Já é senso comum em todo o mundo que as crianças são o futuro da sociedade e, por isso, é importante conscientizá-las. Dessa forma, as escolas têm um papel central em ensinar assuntos como sustentabilidade, energias renováveis, planejamento urbano e muito mais.

Contudo, com uma grande diferença de possibilidades educacionais ao redor do Brasil, existe uma dificuldade em colocar isso em prática. Então, é importante que se crie discussões sobre como o ensino brasileiro pode ter maior impacto em um futuro mais sustentável e consciente.

Além disso, é preciso mudar o paradigma de que a eletricidade no Brasil só vem de hidrelétricas. Por isso, a discussão no ambiente escolar é importante para que a realidade se abra na cabeça dos jovens.

Como as escolas podem ensinar sobre energias renováveis

A princípio, é necessário que a área educacional esteja aberta para inserir esse tema que pode ajudar em projetos interdisciplinares. A questão das energias renováveis está presente na Biologia, Física, Matemática, Sociologia, História e demais matérias escolares.

Além disso, o conhecimento interdisciplinar é fundamental no desenvolvimento psíquico de crianças e adolescentes. Pois, é a partir dele que esses indivíduos se tornarão adultos que conseguem refletir de maneira crítica sobre diversos aspectos da realidade.

Bem como, para que as políticas favoráveis às energias renováveis aconteçam, é preciso que esses jovens entendam sobre esses aspectos. Por fim, isso também terá impacto direto na visão dos educadores sobre o assunto.

Na área pedagógica, o conhecimento se constrói de forma dialética, em um movimento que vai do professor ao aluno e vice-versa. Por isso, muitos dizem que a educação está em um plano horizontal e não vertical.

Interdisciplinaridade na sustentabilidade

Para tornar mais palpável essa discussão é possível pensar na questão biológica, química e física das energias renováveis. A conversão da incidência solar em energia já perpassa por essas 3 matérias escolares. Contudo, existem muitos outros aspectos dessas tecnologias que podem ser estudados.

Conhecimento sobre energias renováveis trará um futuro sustentável
Conhecimento sobre energias renováveis trará um futuro sustentável.

Bem como, é possível analisar gráficos, calcular eficiências e impactos das energias renováveis na sociedade, comprando-as com os combustíveis fósseis. Assim, Matemática, História, Geografia e Ciências Sociais também já são englobadas.

Além disso, é possível construir projetos e maquetes para feiras de ciência e discussão em sala de aula. Dessa forma, existe a passagem do conhecimento racional para o prático, ajudando na fixação das matérias.

Ou seja, a questão da sustentabilidade e das energias renováveis é um prato cheio de possibilidades para os educadores. Por mais que seja algo incomum para diversas realidades no Brasil, é através das primeiras iniciativas que o futuro mudará.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares