Se você já está familiarizado com algumas estratégias digitais, provavelmente já ouviu falar em remarketing. Essa técnica ganha mais força a cada dia devido ao seu alto índice de conversões realizadas.
Seja por desconhecimento sobre o potencial do remarketing ou por falta de entendimento sobre o assunto, muitos profissionais acabam deixando essa ferramenta de lado.
Assim, perdem a oportunidade de aumentar suas vendas e fortalecer o relacionamento com pessoas que já revelaram interesse nas soluções oferecidas pela sua empresa.
No artigo a seguir, vamos falar sobre o remarketing, como ele funciona e como utilizá-lo para recuperar clientes que visitaram seu site, mas não fecharam a venda. Boa leitura!
O que é o remarketing?
O conceito de remarketing se refere ao ato de engajar consumidores que já interagiram com sua marca. Como o próprio nome já sugere, remarketing significa fazer marketing novamente, nesse caso para a mesma pessoa.
A intenção é gerar impacto mais de uma vez, como incentivo para que ela realize uma determinada ação, como fechar uma venda.
O remarketing é muito útil para situações nas quais o cliente entra em um site, adiciona produtos ao carrinho de compras, mas sai do site sem finalizar a aquisição dos itens.
A partir dos endereços de e-mail fornecidos pelos clientes em seus cadastros, a empresa pode realizar remarketing ao enviar e-mails personalizados com lembretes sobre o produto no qual ele demonstrou interesse.
Essa estratégia faz parte de campanhas de marketing desenvolvidas especificamente para reativar os clientes, com o intuito de incentivá-los a tomarem uma decisão.
Outra forma que o remarketing pode ser utilizado é ao informar o cliente sobre alguma promoção no site que possa interessá-lo, com base nos itens que ele já demonstrou interesse antes.
Segundo o relatório de personalização de marketing produzido pela AgilOne, 58% dos consumidores entrevistados gostam de receber e-mails notificando que os produtos que elas visitaram no site estão em uma condição de compra especial.
Além disso, o mesmo relatório aponta que 41% dos adultos entre 25 e 34 anos apreciam os e-mails sobre abandono de carrinho de compra, e 51% dos participantes gostam de e-mails personalizados e de tratamento VIP.
Todos esses dados ajudam a reafirmar a importância de investir no remarketing como estratégia de recuperação e conversão de clientes.
Essa é uma técnica importante do marketing digital, pois leva em conta que a jornada do cliente leva tempo. É muito raro que um comprador descubra uma nova marca, escolha alguns de seus produtos e conclua a compra, tudo durante a mesma visita ao site. Se tratando da aquisição de soluções de energia solar, isso é ainda mais improvável.
A maioria dos clientes leva tempo para considerar o investimento em um determinado produto ou serviço.
Esse processo de compra pode envolver a consulta de outras pessoas envolvidas na aquisição (como familiares que moram no mesmo imóvel ou outros departamentos da empresa que trabalham), pesquisas em empresas concorrentes, e busca pela avaliação de clientes.
Isso pode variar de consumidor para consumidor, já que cada jornada de compra é única. O importante é que, durante esse processo, a empresa saiba o que fazer para que os compradores se lembrem da sua marca e estejam inclinados a realizar a compra com você.
Nesse sentido, pode ser interessante personalizar a mensagem e incluir informações como os recursos exclusivos do seu produto, um código promocional de desconto ou uma condição de compra imperdível. Isso fará com que os consumidores continuem considerando sua marca.
Mesmo que o cliente não esteja tão avançado em sua jornada de compra, o remarketing pode ajudar a fazer a diferença. Muitas pessoas podem entrar no seu site para dar a famosa “olhadinha” e conhecer mais sobre as possibilidades que um sistema solar fotovoltaico oferece, por exemplo.
Nesse contexto, o remarketing pode ajudar a lembrá-las sobre a sua marca e incentivá-las a visitar seu site novamente para saber mais. Mesmo que elas estejam distantes do ponto de conversão, essa etapa pode ser conclusiva para expandir seu público-alvo e alcançar potenciais clientes.
Já que estamos falando sobre remarketing, é importante abrir um parênteses para diferenciá-lo de outra estratégia muito utilizada atualmente: o retargeting.
Tecnicamente, essa tática consiste na criação de anúncios para alguém que já demonstrou interesse em alguma solução da sua empresa antes. Embora o alvo do remarketing sejam essas mesmas pessoas, essa estratégia envolve o desenvolvimento de campanhas por e-mail.
Com objetivos iguais e nomes parecidos, é comum que o remarketing e o retargeting sejam entendidos como se fossem exatamente a mesma técnica, até mesmo porque a ferramenta de retargeting do Google Ads chama-se “Remarketing”. Sendo assim, é normal que os termos sejam tratados como se fossem sinônimos.
Tendo esclarecidas essas questões, é hora de descobrir como o remarketing pode ser explorado para recuperar consumidores interessados em energia solar que visitaram o site da sua empresa, mas não foram convertidos em clientes. Veja sobre isso no tópico a seguir.
Como usar esta estratégia para recuperar e converter clientes?
O primeiro passo antes de colocar a sua estratégia de remarketing em andamento é criar um planejamento, que servirá para mapear leads que se encontram nos diferentes estágios do processo de compra. Esses estágios são: conscientização, consideração, compra ou fidelização.
O remarketing faz isso utilizando o sistema de listas, que é bem semelhante à segmentação realizada por campanhas de e-mail marketing.
Essas listas dividem os visitantes do site de acordo com o tipo de ação tomada por eles. Sendo assim, o e-mail enviado para quem apenas pesquisou sobre um produto será diferente do utilizado para quem inseriu o item no carrinho, por exemplo.
Veja alguns exemplos de listas que sua empresa pode criar e explorar:
- Visitantes que se inscreveram no seu blog;
- Que já efetuaram uma compra antes;
- Que responderam a uma pesquisa realizada no site;
- Que fizeram o download de algum material (como um e-book, por exemplo).
O grande segredo aqui é focar em públicos que sejam interessantes de ser impactados pelo remarketing. A partir dessas listas, crie templates com o conteúdo dos e-mails que considera adequado enviar para cada um desses grupos.
Quanto mais próxima sua abordagem estiver do objetivo do usuário e da sua jornada de compra, melhor.
A vantagem é justamente poder personalizar seus anúncios o máximo possível de acordo com as pessoas que irão recebê-los. Sendo assim, faça essa personalização de maneira estratégica e crie anúncios específicos para cada público-alvo.
Em seguida, é hora de pensar na landing page, ou seja, a página que abre quando o usuário clica em um anúncio ou botão do e-mail que foi enviado. Afinal, não faria sentido desenvolver um anúncio bem feito e levar o visitante até a home do seu site, certo?
A landing page precisa ser bem estruturada e tão atrativa quanto a mensagem que foi enviada, para garantir que o consumidor continue engajado na sua abordagem. Ela serve para ajudá-lo a encontrar seu objetivo e fazer a conversão em vendas.
É interessante investir em uma ferramenta de automação de e-mail marketing, que, além de ajudar a escalar esse processo, também contribui centralizando as informações obtidas com sua estratégia.
A partir disso, é possível analisar os resultados dos seus esforços e fazer adaptações de acordo com o que funciona ou não. Algumas das principais métricas que merecem atenção são o CPC (Custo por Clique) e o CPA (Custo por Aquisição).
Outro detalhe importante de ser planejado é a quantidade de disparos que serão realizados. Lembre-se que nunca é uma boa ideia encher a caixa de entrada do cliente com mensagens.
Esse tipo de abordagem pode ser recebida de maneira negativa, fazer com que o cliente se sinta incomodado e até mesmo desista da compra.
Essa é uma preocupação que precisa ser implementada durante todas as etapas da sua campanha. Como o objetivo é influenciar positivamente o consumidor e levá-lo a uma decisão de compra, tome cuidado para que sua campanha de remarketing não seja invasiva, agressiva ou maçante.
Colocando em prática as dicas que você viu neste artigo, sua campanha de remarketing tem tudo para ser um sucesso e ajudar a sua empresa a recuperar consumidores e convertê-los em clientes.
Você já aplicou alguma dessas sugestões em suas estratégias de remarketing? Compartilhe nos comentários abaixo como foram os resultados obtidos e o que você acha que mais funciona para você.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
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