toda empresa quer melhorar suas vendas, embora esse nem sempre seja o objetivo principal de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Ainda assim, ao atrair novos leads, educá-los e guiá-los por todo o processo de compra, você certamente observará uma considerável melhora em relação às suas vendas, já que os consumidores estarão mais preparados para tomar uma decisão e darão preferência à empresa que os ajudou nessa jornada.
Esses são apenas alguns dos principais benefícios que o marketing de conteúdo pode oferecer para a sua empresa de energia solar. Confira a seguir como alcançar seus objetivos usando essa estratégia.
Como usar o marketing de conteúdo para vender energia solar?
A conscientização sobre a importância da utilização de fontes de energia renovável tem aumentado significativamente nos últimos anos, e muitas pessoas estão buscando informações sobre como implementar essa tecnologia em suas residências ou empresas.
Com isso, a produção de conteúdo relevante e informativo pode ajudar a educar o público, esclarecer dúvidas e criar um relacionamento de confiança com potenciais clientes.
As estratégias de marketing digital (como o marketing de conteúdo) geram três vezes mais leads do que as técnicas de marketing convencionais. Mas para que elas de fato funcionem, é preciso manter um fluxo de produção de conteúdo.
Confira algumas dicas para aplicar o marketing de conteúdo nas vendas de energia solar:
Crie um blog
Ter um blog alimentado com frequência é uma das formas mais eficazes de produzir conteúdo relevante e atrair potenciais clientes.
Escreva sobre temas relacionados à energia solar, como a importância de usar fontes renováveis, como economizar nas contas de luz, as vantagens e desvantagens da energia solar, como escolher o sistema ideal para cada tipo de imóvel, entre outros.
Ofereça e-books
E-books são livros digitais, ou seja, publicações eletrônicas disponíveis em formato digital para serem lidos em dispositivos eletrônicos, como tablets, smartphones e computadores.
Podem ser disponibilizados para download gratuito ou venda em plataformas online, e se tornou popular nos últimos anos devido à praticidade, conveniência e portabilidade que oferecem aos leitores, além da possibilidade de incluir links, imagens, vídeos e outros elementos interativos.
É uma forma de produzir conteúdo mais aprofundado e de alto valor para os consumidores interessados na sua empresa.
Ofereça e-books sobre temas relacionados à energia solar, como a redução de custos na conta de luz, as vantagens da energia solar para imóveis residenciais, empresas, indústrias ou agronegócio, e assim por diante.
Use as redes sociais
Usar as redes sociais é fundamental em qualquer estratégia de marketing de conteúdo, para divulgar o conteúdo produzido e atrair mais clientes.
Os conteúdos podem ser divulgados diretamente nas redes, por meio de vídeos, imagens e outros formatos. Use o Facebook Ads e o Instagram Ads para promover o conteúdo para um público mais amplo.
Além disso, as redes também servem para divulgar os conteúdos postados no blog e em outras plataformas da empresa. Se você tem dúvidas do que postar nas redes sociais da sua empresa, clique aqui e confira nosso artigo com dicas sobre esse assunto.
Diversifique os formatos
A diversificação de formatos é algo que deve ser levado em conta na estratégia de conteúdo, já que o público de uma mesma empresa pode ser bastante diverso e ter preferências diferentes. Ao oferecer diversos formatos, é possível atender a diferentes preferências e alcançar um público mais amplo.
Além disso, cada formato de conteúdo tem suas próprias vantagens e limitações. Por exemplo, os vídeos são ótimos para mostrar processos, demonstrar produtos ou compartilhar cases de sucesso de forma visual, enquanto os artigos de blog são ideais para aprofundar um assunto e oferecer uma visão mais detalhada sobre determinado tema.
Essa técnica também serve para renovar o interesse do público em uma marca ou conteúdo já conhecido. Ao apresentar o conteúdo de formas diferentes e inovadoras, é possível chamar a atenção de novos públicos e reforçar a relação com aqueles que já conhecem a marca.
Faça parcerias
Fazer parcerias também é um caminho interessante para empresas que investem em marketing de conteúdo. Por meio delas, é possível criar conteúdo mais rico e diversificado e, assim, aumentar o alcance do conteúdo e alcançar novos públicos.
Outra vantagem das parcerias é que elas ajudam a fortalecer a autoridade e a credibilidade da marca.
Ao fazer parceria com empresas ou indivíduos respeitados e reconhecidos em seu setor, sua empresa passa a transmitir confiança e credibilidade para o público, o que pode ser um grande diferencial em um mercado competitivo.
Como você pôde ver, o marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental para empresas que desejam se destacar no mercado de energia solar.
Se você tem alguma dúvida sobre como utilizar o marketing de conteúdo na abordagem de vendas da sua empresa, deixe seu comentário abaixo. Estamos à disposição para receber suas perguntas e compartilhar ideias sobre esse assunto.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.