A ciência e tecnologia andam juntas pela busca de uma sociedade melhor, mais evoluída e sustentável. Assim, uma nova universidade investe para que a energia solar alimente o seu câmpus e diminua seu impacto ambiental.
Por outro lado, a diminuição de gastos com eletricidade e gás natural pode liberar verba para infraestrutura, pesquisa e contratação de funcionários. Ou seja, a energia solar acaba impactando outras áreas da universidade.
Cada vez mais frequente em diversos países, os institutos educacionais investem na tecnologia solar. Por fim, a presença dos painéis solares no câmpus podem incentivar a pesquisa na área.
Entenda o uso de energia solar na universidade
O instalador solar Encore Renewable Energy concluiu um projeto solar de 1,76 MW para a Universidade Bucknell em Lewisburg, Pensilvânia. A matriz deve fornecer até 7% da eletricidade da universidade.
“Bucknell tem buscado ativamente oportunidades solares em um esforço para atingir as metas encontradas no plano de sustentabilidade da Universidade”.
Disse o presidente da universidade, John Bravman.
“Temos o prazer de fazer parceria com a Encore e a Greenbacker neste projeto, que será um modelo para outras organizações de como a energia solar de médio porte pode expandir a energia renovável econômica na Pensilvânia”.
Além de atingir as metas de sustentabilidade da Bucknell, o projeto aumentará as oportunidades de ensino e pesquisa com foco em energia renovável em várias disciplinas.
Também gerará receitas de impostos sobre a propriedade para East Buffalo Township, fornecerá a Bucknell certeza de preço nas tarifas de energia para as próximas décadas e fortalecerá o compromisso da região com a produção e uso de energia solar.
Palavras dos envolvidos no investimento
“Concluir este projeto de energia solar tem sido um longo processo, exigindo os esforços de várias pessoas”, disse Jim Knight, gerente de projetos da Bucknell e supervisor de East Buffalo Township.
“A energia limpa e renovável que ela contribui para a rede beneficiará tanto a Universidade quanto a comunidade local. Também oferece uma grande oportunidade para a educação e pesquisa dos alunos neste campo em rápida expansão.”
O local também foi replantado com vegetação favorável aos polinizadores entre os painéis para atrair abelhas, borboletas e outras espécies críticas para a segurança alimentar futura.
“Como graduado da Bucknell University, estou orgulhoso de ver minha universidade avançando neste importante projeto. Com a recente aprovação da histórica Lei de Redução da Inflação, a maior clei climática da história do nosso país, a indústria renovável está pronta para um crescimento exponencial, criando centenas de milhares de empregos”.
Diz Chad Farrell, fundador e CEO da Encore Renewable Energy.
“Este projeto é um exemplo de como a Bucknell está liderando o caminho entre as instituições acadêmicas tanto em descarbonização quanto em fornecer caminhos para o aprendizado prático para estudantes preparados para ingressar na força de trabalho de energia limpa”.
Quer ficar atualizado?
Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!