Ao investir nas redes sociais, você cria uma imagem de autoridade e aumenta o alcance de sua empresa no marketing digital. Esse é atualmente o melhor caminho para chegar até o consumidor, conquistá-lo e construir uma relação duradoura com ele. Mas fica a dúvida, qual o custo de mídias sociais?
Gerenciar as mídias sociais envolve muito mais do que apenas postar vídeos e fotos para divulgar sua empresa.
É preciso também monitorar o desempenho, prestar atendimento aos clientes nas redes e pensar estrategicamente em um planejamento de conteúdo que tenha coerência com os objetivos traçados pela empresa.
Para ter resultados efetivos, pode ser necessário fazer alguns investimentos, como por meio de anúncios nas redes sociais ou até mesmo contratando uma agência especializada em marketing digital.
Confira a seguir mais informações sobre o custo de mídias sociais para empresas de energia solar.
Quanto investir em mídias sociais?
Para saber o valor que será investido nas mídias sociais da sua empresa, é preciso estabelecer qual o orçamento para web marketing como um todo. E para obter essa resposta, a empresa precisa definir quanto pretende ter de retorno com esse tipo de campanha.
Essas são algumas informações que servem de direcionamento em relação aos custos. Se você não sabe por onde começar ou como estipular um orçamento, saber o que seus concorrentes e outras empresas do setor estão fazendo pode ser útil nesse sentido.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo CMO Survey, a média de investimentos em mídias sociais deve ser de 13% do orçamento total em marketing.
Esse valor tende a subir para 18,5% nos próximos anos, levando em conta que as mídias sociais estão conquistando cada vez mais relevância e espaço nas estratégias de divulgação das empresas.
Para chegar a um valor saudável do que deve ser reservado para o marketing, é necessário fazer um levantamento sobre o valor do faturamento da sua empresa e observar o histórico e as expectativas de vendas.
Outro caminho possível é definir um orçamento para campanhas pontuais, considerando a margem de lucro do produto ou serviço cujas vendas você pretende impulsionar. Assim, você pode analisar o lucro obtido em função do investimento.
Para empresas menores ou que concentram a maior parte da sua comunicação nas redes sociais, esse orçamento pode abranger um percentual maior da verba de marketing.
Esse tipo de decisão vai depender da importância que cada empresa atribui ao marketing, e é sempre importante definir um teto de gastos antes de iniciar uma campanha.
Em ações realizadas no Facebook e no Instagram, fica mais fácil estabelecer um teto, pois a ferramenta de impulsionamento permite estabelecer o valor antes da campanha ser iniciada.
Para quem tem pouca experiência com a ferramenta de anúncios, o ideal é definir um valor diário por um período finito, por exemplo: 100 reais por dia durante um período de 15 dias. Assim você não corre o risco de estourar o orçamento inicialmente previsto.
Como saber se o investimento trouxe resultados?
Ao reservar uma parte do orçamento para mídias sociais, é importante acompanhar os resultados das campanhas realizadas para saber se o investimento valeu a pena.
Para isso, você usará o ROI, sigla para Return On Investment, ou simplesmente retorno sobre o investimento. Esse indicador informa a taxa de lucro obtida em detrimento do valor investido.
Como estabelece uma correlação, o resultado do seu cálculo será um valor positivo ou negativo das vezes que o investimento deu retorno, ou sua porcentagem.
O cálculo do ROI envolve deduzir do valor total de ganho obtido o valor investido em determinada ação ou campanha publicitária, e em seguida dividir o resultado pelo valor do investimento inicial. A fórmula fica assim:
ROI = (ganho obtido – investimento inicial ) / investimento inicial
Para obter o percentual, basta multiplicar o resultado obtido por 100.
Assim, se a sua empresa investir R$ 500 em uma campanha de Ads pelo Facebook e tiver lucro de R$ 1.000, podemos dizer que o retorno foi de 100%, já que você recuperou os R$ 500 investidos inicialmente e ainda lucrou mais R$ 500.
Em muitos casos, há outras variáveis que podem interferir, como o custo das visitas técnicas realizadas. Então desses R$ 500 que você lucrou, é preciso debitar todos os outros custos, além da verba empregada em Ads, para saber qual foi o lucro líquido obtido com a campanha.
Agora que você já tem uma boa noção dos custos que deve reservar para mídias sociais e como avaliar os resultados disso, confira a seguir alguns motivos para investir no gerenciamento de mídias para sua empresa de energia solar.
Por que investir no gerenciamento de redes sociais?
Uma pesquisa feita pela RD Station em 2022 mostrou que há 4,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais atualmente.
A população mundial passa em média 2 horas e 29 minutos por dia navegando nas redes sociais, o que representa 36,4% do tempo diário que as pessoas ficam conectadas à internet.
As redes sociais fazem parte do cotidiano de muitos brasileiros, e se tornaram inevitavelmente um importante canal para se informar e buscar referências. Elas fazem parte de muitas relações, sejam pessoais ou profissionais.
Tudo isso comprova que deixar de investir em mídias sociais pode representar um grande desperdício de recursos para a sua empresa. Por outro lado, há muitos benefícios que você pode usufruir ao dar a devida importância a esses meios. Confira a seguir os principais.
Reconhecimento da sua marca
O gerenciamento de mídias sociais se tornou uma atividade fundamental para empresas de diversos segmentos do mercado, pois essas se tornaram atualmente as principais plataformas em termos de publicidade e marketing.
As empresas podem utilizar as mídias sociais para promover seus produtos e serviços, construir uma comunidade com a sua audiência e, como consequência, aumentar o reconhecimento da sua marca.
Essa é uma estratégia de marketing que visa colocar a sua marca na mente dos consumidores de maneira positiva.
Por meio de ferramentas de análise integradas, as principais redes sociais permitem que seus usuários corporativos avaliem seu sucesso nas plataformas e acompanhem as atividades de seus concorrentes.
Maior proximidade com o público
Outro ponto a favor do uso das redes sociais para promover sua empresa de energia solar é a possibilidade de obter maior envolvimento com seu público. Afinal, o principal diferencial das redes sociais é justamente a interação entre seus usuários.
Esse é um aspecto que age a favor das empresas, ajudando a construir e fortalecer relacionamentos, o que pode fazer toda a diferença para conquistar a confiança de potenciais clientes e adquirir credibilidade no mercado.
O principal objetivo do gerenciamento de mídias sociais é possibilitar a comunicação assertiva com seu público-alvo. Por isso é tão importante pensar estrategicamente os conteúdos que serão explorados e os debates que serão levantados em suas redes, de modo a buscar engajamento.
É preciso lançar mão da criatividade para gerenciar com sucesso os canais de mídia da sua empresa e construir um relacionamento duradouro com seu público.
Aumento na quantidade de leads
O conceito de lead, em marketing e vendas, diz respeito a oportunidades de negócios (potenciais clientes) que forneceram informações de contato (como nome, e-mail e telefone) para a sua empresa, em troca de uma oferta, material ou outra coisa que ofereça em troca.
As redes sociais são uma excelente ferramenta para aumentar os leads.
Por meio delas, é possível chegar ao seu público-alvo, conquistar a confiança de pessoas interessadas em seu serviço e aumentar o número de conversões (ações realizadas pelo usuário que podem ser medidas, como clicar em um botão ou preencher um formulário).
O caminho para obter sucesso com o gerenciamento de mídias sociais é utilizar as ferramentas certas, estar disposto a inovar e se dedicar à análise dos resultados. É preciso traçar uma estratégia consistente, e usar essas ferramentas para atingir seus objetivos.
Crescimento de vendas
As mídias sociais são responsáveis por uma transformação na forma como as empresas se comunicam com seus clientes. É preciso ir além da conexão com o público e envolvê-lo em conversas que podem impulsionar suas vendas.
Para aumentar suas vendas, é preciso ter uma estratégia clara, o que também inclui o planejamento de conteúdo e a produção de materiais relevantes e coerentes com o que você deseja comunicar.
Defina quais canais de mídia social sua empresa deve se concentrar e, com a ajuda de um bom planejamento e análise de resultados, use-os de forma eficaz para aumentar suas vendas.
Estar presente nas redes sociais deixou de ser um diferencial para as empresas. O que realmente conquista seu público é a forma como suas mídias são gerenciadas. Tenha isso em mente ao definir estratégias e criar campanhas de marketing.
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10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
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