Lideradas por gigantes da tecnologia e do varejo, as empresas americanas estão instalando níveis recordes de energia solar para alimentar suas operações.

Agora respondem por 14% de toda a capacidade solar instalada nos Estados Unidos, de acordo com o relatório “Solar Means Business 2022” divulgado hoje pela Solar Associação das Indústrias de Energia (SEIA).

O relatório, que rastreia e analisa a adoção comercial de energia solar, nomeou Meta, Amazon, Apple, Walmart e Microsoft como os cinco principais usuários corporativos de produção elétrica solar nos Estados Unidos.

Crescimento da energia solar nos últimos 3 anos

Até junho de 2022, as empresas dos EUA instalaram quase 19 GW de capacidade solar local e externa, o que dobra os 9,4 GW instalados em 2019. 

Esse crescimento recente se deve à rápida expansão da aquisição de energia solar corporativa externa, de acordo com o relatório, que agora representa 55% de todo o uso comercial.

A princípio, o Meta aumentou drasticamente sua capacidade solar instalada de 177 MW no início de 2019 para 3,6 GW em 2022. Agora, ele possui o maior portfólio solar corporativo nos Estados Unidos. 

A Target continua sendo a principal usuária de produção solar corporativa local. Enquanto isso, a Microsoft saltou para o top 10 ao instalar 479 MW de nova capacidade desde 2019. O conjunto de energia solar interna e externa do Walmart os manteve entre os 5 primeiros na última década.

Empresas líderes no crescimento

Empresas como Intel, Google, Switch e Digital Realty estão usando energia solar em instalações de data center, que alimentam informações críticas e infraestrutura de dados. 

Energia solar corporativa dobra nos EUA
Energia solar corporativa dobra nos EUA.

Existem agora 23 empresas dos EUA que instalaram pelo menos 100 MW de capacidade solar, contra 11 empresas em 2019. Dezoito das 25 principais empresas classificadas neste relatório estão buscando 100% de energia renovável ou metas neutras em carbono.

O relatório completo rastreia mais de 47.000 instalações solares corporativas em todo o país, que combinadas geram eletricidade suficiente para abastecer 3,2 milhões de residências.

Além disso, o relatório agora rastreia projetos solares comerciais combinados com armazenamento de bateria, o que é particularmente útil para empresas que fornecem serviços essenciais ou fornecem informações críticas ou infraestrutura de dados. 

Espera-se que o total de instalações solares comerciais dobre novamente nos próximos três anos, com quase 27 GW de projetos solares corporativos fora do local programado para entrar em operação até 2025.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares