O atendimento ao cliente tem grande influência nas vendas de energia solar, seja em lojas físicas ou naquelas que atuam de maneira online. Acontece que no ambiente digital há alguns desafios e barreiras que precisam ser enfrentados para converter visitantes e seguidores em clientes, e o atendimento via chat pode ser uma excelente solução para isso.
Os chats são ferramentas que podem promover muitos resultados positivos para os setores de atendimento e de vendas da sua empresa de energia solar. Atualmente, há diversas tecnologias disponíveis que ajudam a aproveitar ao máximo todos os recursos oferecidos por eles.
Confira a seguir como funciona o atendimento via chat, as vantagens de investir nessa ferramenta e algumas dicas importantes para alavancar as vendas de energia solar por meio dela. Boa leitura!
O que é atendimento via chat e como funciona em vendas de energia solar?
O atendimento via chat possibilita que sua empresa converse com o visitante do seu site ou loja virtual por meio de mensagens de texto, melhorando a experiência do cliente e otimizando o suporte oferecido.
Como é uma ferramenta rápida e intuitiva, o chat também pode ser explorado como um canal de vendas para melhorar seus resultados.
Essa é ótima forma de tirar dúvidas de potenciais compradores, prospectar novos clientes e auxiliar em relação a possíveis dificuldades com o uso e manutenção do produto ou serviço adquirido..
Há duas modalidades de chat utilizadas pelas empresas atualmente: o chatbot e o chat em tempo real. Neste artigo, vamos tratar especificamente da segunda opção, mas se quiser saber mais sobre o chatbot, clique aqui e conheça os benefícios que ele oferece para o integrador de energia solar.
O chat ao vivo, como o próprio nome já sugere, consiste em um atendimento realizado por um profissional que fica do outro lado da tela. Esse atendente oferece, em tempo real e de maneira personalizada, o suporte que o cliente procura.
Como é de se imaginar, é uma modalidade que demanda maior disponibilidade da equipe e eficiência para dar conta da procura dos clientes. Ao oferecer a opção de suporte via chat em tempo real, é fundamental garantir que o retorno ao público seja natural e instantâneo.
Confira a seguir os benefícios que esse tipo de chat pode oferecer para a sua empresa de energia solar.
Por que investir em atendimento via chat em tempo real em vendas de energia solar?
O chat online é o canal de comunicação preferido dos usuários. Tentar entrar em contato com uma empresa e ser recebido por um chatbot pode ser frustrante para alguns clientes, especialmente aqueles que procuram uma solução imediata para seus problemas ou dúvidas.
Levando isso em consideração, investir nessa ferramenta pode ser uma excelente iniciativa para a sua empresa. Com ele, é possível alavancar as vendas de energia solar e, consequentemente, o faturamento da sua empresa.
Dá só uma olhada nos seus principais pontos positivos:
Atendimento mais humanizado
O chat em tempo real é a melhor alternativa para empresas que desejam investir em um atendimento mais humanizado. É uma iniciativa que mostra os valores e prioridades da empresa, como a satisfação do cliente.
Do ponto de vista do usuário, nada substitui o contato humano, que passa mais segurança e confiança na atuação da empresa. Essa é uma maneira de prestar assistência com rapidez e seriedade, sem deixar de lado a sociabilização.
A humanização no suporte deve ser uma prioridade na sua empresa de energia solar porque é uma forma de fidelizar clientes.
Ao se sentirem bem atendidos, eles provavelmente se sentirão mais inclinados a realizar novas compras, contratar novos serviços e recomendar sua empresa para outras pessoas interessadas em soluções de energia solar.
Otimização do tempo
Há algum tempo, a principal forma de prestar atendimento e suporte ao cliente era pelo telefone. Dessa forma, cada atendente só podia dar assistência a uma única pessoa por vez.
Com isso, além de não conseguir dar a devida atenção para cada pessoa na linha, a empresa acabava gerando frustração nos clientes que tinham dificuldade para entrar em contato devido à linha ocupada.
O tempo de espera e a atenção insuficiente prestada em cada atendimento são aspectos que interferem diretamente na percepção que o consumidor cria sobre uma empresa.
Isso pode prejudicar a imagem do negócio e gerar uma repercussão negativa a respeito da qualidade do serviço prestado.
Ao adotar o atendimento por chat, um único colaborador pode atender vários clientes ao mesmo tempo, sem que isso comprometa o tempo de resposta. Assim, você otimiza o tempo dos seus atendentes e aumenta a satisfação do público que entra em contato com sua empresa.
Ampliação dos canais de atendimento em vendas de energia solar
As redes sociais são, atualmente, os principais canais de atendimento através dos quais os consumidores entram em contato com as marcas.
Certifique-se de marcar presença nos sites, aplicativos e redes sociais preferidos da sua audiência. Ignorá-los ou negligenciá-los pode te levar a perder boas oportunidades de venda.
Quanto mais opções forem disponibilizadas para que os clientes entrem em contato, mais você consegue reduzir a distância entre o público e sua marca.
Ao investir em um chat, você pode contar com a integração através de softwares de atendimento, o que facilita ainda mais o trabalho dos atendentes e melhora a percepção do público a seu respeito.
Redução de custos
Como permite que cada atendente preste assistência a mais de um cliente simultaneamente, o chat online também ajuda a reduzir custos com pessoal e a necessidade de investimento em outras ferramentas.
Esses gastos envolvem processo seletivo, contratação, treinamentos, salários e benefícios. Investir em um chat em tempo real e em atendentes capacitados para operá-lo é uma excelente maneira de reduzir os custos da empresa.
Melhora na comunicação interna
Os benefícios que o chat em tempo real oferece no quesito comunicação não se limitam apenas à relação entre cliente e empresa.
Essa ferramenta também ajuda a otimizar a comunicação interna, já que permite o compartilhamento de informações, transferência de chamados, inclusão de outras pessoas na conversa, entre muitos outros recursos práticos e interessantes.
Essa interatividade é ótima pois possibilita que os colaboradores troquem experiências e, juntos, adquiram ainda mais conhecimento em relação a como podem melhorar sempre mais o atendimento oferecido aos seus usuários.
Geração de dados
O atendimento por chat também contribui na identificação e coleta a respeito de diversos dados estratégicos. Ao disponibilizar um chat no site da sua empresa, você pode observar o momento exato que o cliente decidiu procurar ajuda, por exemplo.
Assim, você pode compreender o comportamento dos visitantes e identificar melhorias e adaptações que precisam ser feitas no site.
Além disso, informações como essas são valiosas porque também podem ajudar seu time de marketing a desenvolver estratégias voltadas para as análises realizadas a partir delas, garantindo assim melhores resultados e conversões.
Agora que você já está ciente das muitas vantagens que sua empresa pode obter com o investimento em um chat em tempo real, confira a seguir como usá-la a seu favor para alavancar as vendas de energia solar.
Como alavancar as vendas com o chat em tempo real?
Reunimos algumas dicas para que você possa usar o chat em tempo real para criar uma experiência de compra mais envolvente e personalizada para seus clientes, e, assim, melhorar as vendas. Confira:
Invista em treinamento
Garantir a capacitação dos profissionais que vão trabalhar com o chat em tempo real é fundamental para se certificar que os resultados desejados serão alcançados.
É importante que eles conheçam a fundo todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa, entendam cada uma das personas e o que elas buscam, estejam por dentro das ferramentas do chat, como funcionam os mecanismos de venda e quais as formas de pagamento, e assim por diante.
Intercale o chat em tempo real com o chatbot
Montar um esquema de cobertura entre o chat em tempo real e um chatbot e alternar essas ferramentas é uma ótima forma de manter o atendimento em seu site funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, e garantir que nenhum cliente ficará sem retorno ao tentar entrar em contato com sua empresa.
No horário comercial e nos horários de pico de acesso no site você pode manter os atendentes respondendo em tempo real, e durante os finais de semana e à noite deixar o chatbot trabalhando. Lembre-se de programá-lo adequadamente, segundo a comunicação adotada pela empresa.
Use ferramentas auxiliares
Para oferecer o melhor atendimento possível, seus atendentes precisam ter acesso ao máximo de informações à sua disposição. Levando isso em conta, é interessante contar com tecnologias complementares, como uma ferramenta de CRM, por exemplo, para concentrar todos os dados sobre os clientes e suas interações com a empresa.
Personalize a experiência do cliente
Tente personalizar a experiência do cliente o máximo possível. Isso pode incluir o uso do nome do cliente durante a conversa, fornecendo sugestões personalizadas com base em suas preferências de compra ou oferecendo suporte pós-venda personalizado.
A possibilidade de personalização tem tudo a ver com o uso de tecnologias complementares como o CRM, que foi sugerido acima.
Seja proativo
Em vez de esperar que os clientes entrem em contato, ofereça ajuda ao receber visitas em seu site. Isso pode ser feito por meio de uma janela pop-up que oferece assistência em tempo real ou por meio de um convite para iniciar um chat.
Dessa forma, você se disponibiliza para ajudar seu cliente a encontrar o que procura, além de antecipar suas necessidades e o surpreender positivamente.
O ideal é que a ação que você deseja realizar ou obter seja muito bem definida, assim como o “gatilho” do convite. Dessa forma, a proatividade de seus atendentes via chat será recompensada.
Explore recursos multimídia
O chat em tempo real pode ser uma ótima oportunidade para compartilhar imagens, vídeos e outros recursos multimídia com os clientes. Isso pode ajudá-los a entender melhor seus produtos ou serviços e a tomar uma decisão de compra mais informada.
É também uma forma de gerar mais proximidade por meio de um bate-papo leve e descontraído.
Ofereça promoções especiais
Esse recurso também pode ser usado para oferecer promoções especiais ou descontos exclusivos aos clientes. Isso pode incentivar os clientes a finalizar uma compra que estavam considerando ou a comprar mais produtos ou serviços.
Essa é uma boa estratégia para alavancar vendas e até mesmo aumentar o ticket médio da empresa.
Viu só como alavancar as vendas usando o chat em tempo real não é tão difícil assim? Com as estratégias e abordagens adequadas, essa ferramenta tem tudo para ser uma importante aliada das equipes que mantêm contato direto com o consumidor.
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Conte sempre conosco para descobrir os recursos necessários para garantir o crescimento da sua empresa.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.