Conheça a tecnologia na limpeza dos módulos fotovoltaicos

Os sistemas fotovoltaicos exigem manutenções periódicas (por exemplo as limpezas para retirar as sujeiras que podem ser prejudiciais) para prolongar sua vida útil e garantir o seu melhor desempenho.

Limpeza através de robôs

Diversas empresas já estão trabalhando no desenvolvimento de máquinas específicas para realizar a limpeza, essa tecnologia será mais utilizada em usinas solares, por conta da quantidade de painéis.

Por exemplo, a empresa Chemik desenvolveu um robô que possui um tanque acoplado para realizar a limpeza independentemente, também funciona sem água, emitindo um jato de ar para remover os resíduos.

Os robôs (da empresa Eccopia) usados no processo para limpar os painéis já ajudaram a economizar 6 bilhões de litros de água, já que a tecnologia não exige o uso do líquido para realizar a limpeza.

O diferencial se dá por conta do movimento independente realizado pelos robôs para limpar os painéis, por meio de sistema de sensores inteligentes que permitem que ele passe de um tracker para outro.

Produtos para limpeza dos painéis fotovoltaicos

Esse tipo de manutenção tem o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema fotovoltaico. A sujeira é um dos fatores prejudiciais mais comuns, mas também o mais fácil de ser corrigido.

Estima-se que a sujeira possa causar perdas de até 25% da geração de energia, o que na prática faz uma grande diferença, por esse motivo é essencial fazer a limpeza periódica dos painéis.

Além disso, o acúmulo de resíduos e dejetos a longo prazo pode causar manchas nos módulos solares, favorecendo o surgimento de fungos e a corrosão nos painéis, o que pode comprometer a sua vida útil.

Uma empresa do Paraná desenvolveu o NT Solar, um produto capaz de aumentar em até 8% a captação dos raios UV pelas placas em comparação aos painéis limpos no modo convencional, usando apenas água.

O produto tem PH neutro e é composto por moléculas que possibilitam que a superfície fique limpa, polida e protegida de oleosidade por três meses após o uso, pois cria uma película invisível por cima.