Com o avanço da procura por fontes de energias limpas e renováveis, a energia solar em condomínio se tornou uma das principais soluções para quem desejam economizar e contribuir com a diversificação da matriz energética. 

Uma das possibilidades para explorar a energia solar é por meio dos condomínios, sendo esta uma maneira de reduzir gastos com a conta de luz e também melhorar as condições do meio ambiente.

A instalação de sistemas fotovoltaicos nesse tipo de moradia pode significar também uma considerável redução de gastos referentes à instalação e manutenção dos painéis.

Há diversas vantagens com essa forma de exploração da energia fotovoltaica, mas é preciso colocar os prós e contras na balança e debater com os outros moradores para que não ocorram problemas internos.

Confira no artigo a seguir se vale ou não a pena investir em energia solar em condomínios.

Onde instalar?

Não há uma norma específica que especifique exatamente o local onde os painéis solares fotovoltaicos devem ser instalados. É preciso considerar que, como a energia solar é gerada a partir da radiação solar, a instalação deve ser realizada em um local onde há uma grande incidência de Sol.

Esse é um critério imprescindível em qualquer projeto de instalação fotovoltaica, pois a geração desse tipo de energia depende totalmente da luz do sol. 

Sendo assim, o local mais comumente explorado para a acomodação dos painéis são os telhados das casas ou prédios, já que é uma área ampla, sem muita utilidade, raramente ocupada por outras instalações e que geralmente recebe bastante luz durante quase o dia todo.

O telhado do edifício é uma das melhores opções para instalar os painéis solares
O telhado do edifício é uma das melhores opções para instalar os painéis solares.

A recomendação geral é que as instalações fotovoltaicas realizadas no Brasil tenham seus painéis virados para o Norte, para aproveitar o máximo possível da energia do Sol. 

Caso não seja possível a instalação no telhado das residências, alguma área comum do condomínio poderá servir. Os painéis solares podem ser acomodados na cobertura da garagem, do salão de festas ou da quadra de esportes, por exemplo.

Outra opção possível de ser explorada é a fachada, desde que seja feito um projeto arquitetônico e estrutural para isso. 

Confira a seguir mais detalhes sobre o uso de energia solar nos condomínios.

Como a energia solar pode ser utilizada nos condomínios?

Um dos grandes gastos de um condomínio é com a iluminação das áreas comuns do prédio, como piscina, corredores, salão de festas, quadras, portaria, entre outros. Sendo assim, a energia solar pode ser uma grande aliada para reduzir os gastos com eletricidade.

Uma das principais utilidades da energia solar fotovoltaica nesse contexto é justamente para produzir eletricidade para as áreas comuns do condomínio, de modo a diminuir a cobrança referente a isso junto dos condôminos.

A energia produzida pelo Sol pode ser utilizada para abastecer os apartamentos
A energia produzida pelo Sol pode ser utilizada para abastecer os apartamentos.

Mas essa não é a única maneira de usar energia solar nos condomínios. Outra forma interessante de explorar essa alternativa é por meio do suprimento da demanda energética dos apartamentos.

Assim, cada morador poderá receber a mesma quantidade de energia, ou valores próximos ao consumo médio de cada unidade. Isso deve ser decidido em assembleia do condomínio.

Quais os passos para a instalação?

O primeiro passo para instalar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica em um condomínio é levando a ideia para uma assembleia ou reunião de condomínio, para que todos os moradores possam debater e dar opiniões sobre essa modificação.

Após a aprovação da ideia pelo conselho e pelos moradores, será preciso providenciar a elaboração de um projeto fotovoltaico, o que deve ser feito por uma empresa especializada em soluções de energia solar.

A empresa contratada ficará encarregada de fazer análises e estudos sobre o condomínio para oferecer a melhor solução, definir a quantidade necessária de painéis para suprir a demanda energética determinada e também onde esses equipamentos devem ser instalados para aproveitar ao máximo a radiação solar. 

Fique atento às normas de instalação e licenças para não ter maiores problemas
Fique atento às normas de instalação e licenças para não ter maiores problemas.

Antes mesmo de iniciar a instalação, a concessionária responsável pela distribuição local de energia deve estar a par do projeto, para fazer a vistoria técnica e conceder a homologação quando tudo estiver finalizado.

Assim, o sistema fotovoltaico estará regularizado para funcionar adequadamente e segundo as normas de segurança. 

Existem normas técnicas, licenças e autorizações da concessionária que devem ser seguidas para que o projeto seja autorizado e aprovado para a instalação.

Por conta disso, é fundamental que a empresa contratada seja de confiança, para que todas as etapas sejam devidamente cumpridas de modo a evitar problemas posteriores. 

Se você ainda está em dúvida se essa é uma boa solução para prover energia elétrica em um condomínio, confira o próximo tópico.

Vantagens da energia solar em condomínios

Há uma série de benefícios que o seu prédio vai ter caso você e os demais moradores optem por trocar a energia elétrica da concessionária pela geração através da energia solar. Confira em detalhes cada um deles.

Redução de custos

Como a eletricidade consumida será em maior parte gerada pelos painéis fotovoltaicos, o condomínio (ou os próprios moradores) terá uma economia considerável nas contas de luz.

Assim, o abastecimento elétrico do local deixa de depender totalmente da energia provida pela concessionária. Só será preciso usar essa energia quando o sistema não for capaz de suprir a demanda de energia, como durante a noite ou em períodos chuvosos, devido à falta de radiação solar.

Pagar um valor menor na conta de luz é uma das vantagens da energia solar
Pagar um valor menor na conta de luz é uma das vantagens da energia solar.

Caso o sistema gere mais energia do que a que é consumida pelo local, o excedente será revertido em créditos energéticos a serem abatidos na própria conta de luz, gerando ainda mais economia.

Energia limpa

Além da economia nas faturas de energia, investir em energia solar fotovoltaica  também é uma vantagem para o meio ambiente. Afinal de contas, esse é um problema de todos. 

Ela é uma alternativa ambientalmente interessante pois utiliza a luz do Sol, que é uma fonte inesgotável e não causa danos ao meio ambiente ao ser explorada. 

Diferentemente das fontes de energia não renováveis, a energia solar não causa poluição, não emite gases que destroem a camada de ozônio e muito menos causam lixo tóxico.

A energia solar é uma das mais limpas que existem
A energia solar é uma das mais limpas que existem.

Sendo assim, pode-se afirmar que a energia solar é uma maneira ecologicamente correta de gerar eletricidade para casas e condomínios.

Trata-se de uma alternativa particularmente interessante principalmente para empreendimentos novos, que desejam implementar tecnologias inovadoras e vinculadas ao marketing verde para atrair mais interessados em comprar ou alugar.

Energia silenciosa

O barulho é comumente um dos principais incômodos ou preocupações de quem mora em locais movimentados, como geralmente é a realidade dos condomínios residenciais ou empresariais.

Sendo assim, pessoas que moram ou trabalham nesses locais procuram priorizar alternativas que interfiram o mínimo possível no cotidiano dos demais condôminos. Nesse aspecto, a energia solar também oferece vantagens, já que seu processo de produção não gera qualquer barulho ou ruído.

Todo o processo de geração de eletricidade pelo Sol é feito de maneira silenciosa
Todo o processo de geração de eletricidade pelo Sol é feito de maneira silenciosa.

Todo o processo de geração de energia é silencioso, uma vez que faz uso de equipamentos modernos e altamente tecnológicos.

Baixa manutenção e alta durabilidade

Outro ponto a favor dos painéis solares é que eles não precisam de muita manutenção para terem um bom funcionamento. Sendo assim, não há porque se preocupar com gastos extras referentes a inspeções, reajustes ou adaptações. 

Para garantir a produção de energia, basta realizar uma limpeza nos painéis fotovoltaicos a cada alguns meses para remover poeira, resíduos e dejetos animais. É uma manutenção simples, com finalidade preventiva. 

A manutenção dos painéis solares, é baixíssima. Desde que seja feita por um profissional
A manutenção dos painéis solares, é baixíssima. Desde que seja feita por um profissional.

Como os painéis solares duram algumas décadas, a baixa necessidade de manutenção é um ótimo ponto positivo, pois significa que o condomínio não vai precisar gastar dinheiro tão em breve nem se preocupar em fazer reformas no sistema. 

Valorização do imóvel

A questão da valorização do imóvel é um dos aspectos menos óbvios e mais positivos em relação à instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica. Construções que contam com esse tipo de tecnologia tendem a ser mais visadas no mercado imobiliário, por isso acabam passando por uma valorização. 

Isso acontece porque muitas pessoas levam em consideração se o imóvel é autossuficiente em termos de energia e água na hora de realizar uma compra ou alugar.

A energia solar vai ajudar a valorizar o apartamento. Algo muito atrativo para quem pensa em vender a unidade
A energia solar vai ajudar a valorizar o apartamento. Algo muito atrativo para quem pensa em vender a unidade.

Com a energia solar, seu imóvel praticamente não terá custo com eletricidade, o que o torna mais atraente aos olhos de potenciais compradores em busca de um novo lugar para morar. Além disso, o equipamento contribui com a modernização da construção. 

Devido à valorização da edificação, é possível vender unidades por um preço mais alto e também alugar por um valor melhor, o que de qualquer forma vai acabar rendendo mais dinheiro para o proprietário.

Baixo custo para cada morador

Como se trata de uma obra de melhoria para o prédio, toda a despesa com o processo de instalação e aquisição dos painéis solares será dividida entre os moradores.

Apesar de ser uma energia que vem se barateando ano após ano, às vezes o valor pode pesar no bolso de quem deseja investir nessa tecnologia. Mas com o preço sendo dividido entre todos os moradores do prédio, o custo com a energia solar vai ser mais baixo.

A divisão dos custos entre os moradores vai deixar o valor mais barato para todos
A divisão dos custos entre os moradores vai deixar o valor mais barato para todos,

Considerando também que a energia solar vai promover uma boa economia na conta de luz, esses gastos ficam ainda mais leves. 

Além disso, também é possível contar com alguns facilitadores para investir em energia solar, como uma linha de crédito com condições vantajosas, por exemplo. Confira mais detalhes a seguir. 

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Veja o story resumido do texto!

Posts Similares