Mitigar o impacto da temperatura na eficiência do painel solar é vital para a produção de energia ideal, especialmente em regiões com altas temperaturas. Várias estratégias podem minimizar esses efeitos e garantir que os painéis fotovoltaicos continuem com bom desempenho.
A instalação e o espaçamento adequados são essenciais para promover a circulação de ar ao redor dos painéis fotovoltaicos. Assim, a criação de um espaço entre a superfície traseira do painel e a estrutura de montagem permite a convecção natural, facilitando a dissipação de calor e a regulação da temperatura.
Selecionar painéis fotovoltaicos com um coeficiente de baixa temperatura é outra abordagem eficaz para mitigar os efeitos da temperatura. Painéis com coeficientes mais baixos experimentam uma redução menor na eficiência à medida que a temperatura aumenta, tornando-os mais adequados para ambientes quentes.
E a estratégia mais adotada são os sistemas de resfriamento, que permitem um maior controle da temperatura nos painéis solares. O que garante eficiência na produção mesmo com variações na temperatura externa.
Explorando sistemas de resfriamento e sua eficácia no painel solar
Para gerenciar a temperatura dos painéis solares, vários sistemas de resfriamento podem ser instalados:
Resfriamento baseado em ventilador
A utilização de ventiladores para resfriamento do painel solar pode reduzir significativamente a temperatura, levando a um aumento substancial na produção geral do sistema. Ao integrar um microcontrolador com sensores de temperatura, os ventiladores do painel solar podem ser controlados para operar somente quando necessário.
Resfriamento de painel solar à base de água
O resfriamento à base de água é um método amplamente adotado para resfriar painéis solares. Essa técnica envolve a pulverização de água pura e fria na superfície do painel, facilitando o processo de resfriamento. Uma vantagem adicional do resfriamento à base de água é que ele também ajuda na limpeza dos painéis.
Resfriamento com Nitrogênio Líquido
O nitrogênio líquido, conhecido por suas excelentes propriedades de resfriamento, pode ser empregado como um refrigerante eficaz para painéis solares. Com um ponto de ebulição de -196°C, o nitrogênio líquido captura e circula com eficiência o calor gerado pelos painéis, resultando em resfriamento.
Resfriamento de painel solar assistido por turbina eólica
Ao posicionar estrategicamente as turbinas eólicas rotativas acima dos painéis solares, o ar frio pode circular em torno dos módulos, semelhante ao efeito obtido pelos ventiladores. Este sistema híbrido eólico-solar oferece uma vantagem complementar, pois a intensidade do vento e da luz solar geralmente varia inversamente.
Fonte: Soleeva
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.