Uma usina solar, também chamada de complexo solar ou parque solar, é uma grande central geradora elétrica que utiliza milhares de placas fotovoltaicas ou outras tecnologias para, de forma direta ou indireta, transformar a luz do sol em eletricidade e enviá-la aos centros urbanos por meio de linhas de transmissão.
Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil possui cerca de 670 UCs (unidades consumidoras) com geração própria de energia a partir da fonte solar.
Não há dúvidas, são milhares de usinas espalhadas pelo Brasil gerando economia e sustentabilidade. E quando o assunto é potência nominal, você sabe quais são as 3 maiores usinas fotovoltaicas do Brasil? Se ainda não sabe, confira!
1º lugar: Conjunto Solar São Gonçalo
Localizada na região semiárida do Brasil, no estado do Piauí, a central solar de São Gonçalo (SGL) é um parque recorde com mais de 2.2 milhões de painéis solares. É o maior parque solar da América do Sul atualmente em construção.
A construção da primeira seção de 475MW de São Gonçalo começou em outubro de 2018 e foi conectada à rede em janeiro de 2020.
A instalação ocupa na sua totalidade uma área de cerca 12,000,000 m², o equivalente a aproximadamente 1,500 estádios de futebol.
2º lugar: Complexo Solar Pirapora
Com investimento da ordem de R$ 2 bilhões, o Complexo Solar Pirapora, situado no Norte de Minas Gerais, foi instalado pela espanhola Solatio Energia.
Ao total, a planta possui 329 MW e ocupa uma área de 800 hectares, o que corresponde a um terreno no tamanho de 1.500 campos de futebol. O projeto fica no meio de uma planície 350 km ao norte de Belo Horizonte (MG), no centro de uma vegetação esparsa.
3º lugar: Conjunto Sol do Sertão
O complexo fotovoltaico Sol do Sertão, localizado na cidade de Oliveira dos Brejinhos (BA), possui 285,76 MW.
Durante a construção da usina, que conta com uma área de 700 hectares, foram criadas aproximadamente 1,5 mil oportunidades de emprego direto para os habitantes do município.
A planta da Essentia Energia, do grupo Pátria Investimentos, foi conectada à rede elétrica nacional e entrou em operação em 19 de julho de 2021.
Guilherme Peters Junior
Especialista de marketing pela Solfácil, atuando em frentes de SEO, geração de conteúdo e inbound marketing. Trabalha no setor de energia solar desde 2018, na qual é apaixonado.