Agricultura só tem a ganhar ao aderir às novas tecnologias. A energia solar fotovoltaica é excelente exemplo disso, já que tem se firmado como uma grande aliada do setor rural, proporcionando crescimento e economia aos agricultores. 

Além de contribuir com a diminuição dos custos operacionais do setor, a energia fotovoltaica também serve para otimizar os processos realizados no campo. Nos últimos 5 anos, o uso dessa tecnologia na agricultura cresceu 1,3 mil vezes, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). 

O agronegócio brasileiro tem sido cada vez mais cobrado pela comunidade internacional a desenvolver práticas sustentáveis. Além disso, o setor também enfrenta dificuldades e riscos devido às mudanças climáticas.

Uma das formas de minimizar esses problemas é por meio da energia solar. Confira a seguir alguns exemplos de como ela pode ser explorada pela agricultura. 

Na irrigação e bombeamento de água na agricultura

O Brasil ocupa um lugar de destaque entre os maiores produtores de grãos do mundo, o que se deve aos solos férteis e ao clima favorável. No entanto, algumas regiões sofrem com a escassez de água em alguns períodos do ano e, por isso, muitos produtores dependem da irrigação para manter a lavoura.

Como a irrigação precisa ser constante e certeira, acaba sendo uma das maiores responsáveis pelo alto consumo de energia elétrica, gerando preocupação aos produtores rurais. Além disso, os projetos convencionais de irrigação geralmente envolvem altos custos de manutenção por dependerem do bombeamento de água. 

Na irrigação e bombeamento de água na agricultura
Na irrigação e bombeamento de água

Bombas de irrigação movidas com energia solar podem ser a solução ideal, capaz de resolver esse problema que assola tantos produtores brasileiros. São inovações estratégicas e econômicas, que oferecem muitos benefícios, especialmente em áreas onde não há abastecimento pelas distribuidoras de energia. Através do investimento nessa tecnologia, é possível otimizar os processos e reduzir custos no processo de irrigação de solos e plantações.

A implementação de energia solar requer a instalação de painéis solares, que captam os raios de sol, transformando-os em energia elétrica para abastecer a propriedade.

Essa etapa inicial requer um alto investimento, mas vale a pena pois os equipamentos possuem alta durabilidade e podem resultar em uma economia de até 95% nas contas de luz.  

A energia solar aliada à irrigação e ao bombeamento de água é uma técnica que oferece eficácia às atividades agrícolas, pois garante o fornecimento de água para irrigação sem o risco de interrupções. Dessa forma, o produtor não precisa se preocupar com a escassez de recursos durante o período de estiagem. 

Além disso, a energia solar também possibilita a aplicação de outras inovações interessantes ao produtor rural, conforme você pode conferir no item a seguir. 

Em prol da agricultura de precisão 

Dentre as muitas vantagens que a energia solar oferece à agricultura, está a possibilidade de vincular outros métodos tecnológicos. Isso porque a redução nos custos de produção viabiliza o redirecionamento de recursos, como, por exemplo, para aplicação da Agricultura de Precisão (AP). 

O uso desse método vem crescendo muito nas últimas décadas, fortalecendo ainda mais o agronegócio brasileiro. Chegou no Brasil no início dos anos 90, e trata-se de uma tecnologia cujo objetivo está em aumentar a produção com maior eficiência e sustentabilidade dos recursos econômicos e ambientais.

Em prol da agricultura de precisão 
Em prol da agricultura de precisão 

Implementar a AP é uma forma eficaz e precisa de monitorar as atividades agrícolas. O método usa tecnologias avançadas, com base em dados de áreas geograficamente referenciadas. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), essa técnica colabora no processo e análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas.

Sendo assim, toda prática cujo objetivo seja assegurar circunstâncias favoráveis à lavoura ao usar meios tecnológicos avançados pode ser considerada pertencente à agricultura de precisão. Ela pode incluir a aplicação de defensivos, monitoramento de pragas e doenças, irrigação e outros. 

Com a exploração da energia solar é possível otimizar a agricultura de precisão, potencializando ainda mais os resultados dessa prática tão eficaz e benéfica aos processos de produção rural. 

Para automatização e modernização dos processos

Produtores rurais que estão sempre em busca de inovações para manter seu negócio alinhado com as demandas do mercado podem ser especialmente beneficiados na exploração da energia solar. Isso porque ela viabiliza o investimento em máquinas modernas, além de facilitar a automatização e monitoramento da produção. 

Para que esses processos sejam possíveis, é preciso garantir acesso à energia e internet de qualidade, o que geralmente se trata de um desafio se tratando de propriedades localizadas na zona rural, que enfrentam instabilidade no abastecimento de tais serviços. É nesse momento que a energia solar mais uma vez comprova a sua serventia, já que é uma alternativa para evitar esse tipo de prejuízo.

Em prol da agricultura de precisão 
Em prol da agricultura de precisão 

Muitas máquinas e ferramentas utilizadas na agricultura podem ser otimizadas através do abastecimento com energia solar, de modo a garantir o seu funcionamento adequado.

Além disso, a geração de energia solar fotovoltaica viabiliza o funcionamento da infraestrutura para demarcação de território e de telecomunicações em locais mais distantes das distribuidoras de energia e dos centros urbanos. 

Na refrigeração e resfriamento de produtos

A refrigeração de produtos é também uma atividade muito comum no contexto agrícola, sobretudo em atividades relacionadas à produção de alimentos, como a agricultura. 

Responsável por assegurar a qualidade dos produtos produzidos, a refrigeração muitas vezes demanda o uso de grandes refrigeradores, que consomem enormes quantidades de energia elétrica, gerando altos custos de produção. Isso pode ser facilmente solucionado com a adesão à energia solar, fazendo com que essa seja uma preocupação a menos para o produtor. 

A ventilação e o controle da temperatura também precisam ser levados em conta para aumentar a produtividade, como nas propriedades nas quais são utilizadas estufas. Além disso, a tecnologia solar fotovoltaica também pode ser usada para resfriar ou aquecer a água, conforme as necessidades do agronegócio. 

Na refrigeração e resfriamento de produtos
Na refrigeração e resfriamento de produtos

É evidente que a energia solar veio para ficar e revolucionar as mais diversas formas de consumo e produção, inclusive no agronegócio. Como pudemos ver neste artigo, suas aplicações na agricultura são diversas, amplas e muito produtivas. 

Seja como for, a energia solar é extremamente versátil e pode ser facilmente adequada conforme a demanda da propriedade por energia elétrica. Ficou com alguma dúvida a respeito das suas diversas aplicações no agronegócio? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo. 

Energia Solar em Propriedades Rurais com a Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar na sua propriedade rual e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares