Muito se fala sobre os auxílios governamentais para a promoção e ampliação da utilização de energia solar em todo o mundo. Contudo, as empresas de tecnologia também possuem capital e infraestrutura para auxiliar no impacto global.

Recentemente, um programa, administrado pelo braço de energia renovável da Huawei, a Huawei Digital Power, mostrou isso. Ele tem como alvo 1.000 profissionais e estudantes de ensino superior nos sete países que serão implementados projeto solares, entre eles Quênia, Uganda, Tanzânia e Etiópia.

Assim, oferecerá operações práticas, oportunidades de treino no local e um campo de treinamento, além de conhecimento teórico para garantir que todos os participantes obtenham a certificação que lhes permitirá participar dos projetos solares do continente.

Então, ao invés de investir diretamente na implementação de painéis solares ou doação de equipamentos, a empresa toma outra ação. O investimento na educação e na possibilidade dessas pessoas mudarem a realidade local.

Projeto da Huawei para energia solar no mundo

Projeto educacional de energia solar apoiado pela Huawei
Alta demanda de mão de obra para energia solar na África.

Esse projeto ajudará a aumentar a taxa de recrutamento e retenção de pessoal técnico altamente qualificado. Bem como, a fortalecer a certificação contínua do setor e promover o uso e a transferência de habilidades tecnológicas disponíveis localmente.

“O desafio é que uma empresa interessada no setor de energias renováveis ​​precisaria contratar as habilidades necessárias no primeiro ano. Também, fornecer treinamento específico para o produto nos primeiros dois anos para garantir que esteja pronta para um projeto no terceiro ano. Contudo, na maioria dos casos, isso não é viável.” disse Xia Hesheng, presidente da Huawei Southern Africa Digital Power Business.

“A capacidade de projetar e fornecer uma usina eólica ou projetos de energia solar é geralmente baseada na experiência, o que é difícil de alcançar quando setores e tecnologias ainda são relativamente novos.” completou.

Hesheng observou que o resultado é esperar um crescimento no setor, mas as pessoas não têm as habilidades para apoiar esse crescimento. Por isso, o investimento em conhecimento técnico sobre energia solar é importante.

Resultados esperados pelo projeto

O programa está definido para resolver o desafio que a maioria das empresas de energia solar enfrenta, onde os novos funcionários não têm experiência, treinamento e habilidades técnicas necessárias para realizar a maioria dos trabalhos que surgem no setor.

Principalmente com o aumento de projetos em escala de utilidade, com muitos países se preparando para aumentar o uso de energia solar e outras fontes renováveis ​​de energia.

O treinamento ocorre em um momento em que o continente está mudando para fontes renováveis ​​de energia para alcançar seus objetivos de desenvolvimento, que também é uma resposta às mudanças climáticas que a região enfrenta.

A África tem um grande potencial para fontes renováveis ​​de energia, pois possui mais de 40% da energia solar do mundo. Mesmo assim, carece de habilidades suficientes para explorar e desbloquear esse grande potencial.

De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis ​​(IRENA), a capacidade de energia renovável da África Subsaariana cresceu para 3% da capacidade total instalada. Isso acontece pois o continente tem uma enorme demanda de aproximadamente 100.000 técnicos por ano, mas menos de 20.000 estão atualmente empregados no setor de energia solar e outras fontes renováveis.

Posts Similares