A acessibilidade e praticidade da energia solar possibilitam que ela se adeque aos mais diversos cenários, desde a área urbana até as propriedades rurais. A adoção de novas tecnologias por parte do agronegócio é um dos pontos que contribuem para o aumento da sua produtividade

Em 2020, o setor rural já correspondia a 13,2% da potência de energia solar instalada no Brasil, com investimentos passando de R$ 1,7 bilhão. São dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). 

Quer saber mais detalhes sobre a instalação de energia solar para a sua propriedade rural? Confira na leitura a seguir.

Utilidades da energia solar para sua propriedade

As aplicações da energia solar em propriedades rurais podem ir além de como essa tecnologia é explorada nas áreas urbanas (que é basicamente o fornecimento de energia elétrica para iluminação, abastecimento de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e aquecimento de água). 

placas solares sobre o telhado
Veja as utilidades da energia solar para sua propriedade

A população brasileira, em geral, têm sofrido bastante com os aumentos constantes nas contas de luz, e no cenário rural essa realidade pesa significativamente nos custos de produção.

Fazendas, sítios e propriedades rurais em geral encontram na energia solar fotovoltaica uma alternativa viável e uma grande oportunidade de economizar nas contas de energia. Assim, conseguem redirecionar o valor economizado para outros setores, otimizando a produção. 

Um projeto fotovoltaico desenvolvido especialmente para atender as especificações da sua propriedade pode fazer maravilhas pela sua propriedade, atendendo boa parte da demanda de energia do local. Algumas das principais utilidades que ela pode ter são: 

  • Irrigação de plantações;
  • Monitoramento e auxílio no processo produtivo;
  • Fonte de energia para cercas elétricas;
  • Bombeamento de água;
  • Refrigeração;
  • Iluminação;
  • Abastecimento de motores em geral. 

Cada produtor e sua produção possuem suas particularidades. Por isso, ao investir em um projeto fotovoltaico, é importante atentar para as principais formas de consumo de energia em sua propriedade, de modo que o projetista possa adequar o sistema para atender às suas necessidades mais importantes.

Fora as aplicações citadas acima, a energia solar pode ser útil de diversas outras maneiras de acordo com as especificidades de cada propriedade ou residência. Investir nesse tipo de tecnologia inovadora é uma ótima forma de economizar para aumentar a receita de lucro, e quem sabe redirecionar o valor economizado para investir em outras iniciativas.

Além disso, a energia solar é uma energia limpa, que advém de fonte renovável e não causa impactos ao meio ambiente. Com esse tipo de investimento, sua produção ganha pontos ao mostrar preocupação em se envolver com atividades ecologicamente corretas. 

Outro ponto interessante que a geração de energia solar proporciona é a chance de que os produtores rurais deixem de ser tão dependentes da concessionária de energia, o que é uma grande vantagem levando em consideração os custos cada vez mais altos. 

São diversos meios de explorar a energia solar em sua propriedade, garantindo uma série de benefícios para você, sua família, sua produção e seu orçamento financeiro. Confira no próximo item por onde começar. 

Como instalar energia fotovoltaica?

A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica na zona rural requer um procedimento semelhante ao que acontece nas zonas urbanas.

Assim como em qualquer outro projeto fotovoltaico, as particularidades do local e as necessidades do consumidor deverão ser consideradas. Assim, é possível desenvolver um projeto consistente e que apresente um desempenho ideal. 

Integrador trabalhando sobre o teto solar
Aprenda como instalar energia solar fotovoltaica

O primeiro passo é fazer orçamentos com algumas empresas bem conceituadas no setor para avaliar a melhor proposta. Em seguida, é hora de desenvolver o projeto e dar início à instalação dos painéis solares. 

Durante esse processo, você receberá a orientação da empresa contratada para fazer a homologação do seu sistema junto à concessionária de energia. Essa etapa é fundamental para regularizar o seu sistema on grid.  

Ao final da instalação, seu sistema já será capaz de gerar energia solar e abastecer sua propriedade de maneira limpa, consciente e ecologicamente correta. Se você ainda não está convencido sobre as vantagens proporcionadas pela energia solar, continue a leitura para saber mais detalhes. 

Por quê investir em energia solar no campo?

Há algumas vantagens da energia solar fotovoltaica que são especialmente atrativas no caso das propriedades rurais, e é sobre essa perspectiva que vamos tratar neste tópico. 

Os gastos com energia elétrica no campo são geralmente ainda mais altos em comparação aos da cidade, e as tarifas de energia têm aumentado de modo constante.

Esse contexto é uma grande preocupação para quem ainda depende da energia elétrica distribuída pela concessionária, pois a cada conta de luz o valor pode surpreender e prejudicar o orçamento mensal. 

Mas quem investe em energia solar fica livre, ao menos em partes, de lidar com esses imprevistos. Com a instalação de um sistema solar fotovoltaico, é possível economizar até 95% na conta de luz. 

Ainda falando em questões financeiras, o custo para investir nessa tecnologia está cada vez mais atrativo. Estimativas apontam que o preço dos sistemas fotovoltaicos tenha tido uma redução de até 75% na última década.

Isso faz com que se torne cada vez mais viável investir em energia solar, o que se aplica principalmente ao contexto do pequeno e do médio agricultor que deseja ampliar seu negócio. 

Quanto aos aspectos técnicos, os sistemas fotovoltaicos instalados em propriedades rurais possuem ainda mais possibilidades a serem analisadas. Na cidade, as opções se resumem basicamente a instalar os painéis no telhado, onde há maior irradiação e menos sombreamento.

Reunião de trabalho entre duas mulheres e um homem
Veja os motivos para investir em energia solar no campo

Já na zona rural é possível considerar a instalação no solo também, levando em conta que há mais espaço disponível e menos interferências de sombras por conta de prédios e outras construções ao redor. 

O custo da instalação realizada no telhado é menor do que quando os painéis são acomodados no solo, mas é importante considerar que o telhado precisa ter capacidade para suporte do peso dos painéis. Existem ainda diferentes estruturas para fixação dos painéis solares, variando de acordo com o tipo de cobertura (telha de barro, fibrocimento e coberturas metálicas). 

Atualmente, há diversas linhas de financiamento disponíveis para facilitar o investimento em sistemas fotovoltaicos em zonas rurais, com taxas e carências que tornam essa solução ainda mais atrativa e acessível, mesmo se você não tiver o valor total do orçamento necessário. 

Para obter uma linha de financiamento, o produtor rural precisa: 1) estar com o CPF regularizado e sem dívidas; e 2) ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), obtida através do sindicato rural ou da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Essa declaração é emitida de acordo com a renda anual do produtor, considerando as atividades exploradas em sua propriedade. A partir disso, é só escolher entre as linhas especiais de crédito disponíveis. 

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

=

Posts Similares