A criação de uma conta profissional no Instagram é uma estratégia muito utilizada por empresas de diferentes portes e segmentos de mercado. Além disso, é uma iniciativa que também interessa às pessoas que desejam otimizar seu perfil e aumentar o número de seguidores, já que possibilita analisar as métricas disponibilizadas pela rede social.

Qualquer usuário do Instagram pode alternar entre uma conta profissional ou pessoal na plataforma. A grande vantagem da conta profissional são as ferramentas e possibilidades adaptadas para perfis empresariais, que não estão disponíveis em contas pessoais. 

Você provavelmente está se perguntando o que realmente diferencia uma opção da outra e quais as vantagens de optar pela conta profissional. E, mais importante, quanto custa uma conta profissional no Instagram? 

A resposta para todas essas perguntas você encontra no nosso artigo a seguir. 

Qual a diferença entre conta pessoa e conta empresarial no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo. Você e certamente a maioria das pessoas do seu círculo social possui um perfil na plataforma.

Boa parte dos usuários utiliza a conta pessoal, que é mais simples e oferece as funções básicas da rede social, como a publicação de fotos e vídeos no Feed, Stories, Reels e IGTV. Toda conta criada no Instagram é inicialmente configurada como uma conta pessoal. 

Confira a diferença entre conta profissional no Instagram e conta pessoal
Confira a diferença entre conta profissional no Instagram e conta pessoal.

Tendo uma conta pessoal, é possível trancar seu perfil, de modo que apenas seus seguidores possam visualizar o que você posta, e novos seguidores precisam pedir solicitação.

No entanto, a conta pessoal não disponibiliza acesso às ferramentas de monitoramento de audiência ou de desempenho das publicações.

É, portanto, uma opção com possibilidades limitadas. Para quem deseja monitorar esses indicadores e métricas, é preciso alterar a conta para profissional, um processo simples que é realizado por meio das configurações do próprio aplicativo.

Para te ajudar com isso, criamos um passo a passo de como abrir uma conta profissional. 

Essa segunda opção pode ser, muitas vezes, mais interessante que a primeira, pois conta com um pacote amplo de ferramentas exclusivas para criação de publicações, anúncios e acompanhamento de estatísticas.

Com uma conta profissional, você terá acesso à aba “Insights”, que disponibiliza informações sobre alcance de publicações, gráficos com evoluções do número de seguidores e interações, e a divisão de dias e horários com melhor desempenho de postagens criadas. 

A função Insights é, portanto, um grande diferencial para empresas e marcas, já que possibilita maior compreensão a respeito do comportamento de sua audiência. Mas, além dos Insights, há outros recursos exclusivos dos quais a conta profissional pode usufruir. 

Os usuários desse tipo de conta podem incluir botões de ação no perfil, habilitar o Instagram Shopping para venda de produtos e configurar respostas automáticas para comentários e mensagens enviadas pelo direct. 

Outra vantagem é o acesso ao Creator Studio, ferramenta de gerenciamento que permite o agendamento das publicações. Os anúncios e as publicações patrocinadas também são opções exclusivas das contas profissionais, e podem ser realizadas em integração com o Facebook.

É importante entender as diferenças entre as duas modalidades
É importante entender as diferenças entre as duas modalidades.

Há duas opções de contas profissionais: para empresas e para criadores de conteúdos. Ao fazer a mudança de um perfil pessoal para um comercial, o usuário deverá escolher entre uma das duas. 

Mas será que todas essas vantagens valem realmente a pena? Afinal, qual o preço disso tudo? Confira a seguir. 

Quanto custa uma conta profissional?

Se você imaginava que seria necessário pagar um alto valor para conseguir uma conta profissional com todas as vantagens que a rede social tem a oferecer, temos uma excelente notícia para te dar: você pode ativar esse perfil sem precisar pagar nada!

O Instagram não cobra pela transição entre conta pessoal e conta profissional, nem para manter esse tipo de perfil. Assim, você pode usufruir tranquilamente de todas as vantagens e recursos que essa configuração de conta oferece, sem precisar fazer nenhum investimento financeiro para isso. 

Sendo assim, não há desculpas para deixar de aproveitar essa oportunidade e usar o Instagram como uma ferramenta comercial para alavancar a divulgação online da sua empresa. Confira mais detalhes a seguir sobre as principais vantagens envolvidas nessa mudança. 

Qual a vantagem de mudar para conta profissional?

Optar por esse tipo de conta no Instagram pode representar um grande diferencial para a sua empresa de energia solar, já que seu amplo pacote de recursos possibilita que você obtenha melhores resultados de marketing e vendas. 

Com a conta profissional, será mais fácil ter insights para criar novas publicações e entender o que pode ser melhorado em relação às que já foram postadas e não obtiveram o resultado desejado.

Se você deseja atingir um público específico e suas campanhas não estão surtindo efeito, analisar as métricas oferecidas é fundamental para entender onde exatamente está errando.  

Entenda as vantagens de ter uma conta profissional no Instagram
Entenda as vantagens de ter uma conta profissional no Instagram.

Veja a seguir como tirar o melhor proveito das ferramentas do Instagram profissional para aprimorar seu negócio de energia solar. 

Acessando as métricas

Ao mudar seu perfil de pessoal para profissional, você já poderá acompanhar as métricas disponibilizadas pelo Instagram e usá-las a seu favor para entender e otimizar resultados da sua estratégia de conteúdo. As principais métricas disponíveis são: 

  • Alcance: informa o número total de usuários que visualizaram as suas publicações;
  • Impressões: indica a quantidade de vezes que um mesmo post foi visto pelos usuários da rede;
  • Atividades dos seguidores: mostra o tempo médio que os seguidores passam no Instagram, os horários mais acessados e os dias da semana que estão mais ativos;
  • Visualizações de vídeos: quantas vezes um vídeo publicado foi visto pelos usuários;
  • Cliques do link na bio: quantidade de usuários que acessaram seu link na bio;
  • Posts salvos: mostra o número de usuários que salvaram uma determinada publicação;
  • Respostas de stories: quantas pessoas viram e enviaram uma resposta via direct;
  • Dados demográficos: inclui dados como faixa etária, gênero e localização dos seus seguidores;

Esses indicativos são muito importantes para compreender o que funciona e não funciona perante seus seguidores, e como otimizar os resultados em publicações futuras.

Escolha as principais métricas a serem avaliadas de acordo com sua estratégia de conteúdo, e, assim, diminua erros, aproveite melhor as oportunidades e mantenha seu perfil em constante evolução. 

Conhecendo melhor seu público

Como você deve ter notado, diversas métricas informam dados importantes sobre o público que te acompanha no Instagram. Assim, é possível usá-las para conhecer essas pessoas e, a partir disso, construir e otimizar as personas do seu negócio. 

As principais informações sobre o seu público que a plataforma disponibiliza incluem:

  • Seguidores: quantidade de pessoas que seguem seu perfil (com dados sobre a evolução de ganho ou perda ao longo do tempo);
  • Localização: informa o país, cidade, bairro ou estado que o seu público está mais presente;
  • Faixa etária: a idade dos seus seguidores em geral ou separada por gênero;
  • Gênero: indica se as pessoas que te seguem se identificam mais com o gênero masculino, feminino ou outras opções personalizadas ou não especificadas;
  • Dia/hora de acesso: dados sobre os dias e horários que seus seguidores estão mais ativos no Instagram.
Entenda seu público para otimizar seus resultados
Entenda seu público para otimizar seus resultados.

Ter acesso a essas informações é um grande diferencial, pois facilita a tomada de decisão. Com elas, é possível descobrir quais as melhores ações a serem feitas, visando atingir seu público de maneira mais assertiva.

Otimizando sua estratégia

Os recursos disponibilizados na conta profissional do Instagram foram pensados e desenvolvidos justamente para ajudar as empresas a otimizarem suas estratégias de conteúdo, possibilitando alcançar melhores resultados e se destacar no segmento em que atuam. 

Otimizar suas ações de marketing e conteúdo é fundamental para ter mais resultados e garantir uma comunicação mais assertiva com seus clientes. Analisar os dados obtidos possibilita fazer ajustes e adaptações sempre que necessário. 

Com a conta profissional/comercial, você pode avaliar qual público está mais interagindo, visualizando e clicando no link (da bio ou das postagens nos stories), mudar o foco das publicações e tirar melhor proveito das oportunidades de vendas.

Se algo não vai bem, você pode tentar outra abordagem, explorar outros formatos e descobrir novas formas de explorar a plataforma

Explorando os botões interativos – CTA (Call to Action)

Além do link na bio, o Instagram comercial também possibilita inserir botões interativos para incentivar que o seguidor realize uma ação. Assim, você pode direcionar os usuários para uma página específica (como uma conversa no WhatsApp, por exemplo) e iniciar conversas diretas fora do Instagram.

Para disponibilizar esse botão, basta realizar o procedimento de autenticação, por meio do qual é enviado um código de verificação por mensagem que libera o recurso no seu perfil.

Disponibilizando um catálogo de produtos

Se sua empresa inclui um e-commerce, o recurso de catálogo de produtos do Instagram será de grande ajuda. Com ele, você pode taguear os produtos nas postagens, usando aquele ícone da sacolinha. 

Essa é uma opção muito interessante, pois ao clicar sobre a foto, seus seguidores podem conferir os produtos que foram marcados, informações a respeito dos itens (como preço, por exemplo) e clicar para serem direcionados à página do e-commerce. 

Diferenciais que o Instagram Profissional oferece
Diferenciais que o Instagram Profissional oferece.

A função facilita a visualização de preços e outros detalhes, atraindo os usuários da plataforma para sua loja virtual e aumentando as chances de conversão.

Vai além de um simples recurso informativo, pois funciona como uma pequena vitrine interativa criada diretamente no perfil do Instagram. 

Promovendo seus posts

Se as suas publicações não estão atingindo um número de usuários significativos, você sempre pode promover os posts para obter melhores resultados.

Essa é uma dificuldade comum enfrentada pelas empresas que têm conta na plataforma, já que conteúdos orgânicos dificilmente conseguem efeitos expressivos. 

Para aumentar o número de visualizações, impressões e cliques, e atrair mais seguidores para o perfil da sua empresa, explore as possibilidades oferecidas pelo Instagram Ads.

Por lá, é possível promover publicações segmentando seu público e, posteriormente, ter acesso a dados e relatórios de cada post patrocinado ou impulsionado. 

Você pode definir o período de duração do anúncio e o orçamento que será investido, com valores que podem variar de R$ 6 a R$ 1000 reais. A estimativa de alcance muda de acordo com as configurações escolhidas. 

É importante pontuar que o sucesso nas redes sociais depende de tentativas e erros. O que dá certo e garante resultados para um perfil no Instagram, não necessariamente surtirá o mesmo efeito em outras contas.

Por isso, é importante estar disposto a explorar todos os recursos oferecidos pela plataforma e fazer testes para descobrir o que dá mais certo para a sua empresa. 

Com o Instagram profissional você promove o crescimento dos seus resultados
Com o Instagram profissional você promove o crescimento dos seus resultados

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares