A energia solar é a forma de energia mais barata e acessível e está sempre se superando com as novas tecnologias. Agora, cientistas desenvolveram um novo tipo de célula solar que pode aumentar ainda mais o impacto desta forma de produção elétrica
A modelagem avançada, realizada por pesquisadores da TU Delft, trouxe novidades para o setor. A nova célula solar é feita do mesmo material que 95% de todas as outras atuais, mas seu desempenho chega a 26,81% de eficiência.
Nova taxa de produção de energia solar
O relatório da pesquisa resulta de uma colaboração internacional entre a LONGi Green Energy Technology, Ltd, juntamente com a Sun Yat-Sen University (SYSU) e a Delft University of Technology (TU Delft).
A equipe melhorou o design da célula solar usando uma camada de silício nanocristalino que demonstrou desempenho superior. Há algum tempo pesquisadores conversam sobre essa nova camada tem sido uma possibilidade teórica. Contudo, apenas agora foi realmente colocada à prova.
A nova camada pode transferir eletricidade sofrendo uma menor resistência, resultando em maior taxa de conversão de energia solar. Esse desempenho nunca foi alcançado em outra modelagem anterior.
Além disso, a nova estrutura está dentro das possibilidades do mercado atual, o que permite sua produção em grande escala. O que resta saber são os custos de produção para ver sua real possibilidade.
Apesar de parecer pouca a melhoria de 1,5% de conversão da energia solar, é uma melhoria significativa. Ainda mais levando em consideração o tempo de vida dos painéis solares, tornando o impacto maior a longo prazo.
O que ainda pode vir
A princípio, a equipe analisou as células com essas camadas em comparação com as que não tinham. Eles descobriram que as células com as novas camadas conduziam melhor a eletricidade porque tinham uma baixa energia de ativação se estivessem posicionadas corretamente.
Além disso, a qualidade alcançada da passivação da superfície é tão alta que o fator de preenchimento e a eficiência da conversão de energia podem ser impulsionados. Demonstrar essa arquitetura de célula solar acelera significativamente a transição energética ao implantar módulos fotovoltaicos cada vez mais eficientes.
A modelagem avançada, realizada por pesquisadores da TU Delft, foi essencial para tornar essa inovação uma realidade concreta. Com novos modelos, a equipe conseguiu detalhar os impedimentos de melhores taxas de conversão de energia solar nas interfaces que já existem. Por fim, com a finalização das modelagens, melhorias ainda podem ser alcançadas, trazendo novos recordes de eficiência nos próximos meses.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.