Em função do cenário criado pela pandemia da Covid-19 em 2020, muitas empresas fecharam as portas no Brasil ou precisaram renovar drasticamente seus métodos de trabalho para evitar esse fim. A crise e a insegurança causadas pelo vírus levou muitos negócios, como o de uma empresa de energia solar, a procurarem nas mídias sociais a saída para aparecerem aos seus clientes.
Atualmente, estar presente no meio digital é imprescindível para qualquer empresa, pois é principalmente nesse ambiente que as pessoas procuram soluções para seus problemas.
E empresas que trabalham com energia solar definitivamente não devem ficar de fora, já que trabalham com soluções altamente tecnológicas. O uso das melhores estratégias ajuda a comprovar que o apreço pela inovação se estende a todas as posturas adotadas pela empresa.
Confira a seguir as melhores mídias sociais onde sua empresa de energia solar pode atuar.
Instagram para empresa de energia solar
O Instagram se tornou uma das redes sociais mais utilizadas e com maior nível de engajamento em todo o mundo, especialmente no Brasil.
Atualmente, acumula cerca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, o que faz desta uma importante plataforma a ser explorada por marcas e empresas de diferentes segmentos, inclusive de energia solar.
Essa é uma das redes com maior poder de influência em relação a hábitos de consumo e intenções de compra, e oferece diversos recursos para favorecer abordagens nesse sentido.
Levando isso em consideração, não é exagero afirmar que ter um perfil no Instagram é indispensável para qualquer empresa.
Mas apenas isso não basta, é preciso ter um perfil bem estruturado e desenvolver uma boa estratégia de conteúdo para de fato conquistar resultados positivos. Isso vale não apenas para o Instagram, mas para qualquer outra rede social.
O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros, e por isso pode oferecer também excelentes oportunidades de negócio.
Segundo levantamento feito pela empresa alemã Statista, 96% da população brasileira tem o WhatsApp como o canal preferido para enviar mensagens diretas.
Como ferramenta comercial, o WhatsApp tem desempenhado um papel de destaque e ajudado a revolucionar a forma de se comunicar com os clientes. É possível diminuir o tempo de atendimento, estreitar o relacionamento com clientes e oferecer uma assistência eficiente.
O app permite uma interação mais prática, rápida e personalizada entre empresas e as pessoas interessadas em seus serviços. Além disso, o WhatsApp Business oferece diversos recursos, como perfil empresarial, possibilidade de etiquetar contatos, criar mensagens automáticas, entre outros.
Para tirar o máximo proveito do WhatsApp, é importante saber como utilizar cada funcionalidade que esse aplicativo oferece, e para isso é preciso aderir à versão Business.
Essa opção foi desenvolvida para tornar o app mais funcional para empresas e negócios em geral, de modo a aperfeiçoar a experiência do cliente.
Facebook para empresa de energia solar
O Facebook continua sendo a maior rede social do mundo, com mais de 2,2 bilhões de usuários em sua plataforma. Sendo assim, está entre as melhores mídias sociais a serem exploradas por empresas de energia solar.
Há diversos recursos oferecidos pela plataforma que fazem dela uma boa ferramenta comercial para empresas e negócios. O Facebook Ads é um dos maiores diferenciais: desenvolvido especialmente para favorecer a publicidade, possibilita ter um melhor direcionamento e eficácia nas campanhas realizadas.
Por lá, também é possível ter acesso a um vasto banco de dados e identificar potenciais clientes com base nos dados demográficos (como trabalho, interesses e estilos de vida).
Por meio das campanhas pagas, sua empresa impulsiona publicações e faz anúncios como forma de aumentar o envolvimento do público com a página. Segundo o Social Media Today, 93% dos anunciantes de marketing e mídias sociais fazem anúncios no Facebook.
YouTube
Essa é mais uma ferramenta valiosa quando o assunto são mídias sociais para empresas. O YouTube é o segundo site mais acessado do Brasil e do mundo, perdendo apenas para o Google em números de acessos.
Com isso, possibilita alcançar novos públicos através do conteúdo visual, auxiliando seu negócio a se expandir e ampliar sua imagem no universo online.
Vídeos são conteúdos interativos e fáceis de serem consumidos. Por meio do YouTube, sua empresa pode aproveitar diversas oportunidades de marketing, já que os canais da plataforma são uma importante fonte de informação.
Empresas que têm um canal no YouTube podem ter uma importante vantagem competitiva em relação à concorrência.
Manter sua conta com conteúdo atual pode ajudar a satisfazer a demanda de consumidores que buscam informações para formar sua opinião e decidir se devem ou não adquirir um sistema fotovoltaico.
Essa é uma excelente oportunidade para conquistar a confiança do cliente e gerar mais credibilidade para o seu negócio. Com a produção de vídeos relevantes sobre energia solar, a empresa pode mostrar seu potencial e a qualidade do seu serviço aos consumidores.
Esses aspectos são decisivos no momento de compra, pois há mais chances de um potencial cliente priorizar a empresa que o ajudou a sanar suas dúvidas sobre o assunto.
LinkedIn para empresa de energia solar
Criar uma conta para sua empresa no LinkedIn pode ser uma iniciativa interessante para aumentar a visibilidade da marca, principalmente se o seu negócio oferece soluções de energia solar para outras empresas.
É uma excelente ferramenta para estabelecer um diálogo eficiente entre empresas e profissionais da área.
O perfil empresarial do LinkedIn prioriza o trabalho das organizações, possibilitando que revelem sua personalidade e marquem presença no mercado como uma empresa que tem autoridade e relevância no nicho que atua.
O uso dessa plataforma facilita o compartilhamento de diversas informações, como missão e valores, produtos e serviços, vagas de trabalho, eventos, e muito mais.
Usando o LinkedIn, você pode criar uma comunidade em torno de sua empresa, reunindo diversas redes de contatos qualificados e engajados com causas semelhantes às suas.
Para ter uma presença relevante nessa rede, é preciso compreender que esse espaço é essencialmente voltado para o mercado. Sendo assim, o conteúdo a ser compartilhado por lá deve ser diferente do que é postado em outras mídias sociais.
No LinkedIn, é preciso assumir uma postura mais corporativa. Materiais compartilhados por lá devem apresentar as características e diferenciais da organização, com o objetivo de aproximá-la de contatos interessantes, que podem ser colaboradores, clientes e entusiastas da empresa.
Algumas ideias interessantes de conteúdos a serem compartilhados no LinkedIn são marcos da empresa, ações realizadas, bastidores, informações, eventos, feiras, divulgação de vagas de emprego, e depoimentos de colaboradores e clientes.
Outras opções são compartilhar notícias ou artigos diretamente relacionados ao mercado em que a empresa atua, o que pode ajudar a reforçar o seu conhecimento no nicho que atua.
Caso você avalie que não possui material suficiente para promover sua empresa nesse sentido, não há nada de errado nisso! Sendo esse o caso, talvez seja melhor se dedicar à criação e produção de conteúdo para outras redes, como as que foram mencionadas anteriormente neste artigo.
A escolha das mídias sociais onde você irá promover sua empresa vai depender de onde está o seu público-alvo. Não há uma única resposta correta para isso, é preciso ocupar os lugares onde seus potenciais clientes estão.
Continue acompanhando nosso blog para mais dicas sobre como divulgar sua empresa nas redes sociais e conquistar os melhores resultados.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.