Já imaginou se os painéis de energia solar gerarem eletricidade de noite? Isso é cada vez mais uma realidade possível. Painéis especialmente projetados podem ajudar a resolver os problemas atuais dessa tecnologia, gerando energia quando o sol se põe.
Os painéis foram descobertos em 2020, quando cientistas da Universidade da Califórnia Davis, EUA, pensaram nisso.
Assim, a ideia do professor Jeremy Munday ganhou o nome de “células anti-solares”, a solução que permite gerar eletricidade de noite. Além disso, pesquisa de 2022 confirma que esses painéis geram energia necessária para carregar um celular.
Como funciona o painel de energia solar à noite
O primeiro estudo aconteceu na Universidade de Stanford, onde uma equipe adicionou um gerador termoelétrico a um desses painéis solares específicos. Esse dispositivo produz correntes através das diferenças de temperatura.
Assim, eles funcionam usando o calor ou a luz infravermelha que chega na superfície do painel solar em noites claras.
“O painel de energia solar acabou sendo um radiador térmico muito eficiente. Então, à noite, o painel realmente atinge uma temperatura abaixo da temperatura do ar ambiente, e essa é uma oportunidade bastante incomum para a coleta de energia”.
Diz o cientista principal Shanhui Fan.
Geração de eletricidade noturna
Normalmente, as células fotovoltaicas sofrem com os efeitos das estações mutáveis e o fato de não funcionarem à noite. Do tempo nublado à diminuição da duração do dia, muitos fatores impedem de fornecer uma fonte de energia solar viável para as pessoas em muitas partes do mundo.
As células noturnas funcionam praticamente da mesma maneira que as diurnas, mas ao contrário. Assim, todas as noites, o calor escapa da Terra na forma de radiação infravermelha para manter o planeta a uma temperatura constante.
Em um comunicado no site da Universidade da Califórnia do ano passado, Munday explicou: “Nesses novos dispositivos, a luz é emitida e a corrente e a tensão vão na direção oposta, mas gerando energia”.
A princípio, os dispositivos noturnos são capazes de gerar até 50 watts de potência por metro quadrado. Ou seja, um quarto do que os painéis de energia solar convencionais podem gerar durante o dia.
Eles também funcionam durante o dia se a luz estiver bloqueada ou se estiverem apontados para longe do sol. Por fim, algumas pesquisas até sugerem que eles poderiam ser usados para aproveitar o calor residual gerado por máquinas.
Como surgiu a ideia
Por mais incrível que pareça, as pessoas usam tecnologia semelhante para obter resfriamento noturno há muitos anos. Quando você abre suas janelas e portas depois de um dia quente para esfriar sua casa, você está usando o mesmo raciocínio. Essencialmente, essa forma de resfriamento passivo usa o céu noturno como um enorme dissipador de calor, afastando o calor do solo quando escurece.
Portanto, em 2021, um projeto da Universidade de Stanford tentou usar as diferenças nas temperaturas do dia e da noite para gerar eletricidade.
Assim, eles conseguiram provar que a tecnologia funcionou, mas há um longo caminho a percorrer quando se trata de eficiência e desempenho. Ainda mais em comparação com os atuais painéis de energia solar.
Mesmo assim, essa nova possibilidade tecnológica pode ser útil em diversos locais que não tem tanta incidência solar. Assim como potencializar a geração de eletricidade em épocas do ano com dias menores.