A gestão de pessoas é uma tarefa indispensável para quem tem seu próprio negócio e conta com colaboradores. De uns anos para cá, a alta competitividade no mercado de energia solar tem ocasionado alguns problemas nesse aspecto, como o foco excessivo em resultados, o que gera desmotivação e compromete o clima organizacional.

Alguns erros podem até mesmo gerar resultados contrários aos que você busca. Formar uma equipe com pessoas capacitadas e produtivas não é suficiente, é preciso saber como reter essa equipe com boas práticas de gestão de pessoas. 

Só assim é possível construir um negócio próspero e um local de trabalho agradável. Confira a seguir 6 erros de gestão de pessoas que o integrador deve evitar.

1 – Deixar de oferecer treinamento

Quando se fala em técnicas para reter os funcionários que fazem parte da sua equipe, é preciso considerar a necessidade de investimento no desenvolvimento profissional dessas pessoas. 

Isso não deixa de ser um investimento para a sua empresa também, já que é uma forma de manter sua equipe sempre atualizada e capacitada para vender energia solar.

Sem treinamento e oportunidades de crescimento, os funcionários tendem a se sentir desmotivados e, consequentemente, apresentam queda no seu desempenho.

O treinamento é essencial na gestão de pessoas
O treinamento é essencial na gestão de pessoas

Mediante esse cenário, o integrador solar também corre o risco de perder seus colaboradores para a concorrência. Mas nenhum gestor quer isso, não é? 

Para evitar esse tipo de problema, nossa dica é criar um plano de treinamento e desenvolvimento que contemple os seus funcionários.

Esse é um bom exemplo de iniciativa que caracteriza uma boa gestão de pessoas, já que fomenta uma cultura de aprendizado, crescimento e contínuo aperfeiçoamento.

Há inúmeras vantagens que você pode ter com isso, como aumento da produtividade, melhora na qualidade do serviço oferecido, vantagem competitiva em relação à concorrência, retenção de talentos, estímulo ao trabalho em equipe, aumento da motivação dos colaboradores e promoção de um bom clima organizacional.

2 – Não reconhecer ou dar feedbacks 

Outro erro de gestão de pessoas que o integrador solar não deve cometer é a falta de reconhecimento. Valorizar o trabalho dos seus funcionários é fundamental para que eles sintam que seu esforço é visto e apreciado.  

Estabelecer uma política de feedbacks é um caminho interessante para isso. Por meio deles, é possível celebrar um trabalho bem feito ou apontar falhas que precisam ser corrigidas. Ambas essas posturas são importantes e precisam fazer parte da sua gestão. 

O feedback é um recurso valioso, que serve para garantir o crescimento e progresso da sua equipe de funcionários. Por isso, deve ter certa regularidade.

Todo gestor deve estar aberto a sugestões e feedbacks, para otimizar as ações de uma equipe
Todo gestor deve estar aberto a sugestões e feedbacks, para otimizar as ações de uma equipe

Um integrador solar que não faz uso dele em sua empresa ou não implementa outros meios de reconhecer seus colaboradores dificilmente será reconhecido como um bom gestor.

Fornecer um feedback completo, assertivo e com regularidade ajuda a manter a equipe motivada para alcançar seus objetivos.

É fundamental assegurar que seus membros se sintam valorizados, e, ao colocar isso em prática, você dá mais um passo em direção ao desenvolvimento de uma equipe saudável, produtiva e motivada.

3 – Definir metas inadequadas

Estabelecer metas é fundamental para ter prosperidade em seu negócio de energia solar, uma vez que seu propósito é alcançar melhores resultados. Elas servem para nortear suas decisões e, posteriormente, contribuem no monitoramento do progresso da empresa. 

Mas não basta definir metas. De nada adianta se elas forem inadequadas, fáceis demais, impossíveis de serem alcançadas ou mensuradas. Esse é, no entanto, um erro comum na gestão de pessoas. Como o integrador solar pode evitar isso? 

Segundo o método SMART, as metas adequadas são aquelas que são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Além disso, as metas individuais dos funcionários da sua empresa devem estar claramente vinculadas às metas coletivas, ou seja, da empresa.

Depois que suas metas forem definidas, é importante manter uma análise recorrente para que elas sejam revistas e atualizadas quando necessário. Isso significa que pode ser necessário realizar algumas mudanças ou adaptações para assegurar que você e sua equipe estão no caminho certo. 

4 – Ter uma postura inflexível

A inflexibilidade na gestão de pessoas é um erro cometido por muitos chefes e gestores. Isso porque acreditam que esse tipo de postura poderia evitar o descomprometimento dos funcionários, o que é um grande equívoco.

Inflexibilidade é um dos maiores erros em gestão de pessoas.
Inflexibilidade é um dos maiores erros em gestão de pessoas.

A verdade é que a postura inflexível na gestão de um negócio pode ter efeitos desastrosos, como prejudicar a relação com a equipe, pôr em risco o clima organizacional e impossibilitar mudanças e crescimento dentro da empresa. 

Por outro lado, ser flexível pode trazer resultados muito positivos. Um gestor flexível deve ser aberto a mudanças e estar disposto a lidar com novas ferramentas, ideias e interações.

Assim, terá condições também de oferecer liberdade e autonomia a sua equipe na medida certa, evitando que seus membros se sintam frustrados ou sobrecarregados, e permitindo que dêem um feedback a respeito da sua gestão. 

5 – Ignorar a concorrência

Deixar de levar em conta o que os seus concorrentes estão fazendo é outro erro que você deve evitar. Empresas e gestores que deixam esse aspecto de lado correm sérios riscos de serem deixados para trás na disputa pelo mercado de energia solar. 

Esse é um setor muito competitivo, o que leva o integrador solar a estar constantemente em busca de uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Como obter isso sem observar as estratégias adotadas pelas outras empresas? A resposta é só uma: é impossível. 

A análise da concorrência é parte fundamental de um bom planejamento e gerenciamento de vendas, pois proporciona um conhecimento valioso. Por meio desse método, você identifica os pontos fortes e fracos do seu negócio e pode trabalhar de modo a aprimorá-los. 

O benchmarking é um excelente método para quem deseja fazer uma análise aprofundada a respeito da concorrência. Quer saber mais? Leia nosso artigo completo sobre como essa técnica pode ajudar o integrador solar. 

6 – Não fazer parcerias estratégicas

Estabelecer boas parcerias é imprescindível para quem trabalha no setor de energia solar, pois viabiliza a oferta de preços competitivos sem perder a margem de lucro. 

Sem bons fornecedores, por exemplo, você corre o risco de não conseguir fazer bons negócios. O mesmo vale para integradores que não contam com uma boa linha de crédito, o que pode limitar ou inviabilizar boa parte das suas vendas.

Parceria são sempre bem vindas. Isso alavanca muito os resultados da equipe
Parceria são sempre bem vindas. Isso alavanca muito os resultados da equipe

A saída para isso é consolidar relações com grandes players do mercado, garantindo as melhores condições de compra e financiamento. Dessa forma, você consegue manter uma estabilidade de preço em relação à concorrência, o que pode ser considerada uma excelente vantagem competitiva.

Para ter resultados positivos nas vendas de energia solar, contar com boas linhas de créditos também é fundamental, de modo a garantir circunstâncias favoráveis para realizar esse investimento. 

A Solfácil é a primeira fintech solar da América Latina e possui parcerias com integradores de energia solar em todo o Brasil. Desde sua fundação, já financiou milhares de sistemas em todo o país. 

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