As grandes empresas de tecnologia de diversos setores cada vez mais buscam trazer sustentabilidade para seus projetos. Assim, a Google também avança nesse sentido, assinando um grande projeto de energia solar.
Dessa forma, além de ter um impacto direto em sua pegada de carbono, a empresa incentiva que outras marcas façam o mesmo. Com isso, os cidadãos comuns também são beneficiados através da movimentação do setor solar, que estará cada vez mais presente nas residências ao redor do mundo.
Investimentos do Google em energia solar
O Google comprará aproximadamente 75%, o equivalente a 942 MW, da energia renovável produzida por quatro dos projetos solares da SB Energy Global em desenvolvimento no Texas.
Os projetos – Orion 1-3 e Eiffel – totalizam 1,2 GW e devem estar operacionais em meados de 2024.
O contrato de compra de energia solar apoia o compromisso do Google de operar totalmente com energia livre de carbono até 2030, atendendo às necessidades energéticas da empresa em Midlothian e em Dallas.
O acordo é a maior transação combinada de energia limpa do Google no Texas até o momento.
“Compartilhamos o esforço incansável do Google para atingir metas climáticas críticas por meio de infraestrutura e tecnologia inovadoras e esperamos expandir nosso relacionamento com o Google à medida que fornecemos energia solar e renovável local, confiável e compatível com a carga.”
Rich Hossfeld, co-CEO da SB Energy
Mais palavras dos envolvidos
Os quatro projetos de energia solar da SB Energy criarão aproximadamente 10.000 empregos. Os painéis solares usarão principalmente módulos First Solar fabricados em Ohio, nos Estados Unidos.
“Dentro de uma década, pretendemos que todos os data centers do Google operem com eletricidade limpa a cada hora de todos os dias. Esse objetivo exige que continuemos a aumentar nosso portfólio de energia livre de carbono.”
Sana Ouji, líder de energia do Google
Ele também afirmou a alegria de firmar parceria com a SB Energy para permitir a execução de 4 projetos de energia solar. Bem como, reforçou o impacto ambiental e social que esse investimento do Google gerará na comunidade local, nacional e mundial.
“Temos o prazer de implantar quase um gigawatt de capacidade solar para o Google. Estamos orgulhosos de que nossos clientes saibam que podem confiar em nós para executar na escala necessária para atingir suas metas climáticas.”
Supria Ranade, chefe de marketing de energia da SB Energy
A SB Energy atualmente possui e opera 1,7 GW de capacidade de produção e planeja iniciar a construção de mais 1,3 GW no início do próximo ano.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.