O Catar concluiu a construção da usina solar Al Kharsaah, que também já está conectada à rede elétrica local. Esse é o primeiro projeto de energia solar em grande escala neste país do Oriente Médio.
Desenvolvida pela TotalEnergies, em parceria com a QatarEnergy e a Marubeni, a usina fica a 80 quilômetros a oeste da capital, Doha. Dessa forma, o governo local entra na luta pela liderança no desenvolvimento sustentável através das energias renováveis.
Construção do projeto de energia solar em grande escala
Com capacidade instalada de 800 MWp, a usina de energia solar foi construída em um terreno equivalente a aproximadamente 1.400 campos de futebol. Assim, Al Kharsaah pode fornecer 10% do consumo de energia de pico do Catar.
Dessa forma, evitará 26 milhões de toneladas de emissões de CO2 ao longo de sua vida útil. Bem como, integra dois milhões de módulos bifaciais de alta eficiência montados em rastreadores de eixo único.
Estes painéis estão equipados com células fotovoltaicas na parte frontal e traseira. Isso permite captar os raios diretos do sol de um lado e captar os raios refletidos no solo graças ao outro lado. Então, há a otimização da produção de eletricidade.
“Ao lado da QatarEnergy, estamos orgulhosos de anunciar hoje a estreia da usina solar Al Kharsaah. Este projeto gigante, que contribuiu para o roteiro de sustentabilidade do Catar, demonstra mais uma vez a capacidade da TotalEnergies de apoiar os países produtores em sua transição energética, combinando a produção de gás natural e energia solar para atender à crescente demanda por eletricidade.”
Patrick Pouyanné, Presidente e Diretor Executivo da TotalEnergies.
A usina foi desenvolvida e está sendo operada pela Siraj 1, uma empresa que é 40% de propriedade conjunta de um consórcio formado pela TotalEnergies (49% de participação) e Marubeni (59% de participação).
Por outro lado, os 60% restantes são de propriedade da QatarEnergy Renewable Solutions. O projeto inclui um acordo de compra de energia de 25 anos entre a Siraj 1 e a operadora de rede elétrica do país.
Metas da usina solar e do governo
O lançamento da planta de Al Kharsaah segue a recente seleção da TotalEnergies como o primeiro parceiro internacional do Catar para os projetos de energia solar e renováveis.
A planta também segue o recente anúncio da QatarEnergy para um novo projeto de solarização para as cidades industriais de Ras Laffan e Mesaieed, que também está sendo realizado com o apoio da TotalEnergies.
Com 800 MWp de capacidade instalada, esse projeto será outro grande marco na estratégia da QatarEnergy de reduzir a pegada de carbono de suas instalações até 2030 e desenvolver 5 GW de capacidade de geração de energia solar e renovável até 2035.
Quer ficar atualizado?
Quer ficar atualizado sobre as últimas notícias e tendências sobre energia solar? Então siga o blog da Solfácil que oferece o que há de melhor de conteúdo para o consumidor final ou integrador sobre a geração de energia distribuída!