Um dos fatores mais importantes a serem considerados antes de instalar os painéis solares é a inclinação ideal que eles precisam ter, de modo a garantir o melhor desempenho possível do sistema solar fotovoltaico.
Painéis solares fotovoltaicos instalados com uma inclinação inadequada podem resultar em uma grande perda de eficiência em todo o sistema fotovoltaico, com impacto por muitos anos.
Confira no artigo a seguir como saber qual o ângulo de inclinação que os módulos fotovoltaicos precisam ter. Boa leitura!
Quais aspectos interferem no cálculo da inclinação dos painéis?
O ângulo de inclinação ideal para os painéis solares nem sempre é algo fácil de ser determinado, pois é preciso considerar que a luz solar não é a mesma em todas as horas do dia. Há variação conforme a posição da Terra em relação ao Sol, ou seja, de acordo com as estações do ano. Além disso, o ângulo também vária em função da latitude do local da instalação.
Escolher a inclinação ideal para o painel solar é uma das etapas mais importantes para fazer o layout do sistema fotovoltaico, pois quanto mais radiação solar os módulos receberem, mais eficiente será a sua produção de energia.
Sendo assim, a inclinação dos painéis é fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema. Em geral, os fatores que influenciam nesse cálculo são:
- Estações do ano;
- Horas de luz durante o dia;
- Latitude;
- Hemisfério;
- Sombreamento.
Durante as estações do ano, temos variação na quantidade de horas de radiação solar. Junto com isso, também é preciso levar em consideração a latitude do local no qual o sistema solar fotovoltaico será instalado, pois a posição do sol em relação ao horizonte varia em cada hemisfério.
Outra característica indispensável é a presença de sombras no local, como as que são causadas por prédios ou árvores, por exemplo, em determinado momento do dia, prejudicando a incidência de radiação solar nos painéis.
Há uma fórmula matemática que pode ser utilizada para descobrir com mais facilidade qual a inclinação ideal para o painel solar. Confira a equação a seguir:
Inclinação = latitude + (latitude / 3)
Aplicando as informações do projeto fotovoltaico a esse cálculo é possível obter um resultado, que apesar de não ser preciso, é aproximado ao ideal. Em geral, a inclinação varia entre 25º e 30º. Não é recomendado usar uma inclinação inferior a 15º, pois a tendência é que haja muito acúmulo de sujeira na superfície dos painéis.
Além da fórmula para o cálculo, há também algumas dicas gerais que podem auxiliar. Prossiga com a leitura para saber mais.
Considerando o ângulo da latitude local
Em geral, recomenda-se utilizar o mesmo ângulo da latitude local para obter o melhor desempenho possível do sistema fotovoltaico. Essa forma de instalação facilita o cálculo do dimensionamento e reduz os efeitos indesejados do vento sobre os painéis.
Ou seja, se a cidade onde o sistema fotovoltaico será instalado tem um ângulo de latitude de 23°, recomenda-se inclinar os módulos fotovoltaicos com este mesmo ângulo em relação ao plano horizontal.
Como nem sempre é possível inclinar os módulos com o ângulo exato que se deseja, não se preocupe com precisão, pois alguns graus a mais ou a menos não vão fazer tanta diferença assim.
Essa é a dica geral para quem deseja obter produção de energia razoavelmente constante ao longo do ano. Já para quem deseja produzir mais energia durante o inverno, a opção recomendada é somar 15 graus da sua latitude (no exemplo utilizado, seria inclinação de 38°). Se deseja produzir mais energia no verão, é só subtrair 15 graus da sua latitude, ou seja, a 8°.
Essas regras valem exclusivamente para módulos que estejam orientados para o Norte geográfico. No entanto, nem sempre são válidas, já que, como vimos acima, o ângulo de inclinação depende de vários outros fatores climáticos e geográficos. Confira mais informações a respeito no tópico a seguir.
Lembre-se das condições atmosféricas locais
Naturalmente, os fatores climáticos do local onde o sistema fotovoltaico será instalado também interferem diretamente na eficiência dos painéis solares. É preciso considerar, por exemplo, se a região possui manhãs ou tardes muito nebulosas, ou se há épocas de nevoeiro ou poeira.
Levando em conta a orientação norte, é possível afirmar que o sistema fotovoltaico oferecerá os seguintes resultados: uma inclinação maior terá melhor desempenho no inverno, enquanto que uma menor inclinação terá melhor desempenho no verão. Sendo viável, é possível realizar pequenas modificações na orientação, considerando o leste e o oeste.
Quando a inclinação dos telhados não for ideal ou não for possível posicioná-los de forma a obter exposição suficiente ao sol, uma opção a ser cogitada é realizar a instalação dos painéis no solo.
Essa possibilidade deve ser cuidadosamente considerada e avaliada pela empresa especializada contratada para realizar o projeto, já que, ao nível do solo, o sistema de captação de energia solar fica mais vulnerável e pode ocupar mais espaço.
Por essas razões, o ideal é contar com a atuação de uma empresa especializada, cujos profissionais saberão fazer a melhor análise, ler e interpretar os resultados, identificando as médias e chegando à melhor solução. Saiba mais a seguir.
Importância de contratar uma empresa especializada
Além da inclinação, há outros cuidados que devem ser tomados na hora de desenvolver um projeto fotovoltaico. Erros na inclinação dos painéis solares e em outros cálculos, orientação malfeita e escolha de pontos inadequados são apenas alguns dos problemas mais comuns.
Como são muitos detalhes a serem considerados, o ideal é contratar os serviços de uma empresa especializada em soluções de energia solar.
Caberá a uma equipe capacitada desenvolver um projeto fotovoltaico personalizado para o seu caso e então realizar a instalação, garantindo a segurança e a eficiência do seu sistema de energia solar fotovoltaica.
Está com dúvidas se uma empresa de energia solar é boa o suficiente para se encarregar do seu projeto? Clique aqui e confira o que você deve considerar na hora de contratar uma empresa de energia solar.