A China registrou um crescimento robusto na capacidade de energia solar instalada e nas exportações de painéis solares no 1º trimestre. Ainda mais com a queda dos preços da cadeia de suprimentos e a forte demanda nacional e internacional, especialmente da Europa, como mostram os dados.

Nos 3 primeiros meses de 2023, a China adicionou quase 34 GW de capacidade instalada conectada à rede. Isso representa um aumento de 155% em relação a 2022, mostraram as análises da Administração Nacional de Energia (NEA).

Crescimento da energia solar chinesa

O alto crescimento trimestral pode ser resultado, em grande parte, de uma queda nos preços da cadeia de materiais e dispositivos causada pelo aumento gradual da capacidade de produção interna destes produtos.

Além da confecção da matéria-prima usada para fabricar painéis solares, houve uma queda no preço dos módulos, disseram analistas.

O preço médio destes dispositivos na China caiu para 1,7 yuan (R$1,23) por watt, uma queda de 30 centavos em relação ao preço do 2022. Isso também levou a um aumento no investimento na indústria, com os cinco maiores geradores de eletricidade do país aprimorando seus focos na construção de projetos de geração de energia solar centralizada.

De toda a capacidade instalada recentemente de energia solar no 1º trimestre, quase 54% foi contribuída por instalações de geração de energia fotovoltaica distribuída, em comparação com 67% no mesmo trimestre de 2022, de acordo com os dados da NEA. 

Os 46% restantes vieram de usinas de geração de energia fotovoltaica centralizada, esse valor era de 33% um ano atrás.

Diferenças de produção na China

A geração de energia solar distribuída é usada para fornecer eletricidade localmente onde ela é necessária – geralmente a partir de painéis no telhado – em vez de transmitir de fazendas solares pela rede para outras áreas.

Com o modelo centralizado, as usinas de grande porte se concentram na produção de quantidades substanciais de eletricidade, que é alimentada na rede e distribuída aos consumidores que podem morar mais longe.

China se manterá como potência mundial em energia solar
China se manterá como potência mundial em energia solar

Durante o período de janeiro a março, a província de Henan adicionou mais de 3 GW de capacidade instalada de energia solar conectada à rede, ficando em 1º lugar entre as províncias e municípios do país, seguida por Hubei com 2,84 GW e Shandong com 2,81 GW, de acordo com os dados da NEA.

Em termos de geração de energia fotovoltaica distribuída, a província de Henan ficou em 1º lugar com 3,19 GW, enquanto para geração de energia fotovoltaica centralizada.

Fonte: Caixin Global

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares