Nutrir leads é uma parte fundamental do processo de marketing e vendas em qualquer empresa, e isso se aplica também ao mercado de energia solar. Envolve o processo de estabelecer uma relação de confiança com os consumidores que demonstraram interesse em energia solar, oferecendo-lhes informações valiosas sobre o assunto e ajudando-os a tomar uma decisão de compra.
É uma estratégia importante para qualificar as oportunidades de negócio e identificar os consumidores mais propensos a se tornarem clientes.
Isso ajuda a economizar tempo e recursos da empresa e estabelecer uma relação de confiança com os consumidores, o que pode levar a uma taxa de retenção de clientes mais alta e a um aumento no valor do ticket médio.
Há diversas maneiras de nutrir leads em energia solar, como veremos ao longo deste artigo. Independentemente da estratégia escolhida, é importante oferecer conteúdo valioso e relevante para os leads e interagir com eles de maneira consistente para ajudá-los a avaliar se a energia solar é uma opção viável para atender às suas necessidades.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber para criar um fluxo de nutrição de leads de sucesso no mercado de energia solar. Boa leitura!
O que é o fluxo de nutrição de leads?
O fluxo de nutrição de leads é um processo de comunicação e interação com leads (potenciais clientes) ao longo do tempo, com o objetivo de ajudá-los a se tornarem clientes qualificados.
Esse conceito envolve educar os leads que chegam até a base de contatos da sua empresa a respeito da energia solar e suas vantagens.
Isso envolve fornecer informações e recursos relevantes para ajudar os consumidores interessados a tomar uma decisão de compra, bem como estabelecer uma relação de confiança e autoridade com eles.
Dessa maneira, você contribui para a compreensão do lead sobre qual é a melhor opção para solucionar o problema dele.
Essa é uma parte importante da estratégia de marketing que não deve ser deixada de lado pela sua empresa. Afinal, é por meio dela que você tem a oportunidade de acompanhar o progresso dos leads no funil de vendas e ajudá-los a avançar no processo de tomada de decisão.
Para que seu fluxo de nutrição de leads tenha sucesso que seja pautado pela persona da empresa, o conteúdo que fez o lead compartilhar seus dados, as informações preenchidas no formulário de cadastro e o engajamento durante a oferta de conteúdos.
Tudo deve estar relacionado entre si. Como grande parte dos leads captados ainda não estão prontos para efetuar uma compra, é preciso pensar em maneiras de acelerar esse processo. Confira a seguir como fazer isso.
Como fazer um fluxo de nutrição de leads para energia solar?
O fluxo de nutrição de leads pode incluir diversas ações estratégicas. A escolha do método ideal depende da empresa, da solução oferecida e do público-alvo, então cabe à equipe de marketing decidir o caminho que irá seguir. Veremos a seguir algumas iniciativas comuns que podem facilitar a sua vida.
Defina a persona da sua empresa
O termo persona se refere a um perfil fictício do cliente ideal de uma empresa, utilizado para representar o público-alvo de maneira mais concreta e realista.
As personas são criadas com base em dados e insights obtidos através de pesquisas com clientes reais e servirão como referência para orientar as decisões da sua empresa.
Para definir a persona de uma empresa de energia solar é preciso criar um perfil detalhado de seu público-alvo ideal, incluindo informações sobre o seu comportamento, interesses, desafios e objetivos.
Isso vai ajudar suas equipes a entenderem melhor quem são os leads mais qualificados e como atender às suas necessidades.
Se sua empresa ainda não possui uma persona, comece fazendo uma pesquisa e reúna informações sobre seus atuais clientes e os consumidores que deseja atrair. Inclua dados demográficos, interesses, hábitos de compra e outros fatores que considerar relevantes.
Em seguida, use essas informações para criar um perfil detalhado da persona da sua empresa. Você também pode acrescentar outros dados, como idade, gênero, renda, profissão, localização, objetivos e desafios.
Para manter sua persona sempre atualizada, faça perguntas às pessoas que atendam ao perfil para entender melhor suas motivações, expectativas e preocupações.
Questione por que estão interessadas em energia solar, quais são os principais obstáculos para a tomada de decisão e como sua empresa pode ajudar a superá-los.
O perfil (ou perfis) que você criou vai te ajudar a criar conteúdo, campanhas de marketing e estratégias de vendas que sejam mais assertivas e tenham mais chances de obter resultados, atraindo leads qualificados e gerando maior conversão.
Ofereça conteúdo valioso
Compartilhar conteúdo relevante sobre energia solar e sistemas fotovoltaicos é parte fundamental de um fluxo de nutrição de leads.
Isso pode ser feito por meio de blog, ebooks e demais conteúdos que expliquem seus benefícios e como ela pode ajudar os consumidores a economizar dinheiro em suas contas de luz.
Desenvolva materiais explicativos sobre os benefícios da energia solar e como os consumidores podem aproveitá-los.
Isso pode incluir informações sobre os diferentes tipos de sistemas de energia solar disponíveis, os benefícios financeiros, os requisitos de instalação e como os consumidores podem se beneficiar de subsídios e incentivos.
As lives são uma ótima forma de abordar tópicos específicos sobre o assunto, como, por exemplo, o funcionamento do sistema, como escolher o sistema certo para o consumidor e como é feito o dimensionamento, entre muitos outros.
Se sua empresa de energia solar possui um site, é interessante criar um blog e alimentá-lo regularmente com temas que sejam relevantes para os consumidores.
Fale sobre os benefícios ambientais desse tipo de energia, as vantagens financeiras, as opções de financiamento e os últimos avanços tecnológicos.
Ao oferecer conteúdo relevante para seus clientes em potencial, você os educa a respeito de energia solar e ainda se posiciona como uma referência no assunto, conquistando um lugar de destaque no segmento.
Faça follow-up por e-mail
Enviar e-mails personalizados com ofertas especiais, novas informações e outros conteúdos relevantes é uma maneira de mantê-los engajados e interessados na empresa. O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para nutrir leads e promover produtos e serviços de energia solar.
Não sabe por onde começar? O primeiro passo é criar uma lista de e-mails de contatos que tenham demonstrado interesse em energia solar. Utilize as informações coletadas sobre os leads para criar e-mails personalizados que sejam relevantes e atraiam sua atenção.
Inclua ofertas especiais, novas informações sobre produtos ou serviços de energia solar e demais tipos de conteúdo sobre o assunto.
Uma dica de ouro é segmentar sua lista de e-mails de acordo com os interesses e necessidades dos seus contatos. Você pode, por exemplo, criar segmentos para consumidores que já possuem sistemas de energia solar e para aqueles que ainda estão considerando a instalação.
Para obter melhores resultados com o e-mail marketing, desenvolva o layout em HTML, explore textos e imagens e inclua apenas um CTA (Call To Action, ou chamada para ação, em português) que seja claro e objetivo.
Também é uma boa ideia usar ferramentas de automação para facilitar o envio de conteúdo.
Invista em anúncios
Os anúncios podem ser uma ótima maneira de atrair leads qualificados para a sua empresa de energia solar. Crie anúncios direcionados nas plataformas online (como o Google ou redes sociais) para manter os consumidores informados sobre as novidades da sua marca.
Para obter bons resultados com seus anúncios, é preciso definir o público-alvo de acordo com os dados da persona. Lembre-se de oferecer conteúdo relevante, como ofertas imperdíveis e informações interessantes sobre as soluções oferecidas pela empresa.
A escolha das palavras-chave também fazem toda a diferença, contribuindo para que seus anúncios apareçam nos resultados de busca quanto as pessoas procurarem por informações sobre energia solar.
Utilize as mídias sociais
As redes sociais são uma importante ferramenta para o marketing da sua empresa, não apenas no que diz respeito à criação de anúncios pagos.
Compartilhar conteúdo e interagir com o público por meio delas pode ajudar a construir uma comunidade, a estabelecer uma presença online para a empresa e nutrir leads.
Como mencionado alguns tópicos atrás, oferecer conteúdo relevante é fundamental para educar os leads sobre o assunto e a estabelecer a sua empresa como uma fonte confiável de informações.
Escolha as redes sociais que são mais relevantes para o público-alvo da sua empresa. Por exemplo, o LinkedIn pode ser uma ótima opção para se conectar com profissionais de energia solar, enquanto o Facebook pode ser mais adequado para atingir consumidores domésticos.
A interação com os seguidores é outra parte importante para construir sua presença nas redes. Responda perguntas e comentários, isso vai ajudar a estabelecer uma relação de identificação e confiança com seus seguidores.
Acompanhe as métricas
Todas as iniciativas mencionadas até aqui pouco têm valor se seus resultados não forem monitorados e analisados.
Acompanhe as métricas de seus e-mails (como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão), dos seus anúncios (custo por clique, custo por mil impressões, retorno sobre investimento), das redes sociais (alcance, engajamento, tráfego) para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
Esse acompanhamento vai ajudar a entender o que está funcionando, e o que precisa ser ajustado para otimizar suas campanhas de marketing e, assim, obter melhores resultados.
Participe de eventos e feiras
A participação dos colaboradores da sua empresa em eventos relacionados à energia solar pode ser uma ótima maneira de nutrir leads e estabelecer relacionamentos com potenciais clientes.
Esse tipo de ocasião favorece a realização do networking com outros profissionais e consumidores interessados em iniciativas de energia sustentável. Isso pode ajudar a expandir o alcance da sua empresa e a atrair novos leads.
Se possível, faça demonstrações de produtos e ofereça conteúdo valioso sobre energia solar por meio de palestras, painéis ou outras apresentações no evento.
Esse é um dos principais caminhos para estabelecer a sua empresa como uma fonte confiável de informações e atrair novos leads interessados em aprender mais sobre o assunto.
Aproveite também para distribuir materiais promocionais (folhetos, cartões de visita e brindes) para os participantes do evento. Isso servirá para que o público se lembre da sua empresa e entre em contato no futuro.
E, claro, lembre-se de pegar as informações de contato das pessoas interessadas em se conectar com a sua empresa após o evento.
Viu só como fazer um fluxo de nutrição de leads é mais simples do que parece? Você certamente já explorou uma ou mais estratégias mencionadas aqui em algum momento da sua empresa. Compartilhe conosco sua experiência nos comentários abaixo!
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.