Clientes de energia solar que mudaram de cidade ou estado podem representar uma preocupação para as empresas, pois há grandes chances de se tornarem inativos e causarem algum impacto nos negócios.
Neste contexto, é fundamental que as empresas adotem medidas proativas para reativar esses clientes de energia solar. Muitas vezes, eles podem se afastar da empresa por desconhecerem a possibilidade de continuar usufruindo dos serviços da sua empresa mesmo morando longe.
Trabalhar para reativar clientes é, geralmente, um desafio, independente da situação. No entanto, há algumas estratégias que podem ser adotadas para trazer de volta esses clientes valiosos. Confira a seguir!
Mantenha o cadastro atualizado dos clientes de energia solar
Independente se a sua empresa oferece ou não atendimento para clientes de energia solar que moram em outra cidade ou estado, é muito importante manter o cadastro desses clientes atualizado em seu banco de dados.
Informações como endereço e telefone devem ser mantidas sempre em ordem para facilitar o trabalho dos colaboradores da empresa, caso seja necessário entrar em contato com o cliente por qualquer motivo que seja.
Mesmo que esses clientes estejam inativos, isso é necessário pois permite que a empresa se comunique com esses clientes e entenda melhor suas necessidades e preferências.
Ainda que sua empresa não atenda a nova localidade do cliente, há sempre a possibilidade dele retornar para a sua região.
Se um cliente muda de endereço, número de telefone ou e-mail, por exemplo, e a empresa não atualiza essas informações em seu cadastro, perde a oportunidade de se comunicar com ele, fornecer novas ofertas ou promoções e recuperá-lo.
Além disso, manter o cadastro atualizado permite que a empresa saiba exatamente quem são seus clientes de energia solar e quantos deles estão inativos. Esse controle é importante para qualquer empresa.
A partir disso, é possível desenvolver estratégias para reativá-los, como veremos em um outro momento deste artigo.
Entenda os motivos do cliente
Além de manter o cadastro do cliente atualizado, é importante buscar compreender os motivos que o levaram a deixar de fazer negócios com sua empresa.
Talvez a mudança para uma nova cidade ou estado tenha causado uma interrupção em sua rotina e, consequentemente, em suas compras. Ou talvez eles tenham encontrado uma alternativa mais conveniente ou econômica em sua nova localização.
Independente de quais sejam os motivos que fizeram com que um cliente se tornasse inativo, entendê-los é sempre necessário, mesmo se não envolver a mudança de localização.
Essa compreensão serve para identificar possíveis problemas que possam estar afetando a experiência do cliente e, assim, melhorar a relação com ele e evitar que situações semelhantes ocorram com outros consumidores.
Se sua empresa não entende os motivos pelos quais um cliente deixou de fazer negócio, está correndo o risco de perder mais clientes no futuro.
Isso porque, se o problema for recorrente e os colaboradores não se dedicarem a resolvê-lo, outras pessoas podem se sentir insatisfeitas e deixar de comprar com você.
Outro motivo para buscar esse entendimento é que, dessa forma, torna-se mais fácil desenvolver estratégias para reativar clientes e movimentar seus negócios.
Se o cliente abriu mão das manutenções oferecidas pela sua empresa porque encontrou uma alternativa mais conveniente ou econômica, por exemplo, você pode oferecer descontos, promoções especiais ou melhorias em seus produtos ou serviços para atraí-lo novamente.
Por outro lado, se o cliente deixou de fazer negócio porque não estava satisfeito com o atendimento ou com a qualidade dos produtos ou serviços da empresa, a empresa pode usar essas informações para fazer melhorias necessárias e evitar a perda de outros clientes no futuro.
Crie uma estratégia para reativá-los
Após identificar as razões pelas quais esses clientes deixaram de fazer negócios com sua empresa, é hora de criar um plano de ação para recuperá-los. Assim como há diversos motivos possíveis que podem ocasionar isso, há também muitas formas de reconquistar esses clientes.
Muitas vezes, a mudança pode ser a causa principal para que o cliente se afaste da empresa. Sendo esse o caso, certifique-se de que o cliente está ciente de que pode continuar usufruindo dos serviços que você oferece, mesmo morando em outro lugar.
Se o cliente sabe disso e mesmo assim ficou inativo, você pode oferecer alguns incentivos para que ele volte a comprar de você, como descontos, promoções especiais e facilidades diferenciadas que agreguem valor para que essa relação seja mantida.
Mas e quando o cliente opta pela concorrência? Nesses casos, vale a pena destacar as vantagens exclusivas de seus produtos ou serviços e como eles se diferem dos concorrentes.
Independente dos motivos e da estratégia escolhida, o objetivo é mostrar que você valoriza seus clientes e está disposto a fazer o possível para tê-los de volta.
Outra estratégia interessante é manter contato regular com esses clientes, mesmo que eles não estejam fazendo negócios com você no momento.
Faça isso através do envio de newsletters ou e-mails personalizados, fornecendo dicas e sugestões que possam ser do interesse do cliente, ou informando-o sobre novos produtos ou serviços.
Iniciativas como essas ajudam a criar um relacionamento mais forte e evitar que o cliente se esqueça da empresa. Tudo isso ajuda a mostrar que você se importa genuinamente com ele, independente de como vai a relação comercial entre vocês.
Tão importante quanto as estratégias desenvolvidas para reativar esses clientes é o monitoramento que será feito em relação a elas. Avalie regularmente os resultados dessas iniciativas, acompanhe as métricas de vendas e os feedbacks dos clientes, e faça ajustes conforme necessário.
Caso as estratégias implementadas não estejam surtindo os efeitos desejados, pode ser necessário pensar em outros caminhos possíveis para reativar seus clientes de energia solar.
O importante é que seus clientes se sintam valorizados, mesmo após mudarem de cidade ou estado. Nenhum cliente deve ser considerado descartável! Cada cliente importa, e deve ser tratado de modo que isso se torne evidente para ele.
É por isso que, por mais que reativar clientes seja um processo delicado e desafiador, vale a pena pensar em ideias para trazê-los de volta.
E, mesmo quando isso não for possível, tenha em mente que manter o contato também é uma estratégia, já que ajuda a fortalecer sua reputação e pode trazer resultados para o seu negócio no futuro.
Este conteúdo foi útil para você? Se você gostou do que viu por aqui, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.