A energia solar está agora no centro do palco dos planos dos Estados Unidos para uma economia descarbonizada, representando 70% da capacidade de energia em escala planejada até 2025.
A ascensão da energia solar ao topo como um recurso energético chave agora parece inevitável, mas seu destino nem sempre foi selado. A tecnologia contribuiu com uma quantidade insignificante de energia há menos de dez anos.
Naquele ano, a energia solar contribuiu com 27 TWh de eletricidade para a rede dos EUA. Sete curtos anos depois, gerou 164 TWh em 2021, multiplicando a geração seis vezes.
Crescimento da energia solar ao longo dos anos
A capacidade instalada de energia solar subiu para 77 GW este ano, relata o EIA, e tem 72 GW de projetos de alta probabilidade enfileirados em estágios finais de desenvolvimento programados para entrar em operação até 2025.
Esse progresso foi possível graças a políticas industriais de apoio, economias de escala, eficiências tecnológicas aprimoradas e inovações nos negócios.
O custo nivelado da eletricidade (LCOE) caiu ao longo dos anos, e os benefícios do armazenamento solar e de energia tornam-se mais cristalizados à medida que as ameaças das mudanças climáticas aumentam com o passar dos anos.
Em 2015, a energia solar como parte de todas as vendas de eletricidade era minúscula em muitos estados, com a Califórnia e o Havaí liderando com uma contribuição de cerca de 7%.
Apenas seis anos depois, em 2021, a a produção solar deixou sua marca em cada estado dos EUA. Assim, em mercados como Califórnia, Nevada e Havaí, alcançou cerca de 20% de todas as vendas de energia.
No Ocidente, em 2010, o LCOE era de 173 dólares por MWh e chegou perto de 400 dólares por MWh no leste. A partir de 2021, o LCOE caiu vertiginosamente, com custos quase um décimo do custo de 2010, e os projetos do Oeste custando em média menos de 30 dólares por MWh.
O que ainda está por vir
A Lei de Redução da Inflação de 2022 contém 370 bilhões de dólares em gastos com energia renovável e medidas climáticas e exige uma redução de 40% nas emissões de carbono até 2030.
Um relatório de Princeton disse que a implantação de energia solar pode acelerar a capacidade adicionada por ano para quase cinco vezes mais até 2024.
Assim, adicionando 49 GW de capacidade em escala de utilidade a cada ano. A implantação solar pode ser bem mais de 100 GW por ano até 2030, disse Princeton.
O investimento em energia solar pode chegar a 321 bilhões de dólares em 2030, quase o dobro do esperado sob a política atual. A lei levaria a quase 3,5 trilhões de dólares em investimento de capital cumulativo no novo suprimento de energia americano durante a próxima década.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.