O checklist é uma ferramenta essencial para o integrador solar realizar sua visita técnica. Com ele, verificar as etapas da visita se torna muito mais simples e otimizado, de modo que você não corra o risco de deixar nenhum detalhe para trás. 

O ideal é que cada integrador solar crie seu próprio checklist com base nos serviços realizados e no seu método de trabalho. No artigo a seguir, além de saber mais sobre a importância desse recurso, você também vai conferir alguns itens que não podem ficar de fora do seu checklist. Boa leitura! 

Por que fazer um checklist em uma visita técnica? 

Ter um checklist é importante pois garante ao integrador solar estar no controle da situação, independente da complexidade envolvida na visita técnica realizada, seja antes de a instalação ou para fazer algum reparo no equipamento de geração de energia solar. 

É preciso incluir no checklist tudo o que precisa ser levado em consideração para assegurar a satisfação do cliente com o serviço prestado.

Entenda porque é importante fazer um checklist em uma visita técnica
Entenda porque é importante fazer um checklist em uma visita técnica.

É um recurso indispensável para acompanhamento de processos, e uma forma de mostrar ao cliente que sua empresa é organizada e que você tem um processo de qualidade.

Os níveis de complexidade variam. Seu checklist pode ser simples ou complexo, mais abrangente ou focado em um procedimento específico, para acompanhar determinado resultado ou para garantir o cumprimento de normas.

Na hora de desenvolver seu checklist, certifique-se de que ele atenda o objetivo da sua visita técnica. Confira a seguir alguns pontos essenciais para fazer parte da sua lista.

O que não pode faltar no checklist do integrador solar?

Todo checklist precisa, obrigatoriamente, conter os dados do cliente e do local onde será realizada a visita técnica.

Essas informações precisam constar de maneira organizada para simplificar os processos posteriores, como na hora de homologar o projeto fotovoltaico ou acompanhar o desempenho de um sistema que passou por manutenção.

Deixe espaço para acrescentar endereço, referências, coordenadas geográficas e o que mais julgar pertinente. 

Saiba os itens essenciais do checklist de um integrador
Saiba os itens essenciais do checklist de um integrador.

Outro aspecto que necessariamente deve ser checado durante a sua visita técnica é a infraestrutura elétrica do local. Esteja preparado para coletar informações como tensão de entrada, número de fases, se o ramal é subterrâneo ou aéreo, etc.

Lembre-se de fazer registros por meio de fotos de itens como o ramal de entrada, disjuntor de entrada, DPS, medidor, descida dos cabos e localização do inversor. 

O quadro de energia de baixa tensão é a instalação mais importante dos circuitos, por isso também deve ser verificado. Nele você encontrará o disjuntor geral da instalação e os disjuntores das cargas da instalação elétrica.

Examine a corrente máxima para saber se o item está no limite das cargas, e verifique se possui capacidade para proteger a injeção de energia do sistema solar fotovoltaico.

Atente também para os condutores que chegam ao quadro, pois a capacidade desses itens também deve comportar a corrente gerada pelo sistema. 

Averígue também o espaço entre os condutores. A perda elétrica resultante de grandes distâncias entre esses itens é uma das causas frequentes para prejuízos em projetos fotovoltaicos.

Quanto maior a distância, maiores precisarão ser as seções para interligar os componentes, o que exige uma quantidade maior de cabos para fazer a conexão elétrica, resultando em maiores perdas de energia e no aumento do custo do projeto. 

Aspectos referentes ao telhado são essenciais de serem observados em uma visita técnica prévia à instalação de um sistema fotovoltaico, por isso vale a pena incluí-los no checklist.

Anotações que não podem ficar de fora do seu checklist
Anotações que não podem ficar de fora do seu checklist.

Lembre-se de fazer anotações sobre o tipo de telhamento (os mais comuns são de fibrocimento, cerâmico e metálicos), estrutura, condições do telhado, se há sinais de infiltração, etc. 

Não se esqueça de incluir também as condições das vigas de sustentação e seu estado de conservação, já que o telhado precisa ser resistente para sustentar o peso de cerca de 20 kg dos módulos fotovoltaicos.

Analise também possíveis elementos que possam causar sombreamento, como caixa d’água, árvores e demais construções nos arredores. 

Para que o sistema fotovoltaico compense o consumo de energia, é preciso que seja realizado um dimensionamento adequado, considerando especificidades do local, como a área disponível para instalação dos equipamentos.

O telhado do imóvel que receberá o sistema fotovoltaico precisa ter área para acomodar a quantidade de painéis exigida pelo projeto. 

Da mesma forma, inclinação e orientação do telhado também devem constar no seu checklist, já que são elementos determinantes para a eficiência na geração de energia. O ideal é que as placas fotovoltaicas sejam posicionadas para o norte.

Dicas para otimizar sua visita técnica
Dicas para otimizar sua visita técnica.

Em relação à inclinação, é preciso verificar o quão acentuada ela é, pois isso pode até mesmo dificultar a fixação dos painéis e favorecer o acúmulo de sujeira.  

Se você está em busca de outras formas para otimizar ainda mais seu trabalho, recorrer à tecnologia ofertada por aplicativos pode ser o caminho. Continue a leitura para saber mais. 

Aplicativos para ajudar na visita técnica

Atualmente, há diversos aplicativos desenvolvidos especialmente para facilitar o trabalho de servidores que realizam visitas técnicas, contando com recursos como o checklist. 

Os apps de visita técnica podem oferecer diversos benefícios e facilidades para quem trabalha com instalação e manutenção de painéis solares. Assim, auxiliam na execução do serviço e evitam que o integrador solar se esqueça de alguma etapa do processo. 

Há aplicativos que disponibilizam uma visão geral sobre as visitas realizadas no dia e as que estão pendentes, com agendas completas e atualização simultânea segundo o cronograma da empresa.

Conheça os apps que auxiliam no gerenciamento de visitas técnicas
Conheça os apps que auxiliam no gerenciamento de visitas técnicas.

Em alguns deles, há também a opção de integrar com os melhores GPS, facilitando o trajeto percorrido pelo profissional até o local onde será realizada a visita. 

Com um bom app para te ajudar a fazer as visitas técnicas, você terá condições de capturar os dados necessários de maneira eficiente, importar as informações dos clientes, preencher formulários durante a visita e, assim, otimizar seu tempo de trabalho.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares