A conta comercial do WhatsApp oferece diversas vantagens para ajudar os integradores de energia solar a gerenciar seu negócio com eficiência e praticidade. Desenvolvida para simplificar o cotidiano profissional de profissionais e empresas de diversos ramos, essa versão é repleta de recursos estratégicos e funcionais. Veja como configurar o WhatsApp Business.
Configurar o WhatsApp Business é uma tarefa muito simples. O aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOS nas respectivas lojas de aplicativos, e conta com algumas diferenças em relação a sua versão tradicional, o WhatsApp Messenger.
Não é necessário ter CNPJ nem pagar qualquer taxa: o WhatsApp Business é totalmente gratuito! Confira, no passo a passo a seguir, como criar uma conta e configurar o seu perfil como integrador solar no WhatsApp Business.
1 – Instale o aplicativo
Antes de qualquer coisa, é preciso baixar o aplicativo na Google Play Store ou na App Store, buscando por “WhatsApp Business”. Clique em “Instalar”.
Quando o aplicativo já tiver sido instalado em seu aparelho smartphone, basta abrir. O aplicativo vai disponibilizar os Termos de Serviço com algumas condições e permissões.
Leia os termos e, em seguida, toque em “Concordar e continuar” para aceitá-los. Essa etapa é necessária sempre que você instala um aplicativo novo em seu aparelho ou configura uma nova conta.
2 – Confirme seu número
O próximo passo serve para confirmar seu número e então começar a enviar e receber mensagens pelo WhatsApp.
No menu suspenso, selecione o país para adicionar o código correspondente aos números obtidos no Brasil. Em seguida, insira seu número de telefone em formato internacional.
Ele vai ficar composto por um sinal de mais (+) seguido pelo código do país (no caso do Brasil, o código é 55), código da cidade (também chamado de DDD, referente à Discagem Direta à Distância) e número de telefone local.
Em seguida, é só tocar em “Avançar” ou “Ok”. Uma mensagem SMS será enviada para o número informado, contendo um código de confirmação de seis dígitos. Para concluir, você pode inserir o código no local indicado, ou permitir o acesso às suas mensagens para que seja preenchido automaticamente.
Lembre-se que, para cadastrar uma conta comercial, é preciso fornecer um número de telefone diferente do que você usa para acessar seu WhatsApp pessoal. Não é possível cadastrar um mesmo número em ambas as versões do aplicativo.
3 – Permita acesso aos contatos e fotos
Depois de instalar o aplicativo e confirmar seu número, você pode permitir o acesso aos seus contatos. Assim, os números que estão salvos em seu smartphone ficarão disponíveis para serem usados pelo WhatsApp Business.
Além disso, você também pode permitir que o WhatsApp Business acesse os vídeos, os arquivos e as fotos do seu aparelho, para poder trocar a foto do perfil e enviar conteúdos que sejam de interesse dos clientes.
4 – Crie sua conta
Agora é a hora de criar sua conta comercial. Comece inserindo seu nome comercial, insira a categoria para o seu negócio, e adicione uma foto do perfil. Você pode selecionar até três categorias relevantes para sua empresa.
Em seguida, clique em “Avançar”. Você vai visualizar uma mensagem informando que não será possível alterar o nome posteriormente, portanto vale a pena dar uma última conferida para ver se está tudo ok, sem qualquer erro de digitação. Se estiver tudo certo, toque em “OK”.
5 – Configure seu perfil comercial
Depois de criar sua conta comercial, é preciso configurar o seu perfil, com informações que serão públicas e podem ser visualizadas por qualquer pessoa, nos detalhes do contato.
Toque em “Conhecer” e em “Perfil comercial”. Adicione as informações que são importantes sobre sua empresa, como seu endereço comercial, horário de atendimento e outras opções.
Ao tocar no ícone da câmera, você pode alterar a foto de perfil da sua empresa. Você pode abrir a câmera para tirar uma nova foto ou escolher uma imagem da galeria. Uma boa escolha pode ser o logotipo do seu negócio, por exemplo.
Depois, informe o endereço da sua empresa e toque em “Definir localização no mapa”. Agora, escolha se você quer usar a localização encontrada ou definir a posição manualmente. Para isso, toque em “Definir local”.
Esse recurso vai ajudar as pessoas que entrarem em contato com você a identificarem mais facilmente onde fica localizado seu negócio.
Na opção seguinte, digite uma breve descrição a respeito do seu negócio. Para editar o horário de atendimento, toque sobre o ícone do lápis e em “Horário”. Depois, selecione a opção desejada. Caso tenha escolhido “Aberto no horário selecionado”, será necessário definir os dias da semana e hora de início e fim do expediente.
Na sequência, digite o e-mail e site da sua empresa e, por fim, toque em “Salvar”, no canto superior direito da tela. Com isso, os dados informados estarão salvos e disponíveis para as pessoas que entrarem em contato com você pelo número cadastrado.
Agora que você já sabe como configurar o WhatsApp Business, é interessante saber também como utilizar os recursos que ele oferece. Confira no próximo tópico.
Conheça as ferramentas do WhatsApp Business
Ter as suas conversas com clientes separadas das dos grupos da família e de todas as suas conversas pessoais é uma das maiores vantagens que o WhatsApp Business oferece.
Com isso, você tem condições de trabalhar com mais organização, profissionalismo e a tranquilidade de não confundir os contatos.
Além de possibilitar que você crie um perfil exclusivo como profissional especializado em energia solar e tenha um canal de comunicação otimizado com seu cliente, o WhatsApp Business garante algumas outras funcionalidades.
Para conhecê-las, toque em “Conversas” e em “Mais Opções” no Android. No iPhone, toque em “Ajustes” e, em seguida, em “Ferramentas comerciais”.
A possibilidade de criar um link curto é um dos recursos disponíveis. Isso ajuda novos clientes a entrarem em contato com você com mais facilidade.
O link é gerado automaticamente, e você pode compartilhá-lo em suas redes sociais para que as pessoas interessadas possam iniciar uma conversa e saber mais sobre o seu trabalho.
A ferramenta de catálogo possibilita criar uma espécie de vitrine virtual para o seu negócio. Com ela, você exibe e compartilha seus produtos e serviços diretamente da sua conta comercial.
Assim, quando um novo potencial cliente entra em contato, terá acesso facilmente aos serviços que você oferece enquanto integrador solar, e os valores cobrados por eles.
Você pode usar a ferramenta de etiquetas para organizar as conversas com seus clientes em diferentes categorias. Como, por exemplo, “Novos clientes”, “Pagamento pendente”, “Em etapa de instalação” ou “Pós-venda”, conforme for mais interessante para tornar seu trabalho otimizado.
As ferramentas de mensagem servem para preparar suas respostas com antecedência, tornando seu atendimento mais agilizado.
Com elas, você cria saudações para clientes que entram em contato, respostas rápidas para as perguntas mais frequentes, e mensagens de ausência para avisá-los sobre o seu horário de atendimento.
É possível ter acesso às métricas do aplicativo, para verificar a quantidade de mensagens recebidas e lidas. Dessa forma, você pode mapear o que funciona com seus clientes e traçar campanhas de marketing mais eficazes.
Além de todos esses recursos, você também pode acessar sua conta do WhatsApp Business do desktop ou notebook. Assim, não precisa interromper suas atividades para checar o celular a todo momento, pois as mensagens ficarão a um click de distância. Muito mais prático!
Gostou das vantagens que o WhatsApp Business tem a oferecer? Se busca alavancar ainda mais o seu negócio como integrador solar, entre em contato conosco e saiba todos os benefícios que a Solfácil tem a oferecer para os integradores parceiros da empresa.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
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- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
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