A energia solar utiliza a luz, ou o calor, do Sol para produzir a eletricidade. Mas, e quando o Astro Rei não está mais brilhante no céu, como fica a produção? Você sabia que existe um painel solar que gera energia à noite?

Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criaram um modelo de painel solar que gera energia à noite, não utilizando a luz do Sol, mas sim a diferença de temperatura.

Como funciona a energia solar?

Os painéis solares produzem eletricidade através da insolação solar. A luz do Sol faz com que os elétrons se movimentem pela placa e esse deslocamento gera a eletricidade. 

Mas como os painéis solares podem produzir eletricidade à noite sem o Sol.

Painel solar de Stanford

Os engenheiros e cientistas da Universidade de Stanford, liderados pelo engenheiro elétrico Sid Assawaworrarit, ao analisarem o ar frio e gelado da madrugada, perceberam que essa diferença de temperatura pode ser utilizada para a geração de energia.

Mesmo sem a luz solar, os painéis emitem radiação infravermelha, devido aos prótons transportando calor para longe do painel solar, através de comprimentos de onda invisíveis ao olho humano

Graças a diferença de temperatura da placa e do ambiente, é possível gerar eletricidade

Para que seja possível, o painel solar, desenvolvido na renomada universidade, tem um gerador termoelétrico acoplado

Esse gerador é responsável por produzir eletricidade através da diferença de temperatura do painel solar e o ambiente ao redor dele. 

Segundo os próprios criadores, esse gerador termoelétrico pode produzir energia adicional durante o dia, o que torna esse painel muito mais versátil e uma opção para a produção de eletricidade contínua, uma vez que mesmo com o deslocamento solar, o painel seguirá produzindo energia.

Potência desse painel solar

De acordo com os testes realizados pelos cientistas, os painéis conseguiram gerar 50 milivolts por metro quadrado.

Esse potencial energético parece pequeno, mas é o suficiente para carregar um telefone celular ou ligar uma luz de led. 

Para grandes cidades, esse potencial energético pode não ser de grande serventia, mas para áreas isoladas e de difícil acesso à rede elétrica, essa geração de energia pode ser de extrema ajuda.

cabana afastada no meio do nada
Os painéis solares de Stanford podem ajudar quem vive em regiões mais afastadas e sem acesso à energia

Os criadores desse painel solar que gera energia de noite já falaram que é possível aumentar o potencial energético do produto, fazendo dele uma opção para a geração de eletricidade em cidades. 

Outra vantagem desse painel solar é que ele dispensa o uso de baterias para armazenar a energia criada. 

Essas baterias são caras e geram lixo, mas sem a necessidade delas, a energia solar se torna ainda mais limpa e menos agressiva ao meio ambiente.

Fique por dentro de como funciona o financiamento de energia solar no Brasil, e como esse modelo pode ser benéfico em sua residência ou empreendimento.

E pensando em facilitar a vida dos nossos clientes, a Solfácil oferece hoje os melhores prazos e valores de financiamento do mercado.

Entre em nosso site e faça a sua simulação de financiamento de energia solar sem entrada no site da Solfácil de forma simples e rápida.

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares