Se tratando de serviços relacionados à energia solar, conhecer os perfis de consumo dos clientes é algo fundamental para realizar um trabalho adequado e assertivo. É a partir desse conhecimento que é realizado o dimensionamento para atender a demanda de energia do imóvel em questão.

Aliada a isso está a importância da personalização no atendimento prestado. Hoje, mais do que nunca, os consumidores estão priorizando empresas que ofereçam, mais do que apenas produtos ou serviços de qualidade, verdadeiras experiências de compra.

Ao compreender os perfis de consumo dos clientes de energia solar, é muito mais fácil adaptar a abordagem, tanto para realizar um atendimento personalizado em cada etapa do processo comercial, quanto para oferecer uma solução final adequada às necessidades do cliente.

No artigo a seguir vamos ver com detalhes quais são os principais tipos de clientes de energia solar no Brasil atualmente, e os perfis de consumo que estão emergindo nessa nova era de consumo. Confira! 

Os pefis de consumo que mais se beneficiam da energia solar

Quando falamos em perfis de consumo, nos referimos aos consumidores que mais podem se beneficiar dos serviços e soluções em energia solar. São eles:

1. Indústrias

Fábricas e indústrias são negócios que geralmente possuem gastos elevados para manter suas operações, o que inclui gestão, remuneração de funcionários, limpeza, segurança e também o abastecimento de energia elétrica. 

A indústria é um dos principais perfis de consumo do mercado de energia solar atualmente, visando economia e sustentabilidade
A indústria é um dos principais perfis de consumo do mercado de energia solar atualmente, visando economia e sustentabilidade

Nesse contexto, a possibilidade de optar por fontes alternativas de energia é uma excelente oportunidade para cortar gastos e assumir uma postura mais sustentável em relação ao meio ambiente.

O uso da energia solar nas indústrias brasileiras tem se destacado como uma alternativa cada vez mais viável para esse setor. O Brasil, com seu vasto território e abundante incidência de luz solar ao longo do ano, apresenta um potencial enorme para a geração de energia solar.

Desse modo, a adoção de sistemas de energia solar por parte das indústrias e fábricas representa uma escolha inteligente tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.

As instalações industriais podem se beneficiar de diferentes tipos de sistemas de energia solar, incluindo painéis fotovoltaicos montados em telhados, estruturas terrestres ou até mesmo flutuantes em reservatórios de água. A escolha do sistema depende das necessidades específicas de cada indústria, do espaço disponível e da capacidade de investimento.

Apesar de envolver um custo inicial elevado, o investimento em energia solar traz benefícios a longo prazo, já que a durabilidade dos equipamentos é em torno de 25 anos.

Além de economizar e colaborar com o meio ambiente, indústrias que apostam nesse tipo de tecnologia têm mais chances de ter um diferencial competitivo em relação à concorrência, podendo se destacar mediante futuros investidores e no mercado financeiro.

2. Comércio

Assim como as indústrias, as instalações comerciais também podem tirar grande proveito do investimento em energia solar. Isso se deve principalmente às tarifas cobradas pelas distribuidoras de energia elétrica, que estão cada vez mais altas.

O aproveitamento da energia solar no setor comercial brasileiro tem ganhado crescente importância, refletindo uma tendência global rumo à sustentabilidade e eficiência energética.

A energia solar se destaca como uma solução econômica para esse setor devido à sua capacidade de gerar eletricidade de forma sustentável e reduzir a dependência das fontes tradicionais de energia, que frequentemente sofrem flutuações de preços e disponibilidade.

Empresas de diferentes tamanhos e segmentos do comércio vêm reconhecendo os benefícios da energia solar como uma alternativa econômica e ambientalmente responsável para suprir suas necessidades energéticas.

Uma das principais vantagens é a redução significativa dos custos operacionais, uma vez que a energia solar permite que os estabelecimentos comerciais gerem eletricidade a partir de uma fonte abundante e gratuita: o sol. Isso se traduz em economias substanciais nas contas de eletricidade ao longo do tempo.

A transição para fontes de energia limpa também representa um importante diferencial competitivo, pois muitos consumidores estão cada vez mais conscientes e preocupados com as práticas ambientais das empresas que escolhem apoiar.

Os sistemas de energia solar são projetados para atender às necessidades específicas de cada negócio, seja ele uma pequena loja, um supermercado, um shopping center ou uma grande rede de varejo. 

Os painéis podem ser instalados em telhados, estacionamentos cobertos ou terrenos adjacentes, dependendo das condições e requisitos do local. Dessa maneira, a economia obtida poderá ser utilizada em outros setores do negócio que precisam de maior investimento.

3. Propriedades rurais

Outro tipo de cliente que precisa arcar com altos gastos com energia elétrica são os proprietários rurais.

Veja como a energia solar contribui para o setor rural
Veja como a energia solar contribui para o setor rural

O setor rural é o maior consumidor de água do Brasil, e possui gastos altíssimos com a produção agrícola e água para irrigação e abastecimento de alimentos. Sendo assim, também pode se beneficiar amplamente da escolha por fontes mais sustentáveis e econômicas de geração de energia.

Além disso, as propriedades rurais frequentemente enfrentam desafios relacionados ao fornecimento de eletricidade confiável. Falhas na distribuição podem resultar em prejuízos consideráveis. 

É por isso que um dos principais benefícios da energia solar nesse cenário é justamente a independência energética. Os sistemas fotovoltaicos permitem que os agricultores produzam sua própria eletricidade, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional e a exposição a interrupções no fornecimento de energia. 

O governo brasileiro tem buscado incentivar a adoção da energia solar em propriedades rurais através da oferta de incentivos fiscais, linhas de financiamento e programas de subsídios para projetos de energia renovável. Essas iniciativas ajudam a tornar o investimento em energia solar mais acessível e atraente para os agricultores e proprietários rurais.

A vastidão do território brasileiro e a abundante exposição ao sol ao longo do ano fazem do nosso país um local ideal para a implantação de sistemas de energia solar em áreas rurais.

A instalação pode ser realizada em telhados de galpões, celeiros, estufas ou em estruturas no campo, e a energia pode ser aproveitada e utilizada em irrigações com o bombeamento de água, fonte de energia para cercas elétricas e também refrigeração. 

4. Residências

Apesar do elevado custo envolvido na sua instalação, a energia solar também é bastante recomendada para casas e apartamentos. O principal destaque desse investimento está na redução da conta de luz, que pode chegar até 95%. 

Com um sistema solar eficiente, os proprietários podem produzir grande parte ou até mesmo toda a eletricidade de que precisam, eliminando ou reduzindo significativamente os custos mensais de energia. Assim, os recursos financeiros podem ser direcionados para outras necessidades ou investimentos na própria casa, como reformas, ampliações ou manutenções.

Além disso, é uma instalação rápida, com funcionamento silencioso e sustentável, que contribui para valorizar o imóvel. Por essas razões, a procura por soluções de energia solar para residências tem se tornado cada vez mais maior.

A tecnologia de armazenamento de energia também está evoluindo rapidamente, permitindo que os proprietários armazenem eletricidade excedente para uso durante a noite ou em dias nublados. Esse tipo de tecnologia aumenta a confiabilidade do sistema solar e reduz ainda mais a dependência da rede elétrica.

Outro perfil que se destaca é o residencial, cresce cada vez mais a procura de famílias por sistemas de energia solar
Outro perfil que se destaca é o residencial, cresce cada vez mais a procura de famílias por sistemas de energia solar

O investimento inicial necessário para a instalação dos painéis solares é compensado pelas economias de energia ao longo do tempo. Em muitos casos, os sistemas solares residenciais têm uma vida útil de várias décadas, tornando-se um investimento de longo prazo com um retorno financeiro consistente.

5. Transportes

Mais recentemente, outro tipo de cliente que vem aproveitando cada vez mais a oportunidade de se beneficiar da energia solar é o setor de transportes. Essa forma de aplicação representa uma revolução em direção a um sistema de mobilidade mais limpo e sustentável. 

Os meios de transportes causam bastante poluição em todo o planeta, devido ao uso de fontes não renováveis de energia. Quando aplicada a carros, ônibus, trens ou até mesmo embarcações, a energia solar tem o potencial de reduzir drasticamente a dependência de combustíveis fósseis e diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

Uma das principais formas de aplicação da energia solar em transportes são os veículos elétricos com painéis solares incorporados em sua carroceria, que captam a luz solar e transformam-na em energia elétrica para recarregar as baterias dos veículos.

Essa tecnologia tem sido testada e já está sendo implementada em alguns países.  Entretanto, esses veículos são inacessíveis para a maioria da população por causa do alto custo. Como esse setor conta com diversas pesquisas nesse sentido, a tendência é que se torne mais eficiente e acessível com o tempo.

Além dos veículos individuais, o transporte público também pode se beneficiar da energia solar. Ônibus movidos a energia solar estão sendo desenvolvidos e implantados em várias partes do mundo, oferecendo uma alternativa mais limpa e econômica aos tradicionais ônibus a diesel.

Aplicada aos transportes ferroviários, essa tecnologia viabiliza que trens elétricos sejam movidos por sistemas de captação de energia solar instalados ao longo das vias.

As embarcações movidas a energia solar também estão ganhando popularidade, especialmente em atividades como navegação de lazer e barcos de turismo – nesse contexto, a energia solar serve para alimentar motores elétricos, iluminação e sistemas de entretenimento.

Os caminhões que transportam mercadorias e alimentos também estão sendo adaptados para aproveitar a luz do sol.

Confira o ônibus desenvolvido no Brasil que é movido a energia solar. Fonte: https://thegreenestpost.com/brasileiros-criam-onibus-solar-que-ja-rodou-mais-de-100-mil-quilometros-sem-uma-gota-de-combustivel/
Confira o ônibus desenvolvido no Brasil que é movido a energia solar. Fonte: https://thegreenestpost.com/brasileiros-criam-onibus-solar-que-ja-rodou-mais-de-100-mil-quilometros-sem-uma-gota-de-combustivel/

O sistema funciona como nos carros elétricos, com a energia sendo coletada e guardada para ser utilizada durante o percurso do veículo. Isso possibilita a economia de bateria e combustível, ocasionando em viagens mais sustentáveis.

Esses são alguns dos principais usos de energia solar em diferentes setores de consumo. Cada um deles possui suas próprias características e ocupa um espaço relevante na cadeia econômica do nosso país, mas todos têm entre si algo em comum: a busca por soluções mais rentáveis e sustentáveis para o meio ambiente.

Agora que já compreendemos os setores que mais se beneficiam do uso de energia solar, confira a seguir algumas especificidades para entender os perfis de consumo de diferentes clientes.

Perfis de consumo predominantes no Brasil

A forma como os brasileiros consomem produtos e serviços hoje em dia é totalmente diferente de como isso era feito a anos atrás. Essa diferença ficou clara em um estudo realizado em 2019 pela Nielsen, intitulado Estilos de Vida

A Nielsen é uma empresa global, líder em percepções, dados e análises de audiência. Seu estudo mostrou que, atualmente, a população está mais conectada (64% dos entrevistados tem um smartphone), mais prática (64% escolhe as marcas pelo baixo preço) e mais sustentável – 42,4% estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente.

Informações como essas ajudam a entender melhor o comportamento do consumidor e o que ele procura. As descobertas obtidas através desse estudo levaram a Nielsen a criar 5 novos perfis para o consumidor brasileiro. Confira a seguir quais são e como eles se comportam.

Consciente pragmático

O perfil chamado de “consciente pragmático” pela Nielsen é predominante em indivíduos com mais de 46 anos de idade, das classes C2, D e E, e está equilibradamente dividido entre homens (55%) e mulheres (45%). 

Dentre os perfis de consumo esse também é reconhecido como o “sabe tudo”, aquele tipo de consumidor que segue fielmente seus hábitos e preferências. Geralmente é ele o chefe do lar – sendo assim, busca uma vida estável e se preocupa com o aumento do custo de vida.

Confira as características dos perfis de consumo que apresentamos para você
Confira as características dos perfis de consumo que apresentamos para você

Os meios de comunicação mais utilizados por esse perfil são a TV aberta e o rádio, mas ele é bem desconfiado e acredita que a maioria das propagandas são mentirosas.

Como tem um comportamento mais prático e tradicional, costuma realizar compras em lojas convencionais e opta sempre pelos mesmos produtos e marcas, mesmo que não estejam na promoção. 

Equilibrista

O “equilibrista” ou “negociante” é um perfil um pouco mais flexível e estrategista, já que busca fazer escolhas inteligentes para conseguir consumir tudo o que deseja. É um perfil predominantemente feminino (67%), pertencente às classes C1 e C2 e mais jovem (26 a 45 anos).

A consumidora que corresponde a esse perfil é responsável pelas compras da casa, e, como está mais suscetível a ser impactada pelas crises econômicas, preocupa-se bastante com o aumento do custo de vida e com a educação. Seu principal objetivo de vida é a realização profissional.

Mesmo que o orçamento esteja apertado, é um perfil que gosta de sair com os amigos e socializar. Se diverte assistindo TV e gosta de interagir nas redes sociais. Propagandas de rua e na internet costumam chamar sua atenção, mas, antes de comprar, gosta de consultar com atenção diferentes folhetos e catálogos. Não costuma fazer compras online. 

Esse perfil não pensa duas vezes antes de mudar de loja para aproveitar uma boa promoção, e costuma comprar mais que o previsto, parcelando compras no cartão de crédito.

Consciente sonhador

Esse perfil busca um estilo de vida mais tranquilo, visando cuidar de si e do mundo. É predominante feminino (72%) e se faz mais presente nas classes C2, D e E. Também é responsável pelas compras de casa, mas está menos suscetível a sentir os efeitos da crise. 

Se preocupa com o custo de vida e a economia, mas principalmente com o meio ambiente – pode ser, portanto, um excelente perfil a ser explorado por empresas de energia solar. 

Veja como identificar e abordar cada um dos perfis de consumo para ter mais secesso em suas investidas
Veja como identificar e abordar cada um dos perfis de consumo para ter mais secesso em suas investidas

Consumidoras desse perfil optam por reduzir o consumo do que faz mal, compram produtos orgânicos e fazem exercícios físicos. Consomem 20% a menos que os demais perfis e pagam as compras em dinheiro 90% das vezes. Além de mudarem seus hábitos de consumo por causa do meio ambiente, estão dispostas a pagar mais caro por marcas sustentáveis.

Conectado

Esse é o perfil que passa a maior parte do seu tempo na internet, utilizando esse recurso para se divertir, se comunicar e consumir. É o mais jovem dos perfis: a maioria dos entrevistados possui até 25 anos de idade. Além disso, esse perfil está inserido nas classes B2 e C1, sem predominância de gênero. 

Apesar de estar sempre online e conectado, não deixa de sair e marcar presença em eventos culturais e festas com os amigos. É um perfil que gosta de imaginar o futuro, mas sem perder as oportunidades do presente. Pensa muito no coletivo – por isso, questões ambientais estão entre suas maiores preocupações.

Como é de se imaginar, faz uso do smartphone para tudo. Seis em cada dez entrevistados que correspondem a esse perfil fazem compras online todo mês. Como acompanha os principais meios de comunicação, as propagandas não têm tanta relevância em suas escolhas de consumo.

Outro aspecto importante desse perfil é que ele valoriza ações que criem experiência e exclusividade com o produto/marca. Alguns exemplos disso são a oferta de amostras grátis, cupons e descontos exclusivos.

Aspiracional

Para finalizar, o último perfil de consumo traçado pela Nielsen busca aliar seu bem-estar individual ao coletivo. Se encontra predominantemente nas classes A, B1 e B2, com idade entre 26 e 45 anos, e maioria feminina (64%). 

Use os dasdos que aqui trouxemos para obter resultados mais positivos em suas ofertas de produtos e serviços de energia solar
Use os dasdos que aqui trouxemos para obter resultados mais positivos em suas ofertas de produtos e serviços de energia solar

As maiores preocupações dessas consumidoras são questões relacionadas ao meio ambiente, educação, corrupção e preconceito. Um dos seus principais objetivos de vida é contribuir positivamente para a sociedade, sem abrir mão de uma boa carreira profissional. Isso explica porque esse perfil busca cuidar de si e do mundo a sua volta.

São consumidoras que estão mudando seus hábitos em busca de um estilo de vida mais saudável e que proteja o meio ambiente.

É um perfil que consome muita informação, o que faz dele bastante exigente: 33% compara preços no celular enquanto está fazendo compras; 70% vê produtos e preços na internet antes de ir à loja; 72% gosta de comprar e experimentar novos produtos e 67% está disposto a pagar mais por marcas que demonstram compromisso com o meio ambiente. 

Esses são os 5 perfis de consumo traçados pela Nielsen. Debruçar-se sobre eles pode ajudar sua empresa de energia solar a identificar o tipo de consumidor que mais faz sentido atingir, e pensar em estratégias de marketing que possam chamar sua atenção. 

Compreender os perfis de consumo dos clientes de energia solar é algo fundamental para garantir que sua empresa possa oferecer soluções personalizadas e eficazes ao seu público-alvo. 

Ao entender as necessidades e perfis de consumo de seus potenciais clientes, você terá a oportunidade de criar ofertas que atendam às demandas específicas de cada caso. Isso não apenas aumenta a identificação do cliente com a marca, como também faz com que ela se torne uma escolha mais atraente e adequada para o público-alvo.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares