Para a ampliação da energia solar ao redor do mundo é comum países investirem em outros com grande potencial. Nos últimos dias, a União Europeia realizou um investimento milionário na Nigéria, país africano localizado no Golfo da Guiné.

Dessa forma, espera-se o desenvolvimento de projetos solares e a chegada de eletricidade para comunidades ainda afetadas pela falta de energia. Confira maiores informações do desenvolvimento esperado no país.

Investimento milionário em energia solar

A UE aprovou uma facilidade de capital de giro de 3,4 milhões de dólares a partir de um projeto local para a Nigéria. Ainda, espera-se um investimento total de 30 milhões de dólares dedicado ao mercado nigeriano de energia renovável.

O investimento espera entregar eletricidade através da energia solar para mais de 76 mil habitantes do país. Esse projeto será desenvolvido pela startup de tecnologia solar, Okra Solar, que receberá o capital de giro.

Europa investe em energia solar na Nigéria para avanço sustentável
Europa investe em energia solar na Nigéria para avanço sustentável

A empresa vende um kit de nome Okra Pod, que contém painéis fotovoltaicos, inversores e baterias. Através do investimento europeu, a empresa poderá produzir mais desses kits e instalá-los em diversas localidades.

Ao que tudo indica, nos próximos 3 anos, 30 mil residências devem receber acesso a um desses kits de energia solar. Isso impactaria entre 50 mil e 80 mil habitantes que ainda não possuem acesso à eletricidade.

O que as autoridades esperam

A princípio, Afnan Hannan, co-fundador e CEO da Okra Solar Energy, afirmou a dificuldade de democratizar a eletricidade no país. Segundo ele, 80 milhões de nigerianos não estão integrados à rede elétrica local.

Além disso, demonstrou empolgação de trabalhar com o projeto europeu e desenvolver um projeto que ajudará milhares de pessoas. Mesmo assim, ainda destaca a importância de continuar com trabalhos semelhantes, uma vez que ainda existem muitos nigerianos sem acesso à eletricidade.

Por outro lado, os europeus demonstraram grande esperança no projeto. O objetivo é demonstrar que os países podem ajudar uns aos outros para que os seres humanos passem a viver em melhores condições. Ainda mais em uma era onde a tecnologia ajuda a quebrar diversas barreiras históricas.

Servindo para ajudar a Okra Solar a alavancar a alta demanda por sua tecnologia na Nigéria, a facilidade de capital de giro da EDFI ElectriFI visa preencher a lacuna de financiamento e penetrar no mercado do país da África Ocidental, acelerando a eletrificação sustentável.

Por fim, ainda podem existir outros benefícios europeus para países que necessitam de ajuda para complementar sua infraestrutura de energia sustentável. Essas parcerias, com certeza, são importantes para o avanço da sociedade e da sustentabilidade.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares