Instalação de painéis solares. O setor de energia renovável é um dos mais promissores no Brasil atualmente, sobretudo quando se fala em energia solar, uma das mais práticas e vantajosas. O espaço para crescimento se dá devido à alta demanda pela instalação de sistemas fotovoltaicos, que cresce exponencialmente a cada ano. 

Seja como uma solução para economizar ou uma iniciativa para contribuir com a preservação do meio ambiente, a energia solar está chamando a atenção de muitos consumidores. Segundo estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), até 2024 o Brasil contará com a implementação de mais de 880 mil sistemas fotovoltaicos. 

Trata-se de um mercado em expansão, e por isso atrai não apenas mais consumidores, mas  também pessoas interessadas em ganhar dinheiro com isso.

O fato do território brasileiro possuir altos índices de incidência solar possibilita tirar um bom proveito dessa condição. Quanto a isso, o Brasil supera até mesmo países como Estados Unidos e Alemanha, que são alguns dos maiores produtores de energia solar no mundo. 

Esses são alguns motivos que fazem com que o setor fotovoltaico tenha boas projeções para os próximos anos. Isso significa que é sim possível ganhar dinheiro com a energia solar. No entanto, antes de investir, é importante conhecer as principais possibilidades de lucrar com isso. Confira a seguir as principais. 

Instalação de painéis solares

A forma mais simples de ganhar dinheiro com energia solar é através da instalação dos painéis solares. Os interessados podem optar por se especializar na área, investindo na própria formação e se tornar um profissional capacitado para realizar esse tipo de atividade. 

A instalação de painéis solares podem gerar um bom lucro!
A instalação de painel solar pode gerar um bom lucro!

Os profissionais que trabalham com a instalação dos painéis precisam fazer um curso técnico especializado, que possibilita o desenvolvimento de habilidades teóricas e técnicas que envolvam o dimensionamento dos sistemas fotovoltaicos.

Assim, tornam-se aptos para trabalhar diretamente com essa tecnologia, disponibilizando-a para os consumidores interessados. 

Os cursos para instalação de painéis fotovoltaicos ensinam também os fundamentos de regulação e realização de projetos elétricos, noções que são fundamentais para quem deseja trabalhar na área.

O instalador pode optar por trabalhar com carteira assinada em uma empresa especializada em sistemas fotovoltaicos, garantindo assim mais estabilidade financeira. Outra possibilidade é tornar-se um prestador de serviço, trabalhando de maneira autônoma e tendo maior flexibilidade de horários. 

Para quem tem interesse nesse tipo de capacitação, o SENAI oferece cursos voltados para a área. 

Instalação de painéis solares: Investimento no seu próprio negócio

O empreendedorismo está mais em alta do que nunca, tornando possível optar pela abertura do próprio negócio no setor de energia solar.

Essa decisão pode garantir maior flexibilidade de horários e autonomia para a tomada de decisões, mas também requer o desejo de enfrentar os desafios envolvidos na administração de uma empresa e, sobretudo, o investimento necessário para que isso seja possível. 

Criar uma empresa especializada em serviços de energia solar pode ser a alternativa mais lucrativa, mas também a mais complexa. Uma das opções possíveis são as franquias, que representam uma ótima opção para quem deseja ingressar nesse mercado.

O investimento inicial nem sempre é tão alto quanto fundar uma empresa do zero, pois não há necessidade de criar um estoque de placas solares.  

Para tomar essa decisão, é importante avaliar suas possibilidades e o tanto de responsabilidade que você está disposto a enfrentar. Investir no próprio negócio pode ser muito lucrativo, mas também muito desafiador. 

Capacitação como projetista de energia solar

A especialização como projetista de energia solar é outra maneira interessante de ingressar no mercado e lucrar com esse tipo de tecnologia. O projetista é o profissional responsável pela realização do dimensionamento dos sistemas conectados à rede da concessionária de energia, e também por apresentar o projeto fotovoltaico de maneira clara e objetiva aos consumidores.

O projetista pode ser uma grande área de trabalho!
O projetista pode ser uma grande área de trabalho!

Para investir nessa formação, é preciso realizar cursos, que ensinam todas as etapas de elaboração de um projeto de energia solar.

Os projetistas também aprendem sobre análise de faturas de energia, conceitos de eletricidade, utilização de softwares para simulação de projetos e todo o procedimento necessário para a solicitação de acesso junto à concessionária de energia. 

Revenda de equipamentos com tecnologia fotovoltaica

Além da comercialização e instalação dos sistemas solares em si, também é possível explorar esse mercado através da venda de demais acessórios tecnológicos que fazem uso da tecnologia fotovoltaica

Um dos principais e mais procurados itens são os geradores de energia solar para celular, que funcionam basicamente como um carregador portátil. Uma bateria solar armazena determinada carga de energia, e depois repassa para a bateria do celular através da conexão por um cabo USB. 

A busca por economia, praticidade e sustentabilidade faz com que a procura por esse tipo de acessório seja uma tendência com potencial para crescimento, ganhando espaço na vida dos consumidores. A conscientização sobre a preservação do meio ambiente é um dos principais fatores que impulsionam a busca por esse tipo de produto.

Fundo de investimentos

Outra maneira lucrativa de trabalhar com a energia solar é através dos fundos de investimento. Trata-se de uma forma prática de ter retorno financeiro, e, assim como outras possibilidades de investimento, envolve riscos aos interessados.

Por isso, é fundamental desenvolver um bom planejamento antes de realizar a aplicação no fundo de investimento.

Em certos casos, o rendimento dos investimentos com energia solar pode girar em torno de 15% a 20% ao ano, o que faz dessa uma opção muito atrativa para quem está disposto a assumir os riscos. 

Instalação de painéis solares: Marketing verde

Também conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing, trata-se de uma estratégia de comunicação focada nos benefícios (ou na ausência de malefícios) dos produtos, do modo de produção ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente. 

Marketing verde
Marketing verde

Consiste basicamente na exploração das iniciativas que fazem com que sua empresa seja considerada ecologicamente consciente.

Assim, além de toda a economia que a energia solar pode proporcionar ao orçamento da sua empresa, também é possível se beneficiar do impacto positivo que ações sustentáveis têm para sua imagem, obtendo vantagem competitiva no mercado.

Toda a pauta da questão ambiental tem um forte apelo nos dias atuais, pois se trata de uma preocupação mundial, que diz respeito a todos os tipos de consumidores, fábricas e empresas.

Sendo assim, organizações que investem nesse tipo de divulgação crescem de maneira bem mais acelerada, pois agregam valor ao resultado do seu trabalho. 

Para que isso de fato tenha resultados positivos, é preciso cumprir alguns requisitos, como priorizar a transparência quanto aos investimentos realizados visando a sustentabilidade e a diminuição dos impactos ambientais, e a divulgação de informações sobre os ganhos ambientais do sistema.

Essa é uma excelente maneira de fazer com que os consumidores enxerguem sua empresa de maneira diferenciada, aprimorando uma relação de confiança e aumentando o seu consumo.

Além disso, corporações que adotam essa postura também assumem um compromisso de conscientizar seus clientes a respeito da importância da sustentabilidade. 

São diversas as formas de ganhar dinheiro com a energia solar, o que só comprova que se trata de uma tecnologia promissora, lucrativa e com muito espaço para investimento. Se você tem a pretensão de obter lucros com esse setor, esse é o melhor momento para isso. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares