Nos EUA começou uma discussão sobre a energia solar estar invadindo as terras agrícolas, preocupando os fazendeiros. Algumas pessoas chamam esse movimento de “invasão solar” e é uma polêmica cada vez mais presente no setor energético.

Isso acontece principalmente com as pessoas mais velhas, que estão resistentes à chegada da tecnologia. Como consequência, famílias estão se dividindo por causa da instalação de painéis solares em suas terras. 

Movimento contra a energia solar na agricultura

Alguns fazendeiros começaram a recrutar voluntários para impedir a chegada de painéis solares em terras agrícolas. Os membros desses grupos alegam que a energia solar tira a visão e a saúde dos agricultores. Contudo, não há uma explicação para essa afirmação.

Agora, reuniões públicas estão acontecendo para discutir como frear a entrada dos sistemas fotovoltaicos na agricultura. Algumas petições estão sendo assinadas pelos membros para que cheguem aos governadores.

Uma das grandes discussões é a chegada de grandes projetos solares que podem mudar a dinâmica do campo. Normalmente, as fazendas são locais com tecnologia específica e grandes terrenos verdes com animais e plantações.

Por isso, a presença de fazendas solares está irritando alguns fazendeiros mais conservadores dos EUA. Além disso, os membros desses grupos afirmam que os painéis solares diminuem o valor de suas terras, pois deixam a paisagem poluída.

Para apaziguar os ânimos, empresas responsáveis por fazendas solares estão se reunindo com esses ativistas para traçar limites. Um exemplo disso seria que “nenhum painel solar pode estar a menos de 45 metros de qualquer casa ou fazenda”.

O que os fazendeiros não enxergam

Os donos das fazendas solares também tentaram mostrar os benefícios da energia solar para o campo. Diversas pesquisas científicas mostram que os painéis solares geram um habitat propício para polinizadores e descanso de animais. Ou seja, além de diminuir as contas de eletricidade, os animais e plantas poderiam se desenvolver de forma mais saudável.

Além disso, os painéis solares podem ser removidos com o fim dos projetos sem deixar qualquer rastro. Bem como, muitas empresas pagam taxações para os municípios pelo uso das terras, que podem ser revertidas em investimentos para a população.

Energia solar e agricultura podem ser grandes aliadas
Energia solar e agricultura podem ser grandes aliadas

Por fim, as empresas alegam que alguns projetos podem ser direcionados para os fazendeiros. Com grande geração de energia solar, uma parte dela pode alimentar as fazendas sem mexer em seus terrenos.

Nos EUA, atualmente, cerca de 60% de sua eletricidade vem de combustíveis fósseis. Então, é compreensível a resistência, principalmente dos fazendeiros mais antigos. Essa falta de proximidade com a tecnologia pode gerar visões estereotipadas e atrapalhar o avanço sustentável.

Em toda essa história, não há certo e errado, mas é possível chegar em acordos que sejam melhores para todos.

Fonte: Euronews

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares