Tão importante hoje em dia quanto oferecer um serviço/produto de qualidade é saber como utilizar as redes sociais para divulgar o seu negócio. Nesse sentido, Instagram de energia solar é uma das principais plataformas exploradas pelas empresas brasileiras, já que favorece uma conexão legítima com o público.
Com um bom planejamento de marketing, você poderá usar o Instagram a favor da sua empresa de energia solar e atrair mais pessoas interessadas nas soluções que você oferece. Mas manter uma audiência engajada requer muito esforço e criatividade.
Para isso, é preciso pensar em conteúdos relevantes, que mostrem o seu diferencial em relação à concorrência. Confira a seguir algumas dicas do que postar no Instagram da sua empresa de energia solar.
Dê dicas práticas
O melhor caminho para uma boa estratégia digital é levar em consideração a estrutura do funil de vendas.
Como o topo do funil é composto pelas etapas de descoberta e reconhecimento da necessidade, é preciso pensar em maneiras de abordar o assunto sem inserir a sua solução logo de cara.
Uma excelente forma de fazer isso é oferecer conteúdos informativos e de valor. Como as redes sociais são as principais plataformas usadas na internet atualmente, é comum que as pessoas busquem nelas por dicas e informações que possam facilitar sua vida ou trazer algumas mudanças no cotidiano.
Sendo assim, inclua no seu cronograma de postagens conteúdos que ensinem e agreguem conhecimento aos seus seguidores, como dicas para economizar na conta de luz, por exemplo, ou como ficar livre das tarifas de energia.
Isso vai ajudá-los a identificar que possuem um problema, como os altos gastos com as contas. Se tratando de um problema como esse, que afeta muitas famílias e empresas, você aumenta as chances de que as pessoas se identifiquem e se interessem pelo assunto.
Esse tipo de conteúdo funciona muito bem em posts com formato de carrossel, nos quais você pode dar dicas, abordar tópicos ou enumerar vantagens sobre determinado assunto. Explorando esse formato, você pode reunir uma maior quantidade de informações relevantes em um único post.
Ao postar um conteúdo considerado interessante pelos seus seguidores, o post certamente será salvo para ser consultado novamente depois. Essa é uma forma de melhorar as métricas e indicadores da sua página no Instagram.
Incentive o consumo consciente
A energia solar não é apenas uma solução prática e econômica. É também o caminho para um consumo mais consciente. Então por que não explorar esse aspecto nos posts da sua empresa de energia solar?
O apelo ao consumo consciente é um ótimo viés a ser debatido, pois a consciência ambiental está em alta, e os consumidores estão cada vez mais interessados em consumir produtos e serviços de empresas com as quais compartilhem valores e princípios.
Investir em energia solar é uma forma de contribuir para a preservação ambiental. Sendo assim, cada integrador solar tem também o papel de disseminar a importância de um consumo mais consciente e conectado com as demandas coletivas.
Para incentivar o consumo consciente, você pode dar outras dicas além do investimento em energias sustentáveis, falando também sobre reciclagem, diminuição do uso de plástico, descarte adequado de materiais, economia de recursos e assim por diante.
Divulgue as soluções que você oferece
Os outros conteúdos recomendados até aqui são uma forma de preparar o terreno para falar especificamente sobre o seu trabalho.
Considerando que você tenha amparado seus seguidores com conteúdo de qualidade e tenha conseguido atrair sua atenção, é hora de falar sobre as soluções que você oferece.
Se você oferece uma grande diversidade de serviços de energia solar, comece com uma visão geral, mencionando as soluções com as quais você trabalha. Posteriormente, você pode escolher abordar cada serviço especificamente, oferecendo detalhes que possam interessar ao público.
Compartilhe a opinião de clientes
Considerando as etapas de funil de vendas, você já ajudou seus seguidores a identificarem que tem determinado problema e que a energia solar pode ser a solução ideal.
Mas isso nem sempre é o suficiente para convencê-los a fechar um negócio com a sua empresa, já que muitas outras questões podem estar em jogo.
Tomar a decisão de instalar um sistema fotovoltaico envolve um grande investimento, e, quanto maior for esse investimento, maiores serão as inseguranças que podem surgir no meio do caminho.
Nada é tão eficaz para tranquilizar potenciais clientes do que relatos de clientes satisfeitos com o negócio que fecharam com sua empresa.
Segundo dados divulgados pela PwC, da pesquisa Global Consumer Insights Survey 2018, 40% dos brasileiros citam a confiança na marca como um dos principais atributos para comprar.
Apesar de a confiança ser importante, os consumidores dependem da opinião de outras pessoas para fechar negócio e contratar serviços.
Sendo assim, reservar um espacinho no seu Instagram para divulgar os depoimentos de clientes satisfeitos com a solução que você oferece em energia solar pode ser uma das melhores estratégias para divulgar seu negócio e oferecer uma prova social de que seu trabalho é bom e confiável.
Depois que tiver contato com um depoimento de um cliente satisfeito, o consumidor estará muito mais disposto a confiar na sua empresa. Você pode divulgar esses relatos em vídeos, ou até mesmo com o print de uma conversa no WhatsApp.
Lembre-se de pedir permissão de seu cliente antes de divulgar o relato, assim você evita qualquer constrangimento ou mal-entendido.
Mostre os bastidores da sua empresa
Outra forma de fortalecer a relação de seus seguidores com a sua empresa pelo Instagram é mostrar a realidade por trás das câmeras.
Explorar conteúdo dos bastidores é algo que nunca fica ultrapassado, pois as pessoas se interessam em saber quem comanda o perfil e é responsável pelo trabalho realizado, e como tudo acontece.
Esse tipo de publicação é muito importante para as contas comerciais da plataforma, pois a essência do Instagram é promover a interação entre as pessoas.
Além disso, é mais provável que as pessoas sintam confiança em contratar um serviço de energia solar se souberem como funciona, como é feita a instalação, quanto tempo leva até o sistema fotovoltaico estar funcionando e dando resultados, e assim por diante.
Sendo assim, inclua publicações mais pessoais e espontâneas no seu Instagram. Que tal aproveitar para explorar os recursos disponibilizados pelo app, como Reels e Stories?
Quem acompanha seu trabalho nas redes sociais certamente tem curiosidades a respeito de como é o cotidiano de um integrador solar.
Outra ideia é falar sobre os processos e etapas para fechar um negócio e obter a instalação de um sistema fotovoltaico. Esse tipo de conteúdo ajuda a sanar as dúvidas de clientes em potencial.
Faça posts que incentivem a interação
Nossa última dica para você pôr em prática no seu Instagram é sempre dar uma atenção especial às oportunidades de interação. Afinal, esse é o principal propósito das redes sociais.
O Instagram é uma das plataformas que mais inova nesse sentido, ao oferecer recursos como stories, enquetes, quiz, caixinha de perguntas e assim por diante.
As vantagens de usar essas ferramentas vai muito além da interação, pois também possibilitam recolher dados importantes a respeito da sua audiência.
Jamais deixe um seguidor sem resposta, seja nos comentários ou em uma conversa particular. Adote um tom de voz adequado para a sua empresa e coloque em prática nas suas postagens no feed e nos stories e ao interagir com as pessoas.
Sempre que possível, insira questionamentos e reflexões nas suas postagens, pois isso é uma forma de incentivar os seguidores a participar. Além disso, perguntar faz com que o público sinta que sua opinião importa.
Ao criar caixinhas de perguntas, você facilita a interação e se coloca à disposição para responder dúvidas sobre energia solar.
Isso ajuda a fortalecer a identificação com sua empresa e cria oportunidades para expandir o debate sobre a importância do consumo consciente e do desenvolvimento sustentável.
Há diversas abordagens que podem ser exploradas no Instagram da sua empresa de energia solar. Uma boa orientação é sempre favorecer o fortalecimento da relação com o público, assim você mantém suas prioridades bem estabelecidas.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.